História da Arte

Quais são os movimentos artísticos do século XX

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os movimentos artísticos do século XX
Imagem: radioeletrica.com

O século XX foi marcado por grandes mudanças históricas e pelo surgimento de diferentes movimentos na arte, que representava a tendência de escolas artísticas, grupos de artistas e pensamentos de época. Neste artigo, você perceberá que tanto a arte como a história estão ligadas, a primeira tem as suas características dependentes da segunda, sendo as situações regional, social e política, as que mais determinam qual rumo os movimentos artísticos tomam.

Neste mesmo século as diferenças entre classes são acentuadas, fazendo com que apareçam os primeiros movimentos sindicalistas. As diferenças entre burguesia e proletariado também são atenuadas pelas situações de guerra e pós guerra. Veja em umComo quais são os movimentos artísticos do século XX.

Também lhe pode interessar: Surrealismo - O que é e como surgiu

Índice

  1. O que são movimentos artísticos
  2. O Expressionismo e Impressionismo
  3. Movimentos artísticos do século XX: Cubismo
  4. Movimentos artísticos do século XX: Futurismo
  5. Movimentos artísticos do século XX: Dadaísmo
  6. Movimentos artísticos do século XX: Surrealismo
  7. Movimentos artísticos do século XX: Modernismo e Pós-modernismo

O que são movimentos artísticos

A arte e o homem sempre estiveram ligados assim como a arte e a história e ela pode surgir desde um momento descontraído como pela necessidade de se expressar. Como houve o aparecimento de sindicatos, com a disseminação do capitalismo como sistema econômico mundial, maioritário, as diferenças entre classes criam a necessidade do povo se unir. Estas são as pequenas massas, as matilhas de homens que se unem por uma causa.

Essas matilhas estão em todas as áreas sociais, partidos políticos, ceitas religiosas, grupos de aldeias, burgueses e proletariados. Entre esses grupos nós também temos as escolas artísticas. Artistas que, defendendo uma mesma causa ou modo de se fazer arte, se uniam.

É sabido que muitas vezes um movimento originava o outro, como aprimoramento, choque de ideias e alguns eram até contra os outros, nestes casos quando as ideias entre os grupos eram muito dissonantes.

Para facilitar o entendimento, organizei este artigo de forma cronológica e alguns deles, os que foram colocados no mesmo aparato, são os que estavam intimamente ligados, por serem semelhantes ou dissonantes (contrário um ao outro). Logo, os movimentos e tendências artísticas se organizam como: Expressionismo; Impressionismo; Fauvismo; Cubismo; Futurismo - corrente abstracionista -, Dadaísmo, Surrealismo; Pop-arte - e a partir daí já podem ser considerados como movimentos modernistas e pós-modernistas.

O Expressionismo e Impressionismo

O Expressionismo surgiu como uma reação ao Impressionismo, mas ambos têm características semelhantes e surgiram muito próximos na história. Estes também tinham suas semelhanças entre os diferenciais do Romantismo e Realismo, enquanto um buscava a beleza no emocional o outro buscava a beleza da realidade.

O Expressionismo buscava retratar um ambiente, um retrato, uma paisagem de forma mais romântica, colocando as emoções à frente da razão. Utilizava traços grossos e bem definidos, a expressão das pessoas nos retratos expressionistas parecia sempre ser melancólica. Melancolia é um sentimento muito presente nos quadros expressionistas. Veja mais em: Expressionismo - O que é e como surgiu.

Já o Impressionismo a busca era pela forma em que as coisas são e os quadros eram pintados de uma forma muito única. Não haviam traços, apenas cores. A cor preta quase nunca era utilizada, isto por que o artista impressionista buscava pintar o seu quadro da forma em que a luz do sol iluminava cada superfície. Por este motivo, os quadros eram quase sempre pintados ao ar livre e durante o dia. A diferença de horário, além de determinar a posição do sol, determinava as cores que seriam utilizadas no quadro. Veja mais em: Impressionismo - O que é e como surgiu.

(na imagem, um quadro expressionista de Ernest Ludwig Kichner)

Quais são os movimentos artísticos do século XX - O Expressionismo e Impressionismo

Movimentos artísticos do século XX: Cubismo

No Cubismo já é possível observar uma tendência mais despreocupada em relação à realidade, a intenção principal era representar o mesmo objeto em perspectivas diferentes, no mesmo plano. É como se o elemento fosse recortado em diferentes perspectivas e colados novamente, acredito que esta seja a melhor forma de definir o Cubismo. O Cubismo foi um movimento artístico que durou, de certa forma, tempo suficiente para evoluir em si mesmo, antes de originar outros movimentos. Com o tempo, surgiram duas tendências diferentes de Cubismo, o Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O melhor momento deste movimento foi entre 1907 e 1914, foi a primeira forma abstrata de se fazer arte. Em umComo temos um artigo mais detalhado sobre este movimento em Cubismo - O que é e como surgiu.

