Fazer casa de bonecas

Como fazer uma casinha de boneca

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma casinha de boneca
Imagem: dicadanet.net

Ter uma casinha de boneca é o sonho de toda a menina, será o brinquedo preferido e entretenimento durante muito tempo! Existem à venda várias casinhas de boneca, mas será bem mais divertido e econômico fazer você mesmo esse brinquedo, e não é algo difícil! Continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe ensinamos como fazer uma casinha de boneca e convide sua filha para participar na construção e tornar esta atividade memorável!

Vai precisar de:

  • Tabuas de madeira ou MDF
  • Lápis, régua e esquadro
  • Equipamento para cortar a madeira ou MDF
  • Lixa para madeira
  • Pregos, cola para madeira ou cola branca
  • Tinta acrílica ou PVA
  • Pincéis e rolo para pintar
Também lhe pode interessar: Como fazer boneca de pano

Passos a seguir:

1

Existem vários materiais que você pode usar para fazer uma casinha de bonecas, mas se pretender que esta seja resistente e durável, o melhor é utilizar madeira ou MDF. O resultado será semelhante às casinhas que você encontra nas lojas de artesanato, com o bônus de poder ser totalmente customizada!

2

Comece por planejar a casinha de bonecas junto com sua filha. Quantos pisos ela terá, quantos cômodos, qual a quantidade de janelas, se terá telhado e quais as dimensões. Essas decisões facilitarão muito a hora de adquirir o material base. Prefira ainda fazer uma casinha de bonecas de perfil simples, nada de muito trabalhado, para poupar tempo e materiais.

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 2
Imagem: bonecasdamanu.blogspot.pt
3

Vá a uma loja de materiais de construção e adquira tábuas de madeira ou de MDF, em quantidade necessária para construir toda a casa. Não necessitam de ser muito grossas, 15mm de espessura será o suficiente.

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 3
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
4

De forma a facilitar o trabalho, pode pedir para que eles as cortem de acordo com as medidas que definiu, ou então corte você mesmo em casa. Comece por cortar as duas tábuas que farão de lateral da casa, a da parte de trás, a que fará de base, a corresponde aos pisos superiores, as paredes do interior da casa e o telhado.

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 4
Imagem: ideiaseartes.com.br
5

Antes de passar para a parte da montagem da casa e, caso esteja usando tábuas de madeira, não se esqueça de as lixar - veja aqui os tipos de lixadeiras! Isso é importante para que a posterior pintura fique bem.

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 5
Imagem: decoracoesjl.com.br
6

Se estiver usando tábuas de madeira, pregue-as umas às outras nas laterais, mas caso esteja usando placas de MDF cole-as com cola para madeira ou cola branca. Faça isso de forma a montar a estrutura da casa, começando por colar as paredes interiores nos pisos e fixando-os às paredes laterais, depois é só acrescentar a parte de trás e o telhado.

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 6
Imagem: artecommdf.com.br
7

Segue-se a pintura! Para facilitar o trabalho você pode pulverizar toda a casinha com tinta branca e, depois, adicionar tecidos ou papéis nas paredes dos cômodos, como se fossem papéis de parede. Por outro lado, se preferir a forma artesanal, dê uma demão de goma laca incolor e, em seguida, pinte a casa com tintas acrílicas ou PVA. Pinte várias camadas usando rolos pequenos e pincéis, até conseguir uma cor homogênea.

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 7
Imagem: marcenariabomjesus.blogspot.pt
8

Deixe secar bem e, quando estiver pronta, acrescente os objetos de decoração na casinha, que poderá facilmente encontrar em lojas de artesanato ou construir a partir de materiais reciclados. Depois é só se divertir com sua filha brincando às bonecas na casinha!

Como fazer uma casinha de boneca - Passo 8
Imagem: arrobaxyz.bloguepessoal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma casinha de boneca, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Se fizer a casinha de bonecas acompanhado de uma criança, sempre monitorize de forma a manter a segurança.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
silvio muniz da silveira filho
boa noite gostaria de saber quais as medidas do tamanho do mdf das casinhas pois só diz que é 15mm desde ja muito obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Silvio! você pode definir as medidas você mesmo :)
Imagem: dicadanet.net
Imagem: bonecasdamanu.blogspot.pt
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
Imagem: ideiaseartes.com.br
Imagem: decoracoesjl.com.br
Imagem: artecommdf.com.br
Imagem: marcenariabomjesus.blogspot.pt
Imagem: arrobaxyz.bloguepessoal.com
1 de 8
Como fazer uma casinha de boneca