Tipos de azul: fotos e definições
A cor azul é uma das 3 cores primárias e costuma ser associada com a paz e tranquilidade. Além das associações feitas, é também essa a cor do céu e dos mares, fazendo com que diversos tonalidades de azul sejam utilizadas em decorações para passar harmonia e sensação de conexão com a natureza. Apesar de utilizarmos o termo "azul" de forma geral, existem diversos tons de azul que podem ser diferenciados também pelo nome, tornando assim mais fácil de identificarmos a cor que procuramos ou a da qual ouvimos falar, o que pode ser bastante útil caso estejamos procurando tons para a decoração de um ambiente. Neste artigo do umCOMO listamos os tons de azul e seus nomes.
Tipos de azul
Para especificar cada tipo de azul, existe uma nomeação para essas cores, o que geralmente faz referência a algum elemento da natureza onde o tom é encontrado ou então a uma característica que o diferencia dos outros tons de azul. Veja abaixo de tons de azul, nomes e descrição.
- Azul aço: é um dos tons de tons de azul claro com fundo prata. Visto ser o aço uma mistura de alguns metais e consequentemente não ter composição fixa, esse é um tipo de azul que pode ser encontrado em alguns tipos dessa liga metálica.
- Azul água: como é sabido, a água é transparente, entretanto, em alguns locais na natureza o líquido acaba adquirindo diferentes tonalidades. O azul água é um tom de azul que poderia estar no mar, sendo esverdeado e leve, além de encontrado em algumas águas marinhas.
- Azul ardósia: tendo algumas variações em claridade, são as cores azul que têm fundo acinzentado. É possível encontrar o azul ardósia tanto em sua versão clara como na escura.
- Azul bebê: é um dos tipos de tipos de cor azul claro bastante suave e próximo do branco.
- Azul cantão: é o azul da porcelana chinesa feita na cidade de Cantão.
- Azul celeste: como o nome indica, esse é o tom de azul que lembra o do céu claro em um dia de sol. Se você procura um tom azulado que remeta à natureza, será uma ótima opção.
- Azul champanhe: é um azul claro de fundo que lembra a cor de champagne por sua leveza.
- Azul claro: ainda que existam diversas tonalidades claras de azul, o azul claro é particular pois não possui fundos ou misturas específicas.
- Azul ciano: é um azul claro e intenso comumente utilizado em fundos de piscina e em parques aquáticos.
- Azul cobalto: é um dos tons de azul escuro encontrado no mineral homônimo.
- Azul cristal: é um azul forte, apesar de claro, e meio transparente.
- Azul denim: é um azul de forte pigmentação e que é geralmente encontrado em tecidos jeans, como em calças.
- Azul eclesiástico: é um azul profundo e neutro.
- Azul elétrico: é um azul que, como o nome indica, é bastante forte e vibrante.
- Azul furtivo: é umas das cores de azul claras e intensas, dando um equilíbrio em ambientes assim pintados de forma a não ser denso mas também não ser apagado.
- Azul gelo: é o azul que o gelo adquire quando em contato com o mar, como nos polos. A tonalidade é clara e suave, estando em profunda harmonia com a natureza que o cerca.
- Azul granito: é um azul acinzentado e naturalmente encontrado em pedras do tipo granito.
- Azul índigo: é um azul escuro e profundo um pouco aroxeado e que costuma ser associado com a aura de pessoas iluminadas.
- Azul iznik: é um azul utilizado na cerâmica produzida em Iznik (Turquia) muito próximo daqueles que encontramso em azulejos portugueses.
- Azul lápis-lazuli: é o azul da pedra homômina e ornamental. Por ser de origem natural, o lápis-lazuli tem formação complexa, possui pontos cintilantes e cor bastante vibrante, sendo bastante utilizado em joias.
- Azul marinho: é um dos tipos de azul que dispensam apresentação. O tom é bastante escuro e neutro, tornando-o versátil e bastante utilizado.
- Azul médio: é um azul sem grandes particularidades e que se encontra entre o claro e o escuro.
- Azul mediterrâneo: é o tipo de azul encontrado no mar Mediterrâneo.
- Azul meia-noite: é o dos tons de azul escuro que podem ser vistos no céu no ápice da escuridão, aproximando-se do preto.
- Azul metálico: é um azul forte e sutilmente escuro com o fundo prateado, geralmente encontrado em metais que forem tingidos de azul, como aparelhos eletrônicos.
- Azul oceano: é o azul intenso e profundo encontrado na maioria dos oceanos.
- Azul oxford: é uma tonalidade escura com pigmento pálido e neutro, tendo uma mistura com a cor cinza.
- Azul pacífico: é um azul de pigmentação forte, mas claro e agradável.
- Azul pálido: é um azul claro pouco intenso e com muita presença do branco mas não a ponto de se enquadra como uma cor pastel.
- Azul pastel: os tons pastel são aqueles bastante claros e agradáveis aos olhos, com muita presença do branco. O azul pastel costuma ser utilizado na decoração do quarto de bebês recêm-nascidos em razão da leveza.
- Azul petróleo: é um azul com sutil toque de verde e bastante escuro, sendo por vezes confundido com o preto em razão da iluminação.
- Azul peônia: é o azul encontrado nas pétalas da flor de nome homônimo.
- Azul persa: é um azul acinzentado conhecido por ser encontrado na pelagem de gatos persas.
- Azul pervinca: é um azul aroxeado e claro encontrado nas pétalas de flores homônimas.
- Azul prussiano: é um azul escuro, o usado para tingir os uniformes prussianos.
- Azul turquesa: é o azul que pode ser encontrado em pedras do tipo turquesa, sendo uma tonalidade bastante intensa que mistura o ciano com o verde.
- Azul real: é um azul próximo ao azul celeste, porém mais escuro e forte.
- Azul royal: das cores azul, essa é umas das mais conhecidas, sendo bastante viva e vibrante similar às das canetas azuis esferográficas.
- Azul violeta: é um azul escuro saturado de violeta, a cor das flores com esse nome.
Se você procura chegar no tom ideal e não sabe como usar as tintas para chegar ao resultado desejado, veja como misturar cores de tintas.
A seguir, confira fotos e exemplos de cada tipo de azul:
Azul aço
Azul água
Azul ardósia
Azul bebê
Azul cantão
Azul celeste
Azul champanhe
Azul claro
Azul ciano
Azul cobalto
Azul cristal
Azul denim
Azul eclesiástico
Azul elétrico
Azul furtivo
Azul gelo
Azul granito
Azul índigo
Azul iznik
Azul lápis-lazuli
Azul marinho
Azul médio
Azul mediterrâneo
Azul meia-noite
Azul metálico
Azul oceano
Azul oxford
Azul pacífico
Azul pálido
Azul pastel
Azul petróleo
Azul peônia
Imagem: Reprodução/villaggiodasflores.com.br
Azul pervinca
Azul prussiano
Azul turquesa
Azul royal
Azul violeta
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de azul: fotos e definições, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.