Outros Trabalhos manuais

Como fazer glitter biodegradável

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 30 maio 2023
Como fazer glitter biodegradável

Seja para decoração de objetos ou para ser usado no corpo na época do Carnaval, o glitter é capaz de dar um up na aparência e deixar tudo mais bonito. Apesar da graça que o glitter traz, o material é composto por camadas de plástico e alumínio cortadas em pequenos pedaços[1]que, além de não serem biodegradáveis, nem ao menos podem ser recicladas e reaproveitadas, já que o pequeno tamanho das partículas impede sua captação. Se você está em busca de uma forma de brilhar sem prejudicar o meio ambiente, mostramos como fazer glitter biodegradável nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como fazer pote de galáxia

Índice

  1. como fazer glitter biodegradável para maquiagem
  2. Como fazer purpurina biodegradável
  3. Receita fácil de glitter biodegradável
  4. Maquiagem mineral, outra alternativa natural
  5. Como usar maquiagem mineral
  6. Inspirações de maquiagem colorida para fazer com glitter biodegradável

como fazer glitter biodegradável para maquiagem

O glitter é uma ótima forma de dar um up no visual deixando qualquer maquiagem básica com uma aparência carnavalesca e chamativa. O maior segredo para a produção de glitter ecológico é a utilização da mica, que nada mais é do que um mineral moído muito utilizado na indústria de cosméticos graças ao seu brilho e fácil adesão à pele[2]. Se você procura como fazer glitter vegano, saiba que a receita não envolve produtos de origem animal.

Para fazer o glitter caseiro para maquiagem você vai precisar de:

  • Corante alimentício da cor desejada;
  • Mica;
  • Sal de cozinha.

Passo a passo do glitter biodegradável

  1. Coloque em dois recipientes distintos quantidades aproximadamente iguais de sal e mica;
  2. Colora o corante no sal até que adquira a cor desejada;
  3. Coloque o corante na mica até que adquira a cor desejada (será necessário mais corante para a mica do que para o sal visto que o mineral absorve mais tinta);
  4. Deixe que as misturas sequem naturalmente, o que deve levar por voltar de 1 hora;
  5. Misture os dois produtos e pronto, seu glitter para maquiagem está pronto para seu usado!

Para mais detalhes, veja o passo a passo no canal Pensando Ao Contrário[3].

Se você procura uma maquiagem mais comum e próxima das sombras cintilantes vendidas em perfumarias, use apenas a mistura de corante com mica e deixe o sal de lado.

Outro truque legal para maquiagens criativas e brilhantes é o uso de lantejoulas. Se quiser saber como usar, veja como colar lantejoulas no rosto.

Como fazer glitter biodegradável - como fazer glitter biodegradável para maquiagem

Como fazer purpurina biodegradável

Se você procura uma receita de glitter orgânico, a solução pode ser mais fácil do que imagina. Para fazer este glitter biodegradável você precisará de:

  • 1 colher de sopa de ágar-ágar;
  • 10 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de chá de corante alimentício ou pó perolado;
  • 1 folha de acetato ou outra superfície impermeável.

Passo a passo para fazer glitter biodegradável

  1. Em uma panela, misture o ágar-ágar com a água até que a mistura esteja completamente homogênea;
  2. Coloque a mistura em fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura esquente e sem deixar que ferva;
  3. Retire a mistura do fogo e acrescente o corante ou pó perolado da cor desejada;
  4. Com os dedos ou com um pincel, passe a misura na folha de acetato e espere secar, procedimento que leva aproximadamente 7 horas;
  5. Remova o glitter já seco e bata no liquidificador. Agora seu glitter já está pronto para te fazer brilhar!

Para mais detalhes, veja o passo a passo no canal Maquiando Sem Crueldade[4].

Além de não poluir o meio ambiente, outra vantagem dos glitters naturais é que todos saem da pele quando lavamos com água de sabão, ao contrário do glitter fabricado feito à base de plástico que dá um trabalho enorme para ser removido da pele.

Como fazer glitter biodegradável comestível

Se você procura um glitter biodegradável comestível, substitua a tinta guache por um corante alimentício da cor que desejar e, se não encontrar o ágar-ágar, é possível substituí-lo por pó de gelatina incolor, entretanto, o glitter não será mais vegano visto que gelatinas comuns são feitas com tutano de boi.

Por ser uma receita bastante natural e simples de se fazer, a purpurina biodegradável não tem fácil aderência à pele e é necessário que se use um creme ou base viscosa para que grude e não saia com facilidade.

Como fazer glitter biodegradável - Como fazer purpurina biodegradável

Receita fácil de glitter biodegradável

Caso você esteja em busca de glitter biodegradável e não tenha muito tempo para ir atrás de material, há uma solução que pode te salvar. A receita abaixo é bastante simples e fácil de se fazer, entretanto, entre todas é a menos "brilhosa" e mais facilmente removível. Para fazê-la você vai precisar de:

  • Sal de cozinha;
  • 1 pote de tinta guache ou de corante alimentício.

