Partilhar

Como endurecer crochê

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como endurecer crochê
Fonte: sonholilas.com.br

Se você perder algum tempo pensando nos objetos e elementos que mais caraterizam a casa de seus avós, com certeza o crochê será um deles! Esta forma de artesanato é bem ancestral, no entanto intemporal, pois com ela é possível produzir uma infinita variedade de criações: naperons, flores, peças de roupa, sapatinhos para bebê, tapete de barbante, porta-moedas, capas de almofada, bolsas, etc. A lista aumenta quando você conhece a técnica de endurecer crochê, pois com ela é possível tornar o tecido rígido e usá-lo de outra forma. Se você ficou curioso acerca de como endurecer crochê, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe apresentamos vários métodos!

Também lhe pode interessar: Como fazer luminária de crochê

Com polvilho doce

Endureça sua criação de crochê com polvilho misturando 3 colheres desse ingrediente (na versão doce) em 1 litro de água e 1 colher de vinagre. Mexa bem o mingau e mergulhe a peça de crochê nele. Depois deixe escorrer no molde da forma pretendida e coberta com plástico.

Como endurecer crochê - Com polvilho doce
Fonte: programaartebrasil.com.br

Com amido de milho

Para endurecer sua peça de crochê com amido de milho ou Maizena, simplesmente misture em 1 litro de água 1 colher de sopa desse ingrediente, ou mais caso queira o crochê mais duro. Leve ao lume até conseguir uma consistência de mingau e deixe arrefecer. Depois envolva o crochê nessa altura e deixe secar tomando a forma pretendida.

Como endurecer crochê - Com amido de milho
Fonte: meuscroches0.blogspot.pt

Com água de arroz

Você também pode usar arroz para endurecer suas criações em crochê, neste caso a água do arroz. Comece por cozinhar os grãos em água (pode aproveitar quando estiver cozinhando uma grande quantidade deste alimento) e, quando estiverem cozidos, escorra a água para um recipiente. Espere que arrefeça e coloque-a em um borrifador para, em seguida, borrifar sobre a peça de crochê já no seu devido molde.

Como endurecer crochê - Com água de arroz
Fonte: doceiglu.zip.net

Com termolina

Outro método para endurecer crochê consiste em fabricar uma "resina" com cola, chamada termolina e frequentemente utilizada para impermeabilizar tecidos, decoupage e isopor. Para fabricar termolina, misture 2 medidas de cola branca (própria para artesanato), em 1 medida de água e 1/2 de álcool líquido. Mexa bem até ficar uniforme e sua "resina" para endurecer crochê está pronta a usar.

Como endurecer crochê - Com termolina
Fonte: asreceitasdecroche.blogspot.pt

Tomando forma

Qualquer que seja o método que você escolheu para endurecer o crochê, a etapa para ele tomar forma é a mesma para todos: após colocar a peça na mistura ou pincelar a mistura nela, deixe escorrer a peça bem estendida sobre o molde pretendido, que pode ser qualquer objeto. Para, por exemplo, criar uma cesta de crochê endurecido você pode usar uma cesta ou tigela com a forma pretendida, revesti-la a filme plástico e colocar sobre ela o crochê; deixe secar 1 ou 2 dias. Se quiser um formato cilíndrico, como o da imagem, use uma jarra ou uma lata de tinta. As possibilidades são várias, basta recorrer à criatividade!

Como endurecer crochê - Tomando forma
Fonte: julinda.no.comunidades.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como endurecer crochê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Deixe sempre a peça de crochê secar à sombra, para que não fique amarelada.
  • A peça pode demorar horas ou dias até secar completamente.

Escrever comentário sobre Como endurecer crochê

Como endurecer crochê
Fonte: sonholilas.com.br
Fonte: programaartebrasil.com.br
Fonte: meuscroches0.blogspot.pt
Fonte: doceiglu.zip.net
Fonte: asreceitasdecroche.blogspot.pt
Fonte: julinda.no.comunidades.net
1 de 6
Como endurecer crochê

Voltar ao topo da página