Quais são os movimentos artísticos do século XX - Movimentos artísticos do século XX: Cubismo
Imagem: theartstory.org

Movimentos artísticos do século XX: Futurismo

O Futurismo foi um movimento interessante e peculiar que surgiu na Itália, em 2 de fevereiro de 1909, com a publicação do manifesto Futurista e mais tarde veio a ser conhecido na França, que também teve notáveis nomes nesta tendência. A principal característica do Futurismo era o dinamismo dos quadros. Nesta forma de abstração os artistas buscavam representar o movimento e a velocidade do objeto no espaço tempo. Mais tarde o Futurismo veio a se disseminar pela América, influenciando o Modernismo Brasileiro. Confira: Futurismo - O que é e como surgiu.

Quais são os movimentos artísticos do século XX - Movimentos artísticos do século XX: Futurismo
Imagem: christinazendt.blogspot.pt

Movimentos artísticos do século XX: Dadaísmo

O Dadaísmo é talvez o movimento mais abstrato e caótico, o caos está em tudo ao seu redor: os seus artistas e suas obras, pintores e poetas, pinturas e poesias; a forma, o como, o lugar e a época onde surgiu, além do seu nome. Este movimento não se limitou, pois, às obras artísticas. Estava presente em esferas da política, filosofia e psicológica - esta última, foi quem deu início ao movimento Surrealista, mais a frente você entenderá.

A Palavra que origina o Dadaísmo vem de Dadá, que do francês significa cavalinho de madeira. Boatos dizem que este nome foi escolhido ao abrir uma página aleatória do dicionário. Também foi o movimento dos "antis", anti-artístico, anti-tradicional, anti-razão e anti-literário. Foi marcado pelo seu negativismo, natural do surgimento no decorrer da Primeira Guerra Mundial, num café para artistas refugiados.

O Intuito do movimento era protestar contra os estragos que a Guerra trouxe, denunciando a ironia da época. Defendia o absurdo, a desordem e incoerência. Saiba mais sobre este movimento em Dadaísmo - O que é e como surgiu.

Quais são os movimentos artísticos do século XX - Movimentos artísticos do século XX: Dadaísmo
Imagem: studyblue.com

Movimentos artísticos do século XX: Surrealismo

O Surrealismo foi um movimento que abrangeu a literatura e a arte, teve o seu início em Paris nos anos 20. A sua inserção se deu entre as vanguardas francesas, este foi um dos movimentos mais influentes entre a arte modernista. Assim como o Dadaísmo ele visava o abandono da forma usual de se fazer arte, mas não era tão radical quanto o seu progenitor. Também foi influenciado pelas Grandes Guerras Mundiais.

A principal característica deste movimento era, assim como o expressionismo, a valorização das emoções, do emocional, mas esta, com foco no universo onírico humano. O Surrealismo foi inspirado em obras do filósofo Freud, em psicanálise. Segundo o artista surrealista, a arte deve se libertar das barreiras da lógica e razão para que possa ir além do cotidiano, além da consciência e do ego. O surrealismo buscava expressar o mundo do inconsciente humano. Se quiser mais detalhes sobre este movimento: Surrealismo - O que é e como surgiu.

Quais são os movimentos artísticos do século XX - Movimentos artísticos do século XX: Surrealismo
Imagem: vladimirkush.com

Movimentos artísticos do século XX: Modernismo e Pós-modernismo

Na luta contra os limites, das formas, das normas e diretrizes, podemos dizer que o ponto final é o Modernismo e o seu movimento subsequente Pós-modernista. Neste aparato não vou filosofar muito sobre o modernismo como movimento artístico e o pós como dominância cultural. Mas peço que leia os dois artigos que temos neste site sobre os assuntos caso queira uma informação mais detalhada.

No Brasil, com a Semana da Arte Moderna em 1922, o movimento modernista que já existia na época e pode ganhar mais conhecimento popular. Com o tempo as suas formas se disseminaram até acabar em uma tentativa de neoparnasianismo, mais tarde, dando origem ao pós-modernismo, que predomina até os dias de hoje.

Quais são os movimentos artísticos do século XX - Movimentos artísticos do século XX: Modernismo e Pós-modernismo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os movimentos artísticos do século XX, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Marcio Santos
Existe um pequeno equívoco, em relação aos Movimentos Artísticos: o erro é que cronologicamente, você colocou em primeiro lugar o expressionismo, quando na verdade, o primeiro movimento é o Impressionismo, no século XIX. ENTRE o Impressionismo e o Expressionismo está o Pós Impressionismo que é um movimento muito importante para a História da arte. E isso, pode confundir as pessoas que desconhecem o assunto. Mas, no geral o artigo está bom. Parabéns e boa sorte!
A sua avaliação:
Tayssa
Obrigada santos
jubeleu
ai calica kkkkkkkklllllkkkkkkkkk
Imagem: radioeletrica.com
Imagem: theartstory.org
Imagem: christinazendt.blogspot.pt
Imagem: studyblue.com
Imagem: vladimirkush.com
1 de 7
Quais são os movimentos artísticos do século XX