Passo a passo fácil do glitter biodegradável

  1. Em uma folha de papel comum, coloque o sal de cozinha e adicione vagarosamente a tinta guache ou corante até que a mistura adquira a cor desejada;
  2. Dobre o papel e aperte com os dedos para que a mistura se espalhe;
  3. Deixe a mistura secar e seu glitter estará pronto!

Para mais detalhes, veja o passo a passo no canal Mariana Guimarães[5].

Dica: se você pretende criar uma tinta com mistura de cores, faça a mistura antes de adicionar o sal, é mais fácil realizar os procedimentos de forma independente para não errar a tonalidade. Tendo dúvidas em relação a como atingir o tom desejado, veja como misturar cores de tinta.

Para deixar o look ainda mais brilhoso, veja como colocar glitter no cabelo.

Maquiagem mineral, outra alternativa natural

Muito se tem falado em maquiagem mineral e muitas têm sido as marcas de renome que começaram a produzir esta maquiagem. A maquiagem mineral é feita apenas com produtos naturais, ao contrário da maquiagem convencional que contém produtos químicos como parabenos, talco, fragrâncias artificiais e conservantes sintéticos. Ao ser feita apenas com produtos naturais, a maquiagem mineral é ideal para peles oleosas, sensíveis e com tendência a acne.

Vantagens da maquiagem mineral

A procura por produtos naturais tem sido cada vez maior, mulheres optam cada vez mais por produtos com menos químicos. Esta procura é ainda maior por quem tem uma pele sensível, oleosa, com acne ou se preocupa com possíveis alergias, uma vez que a probabilidade da maquiagem mineral causar alergia ou irritação é bem menor que a maquiagem convencional. A maquiagem mineral oferece vantagens para peles com acne, uma vez que não obstrui os poros e conta com propriedades anti-inflamatórias e secativas. Para peles oleosas ela se mostra vantajosa, pois absorve a oleosidade da pele. E para as peles com rosácea e sensíveis, a grande vantagem é que podem usar este tipo de maquiagem e desfrutar do seu poder calmante.

Para além disso, a maquiagem mineral é ainda benéfica para pessoas que pretendam esconder rugas. No entanto, é necessário aplicar bem o produto, caso contrário o produto pode produzir o efeito inverso, podendo acentuar ainda mais o problema.

Com este tipo de produtos consegue obter a sensação de não estar usando nada na pele, pois a maquiagem mineral adere-se muito bem à pele e deixa uma sensação de leveza e cremosidade.

Durabilidade da maquiagem mineral

A maquiagem mineral tende a durar mais tempo na pele, uma vez que os minerais que contém ajudam a controlar e a absorver a oleosidade, o que torna a maquiagem mais duradoura.

Relativamente à durabilidade dos produtos em si é menor em comparação à maquiagem convencional, uma vez que não contêm conservantes químicos e sintéticos. Por isso, é muito importante manter sempre os seus produtos minerais em um local longe do calor e umidade e à temperatura ambiente, para que dure o maior tempo possível.

Como usar maquiagem mineral

A maquiagem mineral encontra-se na maioria das vezes em pó, o que torna a sua aplicação mais difícil podendo deixar o look mais carregado. Por isso, deve-se seguir alguns cuidados para que isso não aconteça.

O primeiro passo para usar maquiagem mineral é hidratar a sua pele. Aplique o seu creme hidrante habitual e aguarde 10 minutos até secar. Este passo é muito importante, pois caso contrário o pó mineral pode acabar ficando perceptível.

Para conseguir o melhor resultado possível, a escolha dos pincéis adequados é essencial. Os pincéis de cerdas naturais são os que conseguem um melhor resultado e acabamento natural. Os pincéis de cerdas sintéticas e mistas também podem ser utilizados, no entanto não conseguirá o mesmo aproveitamento do produto bem como um ótimo acabamento.

Como aplicar base mineral

A melhor forma de você aplicar base mineral é com um pincel de pó ou com o pincel kabuki. O pincel kabuki é de certas naturais e tem um diâmetro largo e um cabo curto. Como ele é mais grosso, você consegue aplicar uma grande quantidade de produto e espalhá-lo mais facilmente do que usando outro tipo de pincéis.

Você também pode misturar a base mineral ao seu creme hidrante ou protetor solar da sua preferência. E ainda existe a possibilidade de a misturar com um pouco de água, de maneira a formar uma base líquida. Também existe a opção de borrifar um pouco de água termal no pincel e depois aplicar a base pelo rosto.

Para conseguir o acabamento perfeito, deverá sempre verter um pouco do produto na tampa da base, passar o pincel e retirar o excesso dando uma leve batidinha na tampa. O grande truque para o acabamento perfeito é aplicar a base sempre com movimentos circulares por toda a área do rosto.

