Arte Expressionista

Expressionismo - O que é e como surgiu

Expressionismo - O que é e como surgiu
Imagem: mundoeducacao.com (O Grito, pintura de Edvard Munch - 1893)

O Expressionismo é um dos movimentos artísticos que surgiu ao longo da história da arte e buscava a expressão das emoções e sentimentos do autor, estava acima da objetividade, da realidade. Como se tratava das emoções dos autores, podemos imaginar que este movimento se caracterizava por mostrar um lado pessimista da vida, que se dava de acordo com as circunstâncias históricas do próprio momento em que surgiu.

O auto-isolamento, alienação, o lado negativo da modernização e a massificação são critérios muito presentes que originavam as tais emoções em que os artistas buscavam retratar em suas obras. O movimento tem um foco curioso na massificação retratada nas grandes cidades e por conta disso, o grande combustível para o motor do movimento é a angústia da própria existência. Neste artigo, umComo explica: Expressionismo, o que é e como surgiu.

Também lhe pode interessar: Impressionismo - O que é e como surgiu

Características do Expressionismo

O maior objetivo deste movimento é potencializar o impacto que naturalmente já existe entre o expectador e a obra, o impacto emocional. Para isto, distorce e exagera-se nos temas, assim como nos traços, sempre firmes e densos.

As emoções retratadas, no entanto, não possuem qualquer compromisso com a realidade externa e sim da natureza interna humana que parte do autor se encerra no expectador. Os traços firmes e claramente definidos representam a própria força psicológica envolvida, reforçadas pelas cores puras e numa composição com um toque agressivo. Alguns critérios são abandonados no Expressionismo, critérios artísticos como a perspectiva e a luz, mas são propositalmente alterados.

Expressionismo - O que é e como surgiu - Características do Expressionismo
Imagem: deniseludwig.blogspot.com (Ernest Ludwig Kichner - 1880-1938)

Como e quando surgiu o Expressionismo e seus precursores

As primeiras raízes do Expressionismo surgem em maioria na Alemanha, através de importantes grupos de artistas como o Die Brücke (Do alemão, A Ponte) em tempo contemporâneo ao movimento francês, o Fauvismo. Deste grupo inicial nós podemos citar dois nomes que se destacaram, estes, estavam também ligados com a política e a situação atual e social de seu tempo, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Estes eram Nolde e Kirshner.

Outro grupo que ficou conhecido no período foi o Der Blaue Reiter (O Ginete Azul) formado em 1919 em Munich. Suas obras se destacam por serem mais "espirituais" do que as do Die Brücke. A sua visão espiritual do movimento partia da plataforma de pensamento do grupo, que dizia que o sentido e o significado (o pra quê e o quê) de cada obra estava na visão de cada expectador, ou seja, as obras eram feitas visando o sentimento do público e não do autor.

A Primeira Guerra Mundial leva o mundo e em suma a Alemanha a um estado diferente ao qual se tem durante a paz, neste estado de guerra coisas como a arte, cultura e até valores se perdem. Com isso, pode se dizer que o movimento caiu no esquecimento durante um bom tempo mas as obras continuavam a ser pintadas, ainda mais quando a atual situação agravava o estado de desgraça e sofrimento em seu país percursor.

Nós podemos incluir, nas raízes do movimento Expressionista as obras negras de Goya, que rompe as convicções que costumavam representar as anatomias e mergulha num mundo completamente interior, emocional. E para referências imediatas nós temos Van Gogh e Gaugain, que abusavam da técnica e da principal característica do movimento Expressionista, que por sua vez, é o olhar interior e emocional.

Pode se dizer que o início do Expressionismo se encontra na obra o Grito, do autor belga Ensor.

Veja também em nossos artigos sobre movimentos artísticos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Expressionismo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Lucas de Sá
nao explicou como ele efetivamente surgiu, se explicou eu peço desculpas mas nao consegui entender. Obrigado
Radomira
Ola, revise o data do Der Blaue Reiter (O Ginete Azul) . Deveria ser 1919 em vez de 1991 como esta escrito...
Imagem: mundoeducacao.com (O Grito, pintura de Edvard Munch - 1893)
Imagem: deniseludwig.blogspot.com (Ernest Ludwig Kichner - 1880-1938)
1 de 2
Expressionismo - O que é e como surgiu