Fazer velas de cera de abelha

Como fazer velas artesanais

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer velas artesanais

As velas são objetos muito comuns em todos os lares, seja como decoração ou como iluminação. Existe uma infinidade de tipos e desenhos no mercado, mas você pode conseguir suas próprias velas personalizadas se você mesmo as fizer em sua casa. Você precisará de poucos materiais e será uma tarefa muito entretida; você deverá apenas seguir estes passos de umComo sobre como fazer velas artesanais.

Vai precisar de:

  • Cera de abelha
  • Caçarola
  • Espátula de madeira
  • Pavio
  • Corante e essências aromáticas
  • Moldes para velas ou recipientes
  • Papel de alumínio
  • Óleo
Também lhe pode interessar: Como fazer velas de gel

Passos a seguir:

1

Como é evidente, para elaborar as velas artesanais, você precisará de cera de abelhas que poderá comprar em lojas de trabalhos manuais, farmácias, shoppings...

2

Quando já tiver a cera, a primeira coisa que você deverá fazer é aquecê-la numa caçarola (que você não vá mais usar para cozinhar) ou outro recipiente que possa ir ao fogo.

3

Vá mexendo a cera com uma espátula de madeira para que ela derreta toda por igual e fique atento para a cera não ficar quente demais e ferver.

4

Retire a caçarola do fogo e adicione o corante da cor que você mais gostar ; se você quiser fazer velas de diferentes cores, deverá usar recipientes diferentes para a cera.

5

Você também pode adicionar óleos essenciais ou perfumes que darão cheiro às suas velas artesanais.

6

Tenha um molde preparado para dar forma às velas caseiras. Você pode comprar moldes específicos para esta tarefa, ou usar um recipiente da medida e forma que você quiser e cobri-lo com papel de alumínio para depois poder retirá-la sem que fique grudada.

7

De qualquer maneira, tanto se você usar um molde para velas quanto qualquer outro recipiente, você deverá untá-lo com um pouco de óleo para que a vela não grude e você possa tirá-la facilmente.

8

Quanto ao pavio, você deverá colocá-lo no centro do molde. Para segurá-la sem se queimar quando colocar a cera, você pode amarrá-la em um lápis e colocá-lo em cima do recipiente.

9

A seguir, você deverá derramar a cera ainda quente nos recipientes que servem de molde e esperar que fique sólida.

10

Quando chegar neste ponto, você pode acrescentar motivos decorativos às suas velas artesanais: purpurina, flores, folhas secas... O que passar pela sua cabeça, seja criativo!

11

Depois de algumas horas, a cera terá endurecido e você já poderá desenformar cuidadosamente as velas feitas por você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer velas artesanais, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer velas artesanais