Partilhar

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017

A música é um descobrimento quase mágico para as crianças de tenra idade. Aproximá-las deste novo universo de sensações pode ser a experiência mais gratificante da sua vida. Além disso, se lhe oferecer a oportunidade de que eles mesmos façam os seus próprios instrumentos musicais, irão se aproximar muito mais da música e desfrutarão ainda com mais vontade. Em umComo.com.br damos-lhe alguns truques para o conseguir. Ajude-os a aprender brincando!

Passos a seguir:
1

O violão é um instrumento muito admirado por todas as crianças. É fácil de a construir com uma simples caixa de papelão e elásticos. Só tem que fazer uns pequenos orifícios dos dois lados da caixa e prender os elásticos. Desta forma conseguirá criar a base da quitara. Se o pretender, pode acrescentar algum elemento alongado que faça de braço para que a possam manipular melhor.

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças - Passo 1
Fonte: paperblog.com
2

As maracas são fáceis de criar. Para isso precisa de uma pequena garrafa de plástico e um punhado de grãos, misturados são ainda melhor. Ao introduzi-los na garrafa e ao mexê-la, obterá um efeito musical, em que cada um pode acompanhar ao seu ritmo. E se pretender, pode pintar as garrafas para captar ainda mais a atenção do seu filho, lembre-se das cores preferidas dele.

Fonte: ecoportal.net
3

O xilofone é outro instrumento muito divertido e sem grandes complicações de construção. Em primeiro lugar deve ser feito com várias garrafas de vidro duro. Encha-as de água, cada uma com quantidades diferentes. Se quiser, coloque umas gotas de tinta de cores diferentes para dar um efeito mais divertido. Coloque-as todas juntas e use colheres de metal e madeira para lhe bater, o efeito muda e irá se surpreender.

Fonte: 3macarrons.com
4

Uma bateria pode ser construída usando caixas de vários materiais: madeira, papelão, lata e tudo o que lhe ocorrer. Amarre-as com uma fita adesiva e poderão fazer música usando talheres de madeira ou metal para obterem diferentes sons. No caso de usar cola, deve ser um adulto a fazê-lo.

Fonte: ecostreet.com
5

Um pandeiro é outro instrumento musical fácil de fazer em casa, mas neste caso deve estar sempre um adulto a supervisionar. Para fazê-lo irá precisar das cápsulas de garrafas, arame e alguma coisa redonda, como um tubos de papelão ou garrafas de plástico. Pegue a garrafa ou o tubo e corte duas circunferências. Agora, faça um buraco no centro de todas as cápsulas. Assim que furar todas deverá unir as cápsulas aos círculos de dois em dois, ou seja, pegue duas cápsulas, passe um pedaço de arame pelos buracos e cole as pontas do arame em cada círculo com fita adesiva. Deixe uns centímetros de separação entre ambas as circunferências.

6

Pode personalizar os seus instrumentos pintando-os com cores divertidas ou decorando ao seu gosto, assim conseguirá um efeito mais personalizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • É recomendável a supervisão e ajuda de um adulto.

Escrever comentário sobre Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças

7 comentários
A sua avaliação:
Tatiana Cruzz
Amei as dicas....vou tentar fazer com meu filho....obrigada
Nalda Maria Deziro Lino
Faço aula de música,e me encantei com a ideia.
MUITO LEGAL
Achei bem interessante e gostaria de aprender
nathalia
Deve ser descrito como se fazer cada um.
laiane
achei muito legal eu estava precisando fazer um trabalho da escola e eu achei só aqui oq eu queria ao certo #pronta_pra_fazer!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Laiane, ainda bem que podemos ajudar você :) Obrigada por comentar e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Sara
Hellen obrigada pelo comentário :) Valeu!
Usuário anônimo
Porque eu queria para fazer para meu irmao uma bateria

Fonte: paperblog.com
Fonte: ecoportal.net
Fonte: 3macarrons.com
Fonte: ecostreet.com
1 de 6

Voltar ao topo da página