Fazer velas perfumadas

Como fazer velas aromáticas em casa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer velas aromáticas em casa
Imagem: pinterest.com

As velas feitas de modo artesanal estão na moda e fazê-las você mesmo é muito simples. Animado com esta ideia e disposto a converter-se em um artesão? Pois tome nota, porque em umComo.com.br ensinamos você como fazer velas aromáticas em casa que poderá utilizar para enfeitar a sua casa ou oferecer aos seus amigos.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma vela durar mais

Passos a seguir:

1

Para fazer velas caseiras aromatizadas deve saber que todos os materiais se encontram com facilidade em lojas de artesanato, farmácias e lojas especializadas. No entanto, com um pouco de imaginação você também pode utilizar as coisas que tiver em casa para deixar ainda mais econômica a elaboração de suas velas artesanais.

2

Como regra geral, para fazer velas aromáticas vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 forma para fazer velas (pode reciclar latas, panelinhas, cascas de coco...);
  • Ácido esteárico em flocos;
  • Parafina;
  • Pigmento corante para cera e parafina;
  • Essência aromatizante;
  • Pavio;
  • Desmoldante mineral de parafina (pode substituí-lo por óleo);
  • Termômetro para medir a temperatura da parafina.
3

Antes de começar certifique-se de estar em um ambiente ventilado. Coloque uma panela velha no fogo com a parafina, uma de 65º será ótima e significa que derrete a essa temperatura, e o ácido esteárico ou estearina, em uma proporção de 7 partes de parafina e 3 partes de estearina.

4

Deixe derreter ambos os componentes para fazer velas artesanais, mas retire do fogo antes de estarem completamente dissolvidos, pois derreterão com o calor residual. Ao evitar esquentar em excesso minimizamos o risco de possíveis acidentes por incêndio do composto submetido a uma temperatura muito alta. A propósito, este é o momento de incorporar a essência que mais gostar para as suas velas perfumadas, bem como o pigmento que tiver escolhido para colorir.

5

Coloque um pouco de desmoldante ou óleo em um pedaço de papel ou tecido e unte com isso o interior da forma para as velas aromáticas. Lembre-se que, como são feitas em casa, também pode utilizar as suas próprias formas, basta fazer um furinho no fundo para passar o pavio ou estopim e nos assegurar de selá-lo para que não saia o líquido quando o colocar dentro, para isso bastará um pouquinho de argila.

6

Colocamos o pavio pelo furinho e o retiramos pela boca da forma. Mantenha o pavio reto, para isso pode usar algum truque, como prendê-lo na borda da forma com um pregador de roupa ou algo similar.

Como fazer velas aromáticas em casa - Passo 6
7

Espere que a parafina esteja a uns 85ºC e verta o composto líquido nas formas, muito devagar, com cuidado para que os estopins fiquem por fora. Deixe esfriar. Deve ter em conta que se a vela caseira for muito grossa, demorará mais a esfriar e a ficar completamente sólida. É apenas uma questão de paciência, porque às vezes terá que deixar passar um dia todo para que o produto esteja pronto e possa começar a desmoldá-lo.

8

O último passo é tirar a vela artesanal da forma. Para isto, não deve ser necessário um grande esforço já que, graças ao óleo que passamos, sairá facilmente. Agora que você aprendeu como fazer velas aromáticas em casa o limite é a sua imaginação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer velas aromáticas em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pinterest.com
1 de 2
Como fazer velas aromáticas em casa