Outros artesanatos

Como fazer um arco e flecha

Como fazer um arco e flecha

O arco e flecha era uma das armas usadas por toda a comunidade de índios que viviam no continente americano. Esta era a sua arma para se defenderem dos invasores e tribos rivais e ao mesmo tempo trazerem comida para casa. Apesar de ser uma arte indígena qualquer pessoa com um pouco de perícia e paciência pode fazer um arco e flecha. Continue a ler este artigo de umComo.com.br e aprenda como fazer um arco e flecha.

Vai precisar de:
  • 1 vara de madeira flexível com 1,5 metros (de preferência salgueiro ou olmo)
  • Varas mais pequenas para fazer as flechas
  • Corda
  • Faca
  • Penas
Também lhe pode interessar: Como fazer um pompom de lã
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é arranjar uma boa vara para fazer o arco. Nem todas as madeiras são boas para fazer um arco, a madeira de pinheiro e todas as madeiras mais rígidas não são boas para fazer um arco. Deve optar por uma madeira flexível mas ao mesmo tempo resistente, ou seja, uma madeira que não quebre ao primeiro esticão. As madeiras ideais para fazer um arco são a madeira de olmo, salgueiro, caso não tenha acesso a este tipo de madeira opte por uma madeira flexível, confirme a flexibilidade da madeira vergando a vara com as suas mãos.

2

Depois de escolhido o tipo de madeira, pegue uma vara com aproximadamente 1,5 metros (pode ser ligeiramente maior). Em seguida terá que fazer um entalhe em cada uma das extremidades da vara, esse entalhe é o que irá permitir fixar e prender a corda. A profundidade do corte nas extremidades deve ser suficiente para aguentar a corda, mas ao mesmo tempo não deve ser muito profundo para não rachar a vara ao meio. Faça um entalhe com cerca de 2 cm em cada extremidade da vara.

3

Em seguida vem uma das etapas mais difíceis, prender a corda no arco. A corda deverá ser um pouco mais curta que o arco ou do mesmo tamanho, uma vez que deverá dar várias voltas com a corda na extremidade da vara para a mesma ficar bem presa. Ora então, comece por prender a corda numa das extremidades da vara, passe a corda pelo entalhe e dê várias voltas para prender bem a corda. Faça o mesmo com a outra extremidade, deverá criar um arco, esse arco será criado pela força que a corda faz em cada uma das extremidades. Ate bem a corda nas duas extremidades.

4

O arco já está feito, agora as flechas. Para fazer as flechas só tem que aguçar uma vara numa ponta (também de madeira) e prender as penas na outra ponta. Este é um processo que envolve alguma paciência, deverá fixar bem as penas, uma vez que são elas que vão direcionar a flecha. Recomendamos que coloque três penas do mesmo tamanho na ponta da vara, todas à mesma distância entre si.

5

Já está! Já tem o seu arco e flecha, agora pode experimentá-lo e testar a sua pontaria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um arco e flecha, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
juh
eu n entendi muito n.
jao
O material indicado tambem e amburana ,bambu,as flechas podem ser feitas de varas de pesca de bambu e nao e nessesario pennas de ave podem ser feitas de eva
Vanessa
Que tipo de corda deve ser usada?
Gabriel
No meu arco eu usei linha de pesca
wagner zaghi
eu estou apremdedo faser arco de madeira mas eu queria mias estrusoes
vinicius
Se eu não achar essas madeiras citadas nas instruçoes qual modelo devo achar ??????
Como fazer um arco e flecha