Como desenhar um olho Mangá


Neste artigo vamos explicar-lhe como desenhar um olho de um personagem mangá. Sem dúvida o mais divertido ao desenhar o mangá, é fazer os olhos. Leva tempo para aprender a desenhá-los com facilidade e destreza, mas vale a pena praticar muito. Os olhos são um dos aspectos mais diferentes do mangá e sem dúvida pressupõem um elemento diferenciador do mangá mais clássico.
Passos a seguir:
Os olhos de um personagem Mangá podem ser de muitos tipos segundo o gosto do de quem os desenha. Primeiro desenham-se as linhas onde ficarão os cílios. Os cílios superiores são mais grossos do que os inferiores.

Depois desenha-se a córnea e no centro a pupila. A córnea pode ser redonda ou ovalada. A parte superior é pintada de preto ou de uma cor escura. Aí fica o brilho principal, já que a luz quase sempre vem de cima.

Ao lado pode ser colocado um brilho secundário, mais pequeno que o principal. A parte inferior pinta-se com um efeito gradiente, deixando a parte inferior mais clara ou inclusive branca. Em toda a parte inferior do olho mangá é possível desenhar mais brilhos, reflexos, etc. mas sem fazer com que os olhos da personagem mangá fiquem muito carregados.

Por baixo dos cílios superiores do olho, na parte branca do balão ocular desenha-se uma pequena sombra produzida pela pálpebra superior.

Podemos desenhar a pálpebra superior para que o olho fique mais realista. As sobrancelhas cobrem o olho das personagens do mangá em ambos os lados. Lembre-se de que as sobrancelhas das mulheres são desenhadas mais finas do que as dos homens.

Embaixo das sobrancelhas desenham-se as sombras produzidas pelos orifícios do crânio nos quais estão os olhos (órbitas oculares).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desenhar um olho Mangá, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.
Conselhos
- Quando as bases para desenhar os olhos são aprendidas, você tem liberdade para adicionar e tirar elementos, até para inventar seus próprios tipos de olhos.
- Pode ser boa ideia inventar um personagem e tentar desenhá-lo com diferentes tipos de olhos.