Partilhar

Cubismo - O que é e como surgiu

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Cubismo - O que é e como surgiu
Imagem: studyblue.com

O Cubismo é um dos movimentos artísticos decorrentes da história da arte que surgiu no século XX, em 1907 mais precisamente quando Pablo Picasso terminou o seu quadro As Senhoritas de Avignon, marcando o ponto de partida do movimento. O Cubismo é um tipo de arte que pode ser considerada como mental, desligando se da representação realista da natureza. Ao desprender-se da necessidade de estar de acordo com a realidade a obra se torna livre para possuir valor em si mesma, como maneira de expressão de pensamentos.

O Cubismo possui uma característica própria e interessante, é a decomposição dos elementos da natureza em planos que podem ser estudados individualmente e não pela visão total e paisagística da obra. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre o Cubismo, o que é e como surgiu.

Também lhe pode interessar: Impressionismo - O que é e como surgiu

Principais características do Cubismo

As formas geométricas estão constantemente presentes nas composições, assim como a simplificação das formas naturais, sejam em cilindros, cubos ou esferas. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, o Cubismo não chega a ser uma arte abstrata pois respeita os limites das formas. Os temas decorrentes deste movimento geralmente incluem a natureza morta dos centros urbanos ou retratos.

No decorrer do desenvolvimento do Cubismo nós temos duas das principais vertentes, são elas:

  • Cubismo Sintético: Esta se trata da livre reconstrução da imagem, como se um objeto fosse desmontado em várias partes e depois remontado pelo seu irmão de 3 anos de idade. Porém, sempre deixando um aroma da fisionomia essencial do mesmo. O interessante desta vertente é que muitas vezes, na reconstrução do objeto é aplicada uma técnica de "colagem" e, as peças "coladas" são sempre objetos do cotidiano das pessoas como papéis, talheres, tubos, cubos e cilindros e mais algumas formas. O maior precursor desta foi Braque (obra neste aparato).
  • Cubismo Analítico: Este já é caracterizado pela decomposição das figuras em diversas partes geométricas, é o Cubismo da forma mais conhecida e pura e também o de mais difícil interpretação.
Cubismo - O que é e como surgiu - Principais características do Cubismo

Os principais pintores do Cubismo

Os principais pintores cubistas foram George Braque (1882-1963), Juan Gris (1887-1927), Fernad Leger (1881-1973) e Pablo Ruiz Picasso, espanhol (1991-1973) uma das suas obras mais famosas é Guernica (na imagem) que possui uma análise interessante sobre o cubismo em si, como obra do pensamento e não da realidade. Ao observarmos a obra pode-se dizer que é difícil pensarmos em qualquer palavra que possa representá-la, qualquer palavra audível e entendível que possa ser expressa. Mas isto é porque, a expressão de Guernica não se trata de uma palavra, de uma frase de ação e sim de um Urro.

Ao revermos a época em que o quadro foi pintado, na situação social em que Espanha estava no momento e sobre quais mãos que o compuseram tornar-se-á de mais fácil compreensão. Em plena situação de Segunda Guerra mundial (ou ao menos a sua precipitação) o quadro relata a cidade de Guernica, após ser bombardeada por aviões alemães, e se trata de um grito, um urro de guerra, de desgraça, sofrimento e ódio contra o inimigo.

Conta-se que por volta de 1940, um oficial alemão ao se deparar com a obra Cubista pergunta à Picasso: "Foi você quem fez isso?" o pintor, ironicamente responde, "Não, foram vocês." Relato que, explica muito bem qual a importância da obra para o momento, por mais que a sua veracidade não seja confirmada.

Veja também, em nossos artigos sobre os movimentos artísticos:

Cubismo - O que é e como surgiu - Os principais pintores do Cubismo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cubismo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Cubismo - O que é e como surgiu

O que lhe pareceu o artigo?

Cubismo - O que é e como surgiu
Imagem: studyblue.com
1 de 3
Cubismo - O que é e como surgiu

Voltar ao topo da página