Ensinar a desenhar

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso

De certeza que já ouviu dizer que desenhar uma estrela de 5 pontas é complicado. Mas não é bem assim e, de seguida vamos lhe mostrar que é mais fácil do que imagina. Existem duas formas de desenhar uma estrela: usando um compasso, uma régua e transferidor ou à mão. A régua e o compasso ajudarão você a desenhar a estrela de 5 pontas perfeita, ou qualquer outra estrela que quiser fazer. Quando aprender o método que lhe vamos ensinar, poderá desenhar a quantidade de pontas que quiser: 3, 5 ou 12. Não perca mais tempo e aprenda neste artigo de umComo como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso.

Também lhe pode interessar: Como desenhar uma estrela náutica
Passos a seguir:
1

A melhor forma de começar é com um círculo. O essencial é saber que um círculo tem 360 graus. Poderá desenhar uma estrela dentro do círculo. Isso significa que se quiser desenhar uma estrela de 5 pontas, vai precisar simplesmente de dividir o círculo em 5 partes.

A fórmula é 360 graus : 5 pontas = 72 graus

Divida o círculo em ângulos de 72 graus e obtenha 5 pontos no círculo, exatamente à mesma distância uns dos outros. Para desenhar uma estrela precisa de uma régua, compasso e transferidor. Comece por desenhar uma cruz simples. Faça só as linhas sem marcar muito com um lápis.

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso - Passo 1
2

Decida o diâmetro e desenhe um círculo usando o compasso.

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso - Passo 2
3

Usando um transferidor, marque um ângulo de 72 graus. O ponto de onde parte uma linha entre pontos do círculo é uma das 5 pontas da estrela.

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso - Passo 3
4

A distância entre o ponto na parte superior do círculo e o ponto que acaba de marcar é a distância entre cada uma das pontas da estrela. Isso é exatamente o que precisa fazer.

Meça a distância entre estes dois pontos iniciais com o compasso e divida o círculo assim como aparece na imagem.

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso - Passo 4
5

Você deve obter 5 pontas (1, 2, 3, 4, 5) com uma distância exata entre si. Em outras palavras, a distância entre cada ponto representa 1/5 da longitude da circunferência.

Conecte uma ponta com as outras, como aparece na imagem, e a sua estrela de 5 pontas perfeita está pronta.

Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Lourival Rodrigues
Desejo aprender ampliar desenho manualmente
1 de 6
Como desenhar uma estrela de 5 pontas com um compasso