Arte Surrealista

Surrealismo - O que é e como surgiu

Surrealismo - O que é e como surgiu
Imagem: moma.org

O Surrealismo foi um dos movimentos artísticos que surgiram no decorrer da história da arte e este tinha uma ideologia baseada nas teses de psicanálise de Sigmund Freud, mas também sofria influência do desordenado contexto político da época. O movimento teve início no século XX, em Paris, França.

O Surrealismo, assim como o seu "progenitor", o Dadaísmo, questionava as crenças culturais da Europa na época vigente, assim como a fragilidade humana. Esta, não somente para os perigos exteriores como também para a própria realidade, que ele não domina nem compreende. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre o Surrealismo, o que é e como surgiu.

Também lhe pode interessar: Impressionismo - O que é e como surgiu

Como surgiu o Surrealismo

O marco oficial da instituição do movimento surrealista é a data do manifesto do Surrealismo (outubro de 1924) por André Breton. O documento escrito buscava transcrever uma nova expressão artística que visava resgatar o impulso emocional humano, a criação da arte através do sensorial e não do racional ou moderado.

O movimento, só seria viável a partir da conquista individual do conhecimento, para que então o artista pudesse agir e enquadrar os seus pensamentos em suas obras. Sem que ele tenha o conhecimento - não só da existência do seu inconsciente e subconsciente - de si mesmo, dos seus sonhos, fragilidades e virtudes, ele poderia se fazer por entendido pelo expectador ou leitor. O Surrealismo também pregava a desintegração do corpo social como é conhecido e buscava uma gestação de uma nova sociedade, esta, deveria possuir novos valores e ser sustentada por outros alicerces.

A escola artística surrealista agia tanto nas artes plásticas como nas literárias e também é uma das vertentes que mais tarde veio a ser absorvida pelo Modernismo, englobando também alguns dos antigos adeptos ao Dadaísmo - linhagem artística que nasceu em 1916, Zurique, que possuía como principal característica a irracionalidade e repulsa por qualquer atitude moderada, também marcado por um negativismo radical e descrença.

Surrealismo - O que é e como surgiu - Como surgiu o Surrealismo
Imagem: artbook.com

Características do Surrealismo e seus percusores

Aqueles que aderiam à arte Surrealista utilizavam os mesmos métodos que um psicólogo utiliza na Psicanálise, como por exemplo, a livre associação dos impulsos e a investigação dos desejos e pensamentos oníricos. O esforço estava na adaptação destes recursos para os fins que eles queriam, tanto na arte ou na literatura. Traduzindo: eles buscavam transformar os sonhos e os pensamentos mais sombrios e sem nexo em arte, na pintura ou literatura.

A teoria freudiana se encaixa tão bem no Surrealismo, de forma ideológica, pois valoriza sobre tudo o dinamismo do lado inconsciente no processo de criação de uma obra, pelo lápis ou pincel. O Surrealismo, da mesma forma, busca retratar em suas obras a falta de racionalidade humana nas manifestações do subconsciente. Também tinha a sua arte inspirada em algumas metafísicas.

Os artistas surrealistas navegavam pelos mares da irrealidade desprezando qualquer forma de concretismo, sendo uma forma absoluta de liberdade de expressão, inconsciente e quase involuntária, movida pela energia da psique humana. Eles buscavam justamente essa libertação; o espaço em que o homem pode se libertar da opressão exercida por toda a forma de Razão; se libertar do controle do Ego.

A expressão "Surrealismo" teve a sua menção pelo poeta cubista Guillaume Apolinaire por volta de 1917. O movimento, como percursores possuía nomes como André Breton (Literatura), Max Ernst, René Magritte, Buñel (Cinema) e Salvador Dalí. Estes, lançam o segundo manifesto Surrelista em 1929 como O "Surrealismo a Serviço da Revolução". Já na década de 1930 o movimento se expande e inspira vários outros, um deles, viria a ser o Modernismo.

Veja também, em nossos artigos sobre movimentos artísticos:

Surrealismo - O que é e como surgiu - Características do Surrealismo e seus percusores
Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Surrealismo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
SAMILE GOIS FERREIRA
Amo as vanguardas. Mas me identifico mais com o surrealismo. Me transporto para outro universo e isso é fascinante.
Imagem: moma.org
Imagem: artbook.com
Imagem: pinterest.com
1 de 3
Surrealismo - O que é e como surgiu