Arte Impressionista

Impressionismo - O que é e como surgiu

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Impressionismo - O que é e como surgiu
Imagem: Claude Monet

O Impressionismo foi um dos movimentos artísticos que surgiu ao longo da história da arte, em especial na França por volta de 1874. O Impressionismo, movimento posterior ao Romantismo na França, buscara explorar a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. O termo "Impressionismo" foi dado, da primeira vez, de forma pejorativa por um crítico de arte francês, mas que então se tornou o nome definitivo do movimento que logo entenderemos o porquê.

Os artistas impressionistas buscavam retratar na pintura o efeito da luz do sol quando age sobre a natureza, desta forma, quase sempre pintavam ao ar livre. Uma das principais características da pintura, que também é o que designa o movimento como de impressão, é o fato de que a pintura dava ênfase na capacidade da luz solar de modificar as cores do ambiente, o que também mudava quando o quadro era pintado num horário diferente. O Impressionismo resplandece a ideia de harmonia, explora os contrastes e claridade das cores. Neste artigo, umComo fala um pouco sobre Impressionismo, o que é e como surgiu.

Também lhe pode interessar: Realismo - O que é e como surgiu

O que é e como surgiu o Impressionismo

Podemos dizer que o Impressionismo foi uma tendência da arte que dominou o século passado, principalmente entre o universo da arte francesa, tanto na música como nas artes plásticas. Também pode-se dizer que ele era uma forma de Realismo objetivista, também buscava retratar a realidade mas com o seu toque de impressão, surgiu como uma reação romântica da época.

O termo "Impressionismo", como já citado antes, foi criado por um crítico de arte francesa, de forma pejorativa, ao comentar o quadro de Claude Monet, Impressão: Nascer do Sol. Resumir o movimento em si não é fácil, assim no movimento Romantismo, mas pode-se resumir como um movimento que leva à pesquisa da luz no espaço exterior.

O movimento impressionista surgiu revelando nomes como Gauguin, Manet, Monet, Cézanne, Lautrec, Pissaro, Sisley, Degas e Boudin, além de outros na área da pintura. O contato entre os pintores e o público se dava através de exposições nos Salons - salões dos recusados - que foi muito utilizado nas mostras coletivas dos novos pintores deste movimento. Neste mesmo movimento é que foi posto pela primeira vez o quadro Almoço campestre (imagem) de Manet, que provocou muitos aplausos. Para muitos, este artista pode ser considerado um dos percursores do Impressionismo, junto com Boudin e Jongkind.

Impressionismo - O que é e como surgiu - O que é e como surgiu o Impressionismo
Imagem: pt.wikipedia.org

Quais as características do Impressionismo

O mais relevante na arte impressionista é o efeito visual. A impressão que fica, nos primeiros segundos que o expectador se depara com a imagem do quadro, a fixação deste único momento é o importante, é onde o Impressionismo se destaca. Uma vez que, o quadro, após ser visto nova e novamente não terá a mesma impressão que foi produzida da primeira vez.

O prazer de pintar ao ar livre era frequente nos pintores impressionistas, além disso, costumava-se usar cores vivas e distintas e o preto era raramente usado. As formas, traços e formatos foram abolidos - esta é uma das principais características do movimento -, abandonados para que a natureza, as pessoas e as coisas do quadro pudessem ter a sua forma somente a partir da luz e da diferença de tonalidade. Nos quadros impressionistas, só se percebe os "borrões" de tinta, nunca os contornos.

Veja também entre os nossos artigos sobre os movimentos artísticos:

Impressionismo - O que é e como surgiu - Quais as características do Impressionismo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Impressionismo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Claude Monet
Imagem: pt.wikipedia.org
1 de 3
Impressionismo - O que é e como surgiu