Partilhar

Como fazer decoupage

Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer decoupage
Imagem: studiotomasking.blogspot.pt

Decoupage é, por definição, a arte de revestir com gravuras. É uma técnica de decoração fantástica, que permite o ajuste do produto final ao gosto de cada um.

Esta técnica é, portanto, a colagem de "papéis" em objetos. Os papéis podem ser recortes de revista, jornal, fotografias, postais, textos, guardanapos, papel próprio de decoupage, e por aí vai.

As possibilidades de decoração são infinitas! Qualquer imagem de que goste, textos, paisagens, bonecos, podem servir para revestir aquela caixa sem graça que você tem lá em casa.

No final, fica sempre lindíssimo e, o melhor de tudo, é que não é tão complicado quanto parece. Vamos experimentar? Continue lendo esse artigo de umComo.com.br que nós ensinamos-lhe como fazer decoupage.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato
Passos a seguir:
1

Prepare os seus materiais:

Escolha o objeto que você irá decorar. Poderá ser madeira, vidro, plástico, pedra, metal...

Escolha o material que irá usar para a decoupage: poderá ser papel, revista, jornal, fotografias, guardanapos, papel de embrulho e, claro, papel próprio de decoupage.

2

Recorte o papel que escolheu. Você pode usar inteiro ou recortado em pedaços. Pode cortar a direito, com efeitos dados pela tesoura, com tesoura de bicos, rasgando, etc.

3

Teste o seu projeto, coloque os recortes de papel por cima do seu objeto para ver qual a disposição que mais lhe agrada. Depois de terminado, tire uma foto para se ir guiando por ela enquanto trabalha.

4

Limpe muito bem o seu objeto para não ficar nenhuma sujidade ou pó. Se achar necessário, lixe-o com lixa fina ou esponja da loiça.

Poderá também, se quiser, pintar a superfície de uma cor à sua escolha, de forma que os papéis colem melhor e, se alguma parte do objeto não for coberta, fique com uma cor bonita e harmoniosa com a dos papéis.

5

Comece a colar! Com um pincel aplique cola branca ou, se preferir, cola específica para decoupage, no objeto e nos papelinhos que irá colar. Certifique-se que coloca uma camada bem fina de cola.

6

Coloque os papéis no objeto, um a um, e, cuidadosamente, passe o dedo ao longo do mesmo para remover eventuais bolhas de ar. Você pode fazer quantas camadas de papéis quiser!

7

No final de todos os papelinhos colados, passe duas ou três camadas de cola, esperando sempre que camada anterior tenha secado. Isso fará com que o seu objeto fique mais resistente e mais brilhante.

8

Para terminar a sua nova peça de arte, passe várias camadas de verniz ou esmalte selante, tantas quanto quiser. Lixe a peça com lixa fina por cada duas camadas que colocar. Antes de aplicar a camada seguinte, limpe bem e confira se o esmalte já secou.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer decoupage, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer decoupage

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer decoupage
Imagem: studiotomasking.blogspot.pt
Como fazer decoupage

Voltar ao topo da página