Outros Trabalhos manuais

Como fazer uma cauda de sereia para nadar

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 21 janeiro 2020
Como fazer uma cauda de sereia para nadar
Imagem: blogentrelacadas.com/

Com o sereísmo ganhando força no Brasil, ter uma cauda de sereia para nadar é um desejo real de muita gente. As caudas para nadar já existem em algumas lojas específicas mas nem sempre têm o efeito desejado pois muitas vezes não foram feitas sob medida. Para te ajudar com essa vontade, o umCOMO buscou informações e preparou um tutorial sobre como fazer uma cauda de sereia para nadar.

Vai precisar de:

  • Pés de pato de natação com nadadeiras tipo monofin
  • Um pedaço de papel grande o suficiente para tirar medidas das pernas
  • Pelo menos 1,5 m de tecido de lycra ou nylon que não estrague com a água
  • Lápis
  • Tesoura (boa para tecido)
  • Máquina de costura (overlock)
Também lhe pode interessar: Como desenhar uma tartaruga

Passos a seguir:

1

As nadadeiras do tipo monofin são essenciais para que você possa nadar com a cauda de sereia. Você pode encontrá-las em lojas de artigos para mergulho ou natação.

Como fazer uma cauda de sereia para nadar - Passo 1
Imagem: aliexpress.com
2

Deite-se ou sente-se sobre o pedaço de papel e desenhe um molde contornando as pernas fechadas, encostadas uma na outra, da altura do quadril até os pés. Se você tiver dificuldades para se contornar, peça ajuda para alguém, deixe um espaço para contornar o monofin.

3

Apoie o monofin sobre a ponta da cauda e contorne-o sobre o lugar que estariam os pés. Feito isso, recorte o desenho da cauda e tente deixar um sobra de um dedo no contorno.

Como fazer uma cauda de sereia para nadar - Passo 3
Imagem: instructables.com
4

Dobre o tecido da cauda de sereia em duas partes do mesmo tamanho, coloque o molde sobre ele e recorte essas duas partes ao mesmo tempo. Deixe uma sobre de 1 a 2 dedos nas extremidades.

Como fazer uma cauda de sereia para nadar - Passo 4
Imagem: marisol.com.br
5

Para a costura nesse tipo de tecido é indicado utilizar uma máquina de costura overlock, que estica mais e evita furos. Basta costurar e unir as duas partes recortadas de maneira que elas se tornem uma espécie de saia.

Como fazer uma cauda de sereia para nadar - Passo 5
6

Acomode o monofin na ponta da cauda e costure da mesma maneira. Feito isso, falta fazer os acabamentos. Se o tecido escolhido não for muito elástico, você pode costurar um acabamento com elástico na cintura, ou instalar um fecho de zíper ou amarras para evitar que a cauda saia durante a natação. O conforto é uma parte bem importante na hora de confeccionar uma cauda de sereia para nadar.

Como fazer uma cauda de sereia para nadar - Passo 6
Imagem: sawyoo.com
7

Para finalizar, você pode decorar como quiser, com pedaços de tecidos para simular algas ou brilhos. Só não se esqueça de que esse detalhes também devem ser a prova d'água se você quer que eles durem por bastante tempo. Agora sim sua cauda de sereia para nadar está prontíssima e você já pode se sentir uma sereia ou tritão!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma cauda de sereia para nadar, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rose Araújo
Achei simplesmente maravilhoso, tentarei fazer uma para minha filha.
Editor umComo.com.br
Oi Rose! Depois conte como ficou o resultado e continue seguindo o umCOMO!
Imagem: blogentrelacadas.com/
Imagem: aliexpress.com
Imagem: instructables.com
Imagem: marisol.com.br
Imagem: sawyoo.com
1 de 6
Como fazer uma cauda de sereia para nadar