Relativamente à quantidade de camadas de base a aplicar, isso vai depender do efeito que desejar atingir. Se o que desejar é apenas um acabamento, o ideal é aplicar duas camadas. Mas se quiser cobrir manchas ou acne, deverá passar mais camadas. No entanto, é importante lembrar que como a cobertura da maquiagem mineral é mais leve, não cobre totalmente olheiras muito escuras ou manchas.

Lembre-se: a maquiagem mineral também exige a sua remoção, por isso não se esqueça de se desmaquilar sempre antes de deitar.

Como fazer glitter biodegradável - Como usar maquiagem mineral

Inspirações de maquiagem colorida para fazer com glitter biodegradável

A maquiagem colorida é um estilo que gera muitas dúvidas, já que pode ser difícil de combinar e sempre cria o risco de parecer uma palhaça com tanta cor no rosto. A maquiagem colorida com glitter biodegradável é um estilo que gera muitas dúvidas, pois pode ser difícil de combinar e sempre cria o risco de parecer uma palhaça com tanta cor no rosto.

Sombra colorida com glitter biodegradável

As sombras de cores vibrantes são uma forma bem popular de fazer maquiagem colorida. Pode usar apenas um tom, ou apostar em makes mais compostas que incluem cores diferentes. Para saber como combinar tons, dê uma olhada nesse artigo que explica como usar a roda das cores na maquiagem.

  • Monocromático: o estilo monocromático é bem fácil de fazer, consistindo em aplicar apenas uma sombra nas pálpebras. As cores infalíveis incluem o laranja e o roxo, que combinam com qualquer tom de pele e cabelos. O azul, o verde e o dourado também são bastante populares. Para um look de noite, aposte num verde ou azul metalizado para um olho bem cintilante. Não se esqueça de criar uma boa base na pele antes de aplicar o produto para garantir que ele não derrete durante a noite. Para saber como usar primer para olhos e garantir a duração da sombra, entre no artigo.
  • Múltiplos tons: se você é habilidosa e tem paciência, pode usar usar vários tons de sombra para criar lindos efeitos e degradês nas pálpebras. As combinações mais populares de duas sombras incluem o azul e prata, marrom e dourado, laranja e rosa, roxo com lilás, verde claro e verde escuro e verde e rosa. O branco combina com qualquer outro tom, assim como o preto.

Sugestão: Como colar glitter no rosto

Delineador colorido/com glitter biodegradável

O delineado colorido é, também, uma excelente forma de dar um banho de cor na maquiagem. Ele pode ser usado na linha de cílios superior, na linha de cílios inferior ou até em ambas.

Se você prefere manter o delineado preto mas não quer abdicar de um pouco de cor, entre nesse artigo. Ele indica como fazer delineado duplo.

Para garantir que a cor de delineador é adequada para o seu tom de olhos, confira as informações:

  • Olhos azuis: prefira os delineadores como bronze, tijolo, azul e verde escuro.
  • Olhos castanhos: aposte em produtos em tons de roxo e verdes escuros.
  • Olhos mel: os olhos mel são valorizados com tons de lavanda, roxo, turquesa, bronze e dourado.
  • Olhos verdes: para quem tem olhos verdes, os melhores delineadores têm tons de roxo, turquesa escuro ou dourado.

Batons coloridos

Outra forma de usar maquiagem colorida é apostar num batom de cor bem vibrante. O ideal é combinar um olho mais "apagado" com um batom colorido e vice versa. No entanto, se existir harmonia entre as cores, tudo é liberado. Se usar uma sombra bem colorida, prefira um batom de tom nude. Combinar uma sombra rosa com um batom laranja ou uma sombra azul com batom rosa, por exemplo, pode criar um bom visual.

Nota: se aplicar uma sombra cintilante, prefira um batom em tons de matte para criar harmonia. Se optou por um batom brilhante, prefira sombras opacas.

Blush com maquiagem colorida

Quem aposta numa maquiagem colorida deve optar por um blush opaco, sem qualquer brilho, que combine com o seu tom de pele. As mulheres de peles claras podem investir num produto com tons de rosa claro ou pêssego. Já mulheres com tons de pele mais escuros podem optar por tons de marrom e bronzeador.

Leia também: Como usar strass adesivo na maquiagem

Como fazer glitter biodegradável - Inspirações de maquiagem colorida para fazer com glitter biodegradável

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer glitter biodegradável, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Referências
  1. https://projects.nfstc.org/trace/docs/final/Blackledge_Glitter.pdf
  2. http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/cetem/1082/1/25.MICA%20ok.pdf
  3. https://www.youtube.com/watch?v=1pt2mHb0aAg
  4. https://www.youtube.com/watch?v=JbyHte3MG4Q
  5. https://www.youtube.com/watch?v=ejkzXXtie2k
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer glitter biodegradável