PARTILHAR

Quais são as cores neutras?

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 19 maio 2020
Quais são as cores neutras?

A extensa gama de cores contém uma série de categorias, desde as primárias até as secundárias, passando pelas terciárias. As primeiras são fundamentais para que as demais existam, uma vez que funcionam como tons básicos para outras elaborações. Dessa forma, cores secundárias resultam da soma entre partes iguais de cores primárias, enquanto cores terciárias se dão quando combinamos uma cor primária e uma secundária. E apesar da enorme variedade de cores inseridas nessas três categorias, também existem outros tipos, caso dos tons neutros. O que são, afinal? Como as cores neutras podem ser classificadas? Se você deseja saber quais são as cores neutras e se aprofundar nos aspectos que as caracterizam, bem como nas melhores maneiras de combiná-las, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Quais são as cores terciárias?

O que são cores neutras

As cores neutras possuem algumas particularidades que as diferem do restante do círculo cromático. Por definição, são consideradas cores neutras aquelas que possuem intensidade e saturação baixas. Elas também somam as mesmas quantidades das três cores primárias mais comuns, ou seja, o vermelho, o amarelo e o azul.

Outra característica das cores neutras é que a luz projetada por elas carece de croma, isto é, elas não possuem um único tom de destaque. A escala de cores neutras varia do branco ao preto, tons considerados os mais representativos da categoria.

Sendo assim, o branco é o resultado da soma de todas as cores, enquanto o preto é o contrário: a ausência absoluta de cor. Outra característica importante que você não deve esquecer sobre as cores neutras, principalmente para combiná-las e decorar ambientes, é que elas são consideradas indutoras de reflexão, ou seja, promovem baixa energia em espaços pintados com elas. É por isso que elas costumam ajudar a melhorar a concentração humana.

Para ampliar mais seus conhecimentos sobre cores, recomendamos que você consulte os outros artigos do umCOMO sobre:

Quais são as cores neutras?

A paleta de cores neutras engloba diferentes pigmentos. Na verdade, entram na classificação todos os tons de cinza que estão localizados entre o branco e o preto, e as diferenças entre eles são feitas levando em conta a intensidade de luz que carregam. As cores neutras podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Branco: é a cor neutra mais luminosa. Promove sensações de frescor e amplitude em locais nos quais é predominante. Além disso, é bem fácil de combinar com cores naturais, outras cores neutras e também com tons mais intensos.
  • Cinza: conserva a luminosidade que o branco traz, mas dando a sensação de um ambiente mais moderno e elegante. Os tons de cinza mais escuros têm a característica de absorver uma grande parte da luz, gerando interiores mais sóbrios, mas nem por isso menos refinados. Eles permitem, ainda, que você crie um alto contraste quando combinados a itens de decoração ou acessórios de cores mais intensas.
  • Preto: é uma cor que promove calma e elegância nas mesmas proporções, sendo capaz de gerar essas sensações nos ambientes nos quais predomina. Para evitar que o preto dê uma sensação de tristeza, o melhor a fazer é combiná-lo a tons suaves de cinza ou ao branco.
  • Bege, marfim e creme: possuem características similares às do branco, mas são levemente mais apagadas e geram um contraste menor nos ambientes.
  • Marrom: é o tom mais quente dentro do grupo de cores neutras. Porém, nem todos os tons de marrom entram nessa categoria: apenas os mais suaves.
Quais são as cores neutras? - Quais são as cores neutras?

Como combinar cores neutras

Depois de saber o que são cores neutras e quais são suas características, é bem provável que você também queira aprender mais sobre outra vantagem desses tons: como combiná-los. Eles são ideais para decoração de interiores, pois podem ser usados sozinhos, misturados a outras cores ou objetos de decoração. Levando em conta que cores neutras combinam com tudo, aqui no umCOMO sugerimos as seguintes dicas para você decorar a sua casa:

  • Preto, branco e cinza: os tons de cinza funcionam perfeitamente como um meio termo no conjunto de cores que abriga o preto e o branco. Por conta disso, eles reduzem o contraste e favorecem a criação de um ambiente moderno, com aparência mais metalizada.
  • Tons de cinza e cores intensas: os tons de cinza também são facilmente combinados com outras cores mais expressivas, já que as ajudam a manter suas características e brilho. Dessa maneira, você vai conseguir decorar qualquer ambiente promovendo esse equilíbrio de cores. Tons de laranja, verde, azul, rosa ou vinho, por exemplo, combinam perfeitamente com o cinza.
  • Preto: quando combinado a tons mais fortes, ou a marrons, cinzas e brancos, o preto é ideal para criar ambientes agradáveis, mas é mais comum usá-lo em móveis do que nas paredes. Ao adicionar o preto em ambientes com paredes em bege, creme ou cinza, você promove serenidade e elegância para o cômodo.

Se você precisar escolher uma cor neutra específica para criar uma decoração elegante, opte pelo preto. Já o cinza é perfeito para substituir o branco (ou outros tons claros) e o preto (ou outros tons mais escuros), funcionando como um coringa quando a intenção é evitar mudanças drásticas na decoração. Já o branco é indicado para suavizar cômodos de decoração pesada, e para promover brilho e luminosidade ao local.

Aqui, veja mais ideias para decorar e combinar cores neutras dentro de casa: como decorar uma sala usando móveis no tom cinza, como decorar um ambiente com estilo minimalista e como decorar a casa de cor branca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as cores neutras?, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quais são as cores neutras?
1 de 2
Quais são as cores neutras?

Voltar ao topo da página ↑