Bandas de Rock

As melhores bandas de rock

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 26 julho 2022
As melhores bandas de rock

O rock, que começou em meados do século 20, revolucionou completamente o cenário musical e se tornou o grande ponto de referência para o surgimento de uma enorme variedade de tendências culturais. Embora em seu início fosse popular principalmente entre o público jovem, com o passar dos anos tornou-se um modo de vida para diferentes grupos sociais.

O rock transcendeu a música e se tornou um movimento cultural que ultrapassa a linguagem e as fronteiras ideológicas. É por isso que os fãs deste estilo musical estão constantemente debatendo quais são as melhores bandas de rock, com base em sua influência, sucesso comercial e no legado que deixam na música. Para descobri-las, no unCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Nomes para bandas

Índice

  1. Os Beatles
  2. Queen
  3. Led Zeppelin
  4. Pink Floyd
  5. The Who
  6. The Rolling Stones
  7. U2
  8. Metallica
  9. Radiohead
  10. The Beach Boys
Ver mais >>

Os Beatles

Para muitos fãs de rock, Os Beatles é a banda de maior sucesso no mundo e, por isso, a primeira da nossa lista sobre as melhores bandas de rock. Foi fundada em 1960 por quatro cantores de Liverpool: Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Suas bases musicais se encontram no skiffle: com o rock and roll em seu auge, os Beatles revolucionaram a indústria musical e o rock.

Eles também lançaram as bases para o que é conhecido hoje como música pop. Os mais de um bilhão de discos vendidos em todo o mundo é uma de suas maiores conquistas como uma banda de rock lendária.

As melhores bandas de rock - Os Beatles

Queen

Queen foi formada em Londres em 1970 por Freddy Mercury, Roger Taylor, Brian May e John Deacon. A banda tinha uma grande diversidade musical, incorporando elementos de glam rock, rock progressivo, heavy metal, ópera e até mesmo gospel. Eles passaram a criar algumas das melodias mais tocadas do gênero.

Eles foram influenciados por artistas como Jimi Hendrix, Elvis Presley e bandas como The Who e Os Beatles. No Reino Unido eles tiveram um sucesso imediato e fizeram um grande avanço internacional com seu quarto álbum, A Night at the Opera, especialmente com sua canção Bohemian Rhapsody. Esta canção foi escrita e interpretada por Freddie Mercury em 1975.

Mercury morreu em 1991, aos 45 anos, após uma longa batalha contra a AIDS.

As melhores bandas de rock - Queen

Led Zeppelin

A Led Zeppelin foi fundada em 1968 e é considerada a grande expressão britânica do hard rock. Graças à voz de Robert Plant e à guitarra de Jimmy Page tocando, eles se tornaram a melhor banda dos anos 70, vendendo mais de 250 milhões de álbuns até hoje. Na verdade, eles foram admitidos no Rock Hall da Fama em 1995.

Stairway to Heaven, talvez seu maior sucesso, foi eleito o melhor solo de guitarra da história do rock pelos leitores da Guitar World Magazine. Também foi incluído no quarto trabalho de estúdio da banda em 1971, conhecido como álbum sem título (literalmente, já que não tinha título) junto com outros sucessos como Rock and Roll e Black Dog.

As melhores bandas de rock - Led Zeppelin

Pink Floyd

Formada em 1965 por estudantes londrinos, concretamente Nick Mason, Richard Wright, Roger Waters e Syd Barrett (substituído em 1968 por David Gilmour), Pink Floyd é considerada uma das precursoras do rock psicodélico e progressivo.

A popularidade da banda de rock estava aumentando no final dos anos 60 no cenário underground londrino. Influenciado por grandes artistas como The Edge e David Bowie e bandas como Marillion e Radiohead, é um dos grupos de rock de maior sucesso comercial, tendo vendido mais de 250 milhões de discos em todo o mundo.

As melhores bandas de rock - Pink Floyd

The Who

Esta é outra das maiores bandas de rock britânicas. É considerada um dos ícones do século XX com Roger Daltrey como referência, John Entwistle, Pete Townshend e Keith Moon. Conhecidos desde 1961 como The Detours, eles mudaram o nome em 1964 para The Who.

My Generation, o primeiro álbum de estúdio da banda em 1965, é considerado um dos álbuns mais destacados da história do rock.

As melhores bandas de rock - The Who

The Rolling Stones

Os Rolling Stones nasceram como banda em 1962 em Londres, formada por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Bill Wyman e Brian Jones. Eles lançaram as bases do rock contemporâneo graças a sua combinação de rock, blues e R&B.

Ela é considerada uma das bandas mais duradouras e influentes da história do rock. Sympathy for the devil ou Satisfaction são alguns de seus mais famosos sucessos, tocando em todos os cantos do planeta sem perder sua relevância. Eles lançaram mais de 25 álbuns de estúdio e estima-se que tenham vendido mais de 200 milhões de discos em todo o mundo.

As melhores bandas de rock - The Rolling Stones

U2

Esta banda original da Irlanda nasceu em 1976 e foi formada por Paul David Hewson, seu vocalista principal, mais conhecido como Bono, Adam Clayton, Dave Howell Evans (The Edge) e Larry Mullen Jr. U2. As produções da banda vão do pop ao gospel, com matizes de eletrônica, embora seja uma banda de rock alternativa.

O álbum The Joshua Tree, lançado em 1987, com sucessos como I Still Haven't Found What I'm Looking For e With or Without You, é o álbum que lançou o U2 ao estrelato, apesar de seus sucessos comerciais anteriores.

As melhores bandas de rock - U2

Metallica

Considerada uma das melhores bandas de rock, a Metallica foi formada em 1981 em Los Angeles por James Hetfiel e Lars Ulrich. Mais tarde, Ron McGovney e Dave Mustaine juntaram-se à banda. Apesar de se definirem como uma banda de thrash metal, com o tempo eles evoluíram para o hard rock com uma série de sons mais arranjados, mas sem perder sua essência influenciada por Kiss, Black Sabbath ou Diamond Head.

Metallica é considerada uma das 4 grandes bandas de thrash metal junto com Slayer, Megadeth e Antrhax. Eles estão no Hall da Fama do Rock and Roll desde 2009 e já venderam mais de 120 milhões de discos.

As melhores bandas de rock - Metallica

Radiohead

Thom Yorke, Ed O'Brien, Jonny Greenwood, Phil Selwaya e Colin Greenwood formaram a Radiohead em 1985 na Inglaterra. Inicialmente foram influenciados pela música de bandas britânicas de formações tão diversas como o pós-punk da Joy Division e o rock progressivo do Pink Floyd.

Mais tarde, eles incorporaram a música eletrônica convencional em seus discos, obtendo assim uma corrente de rock alternativo e art rock. Eles alcançaram fama internacional graças ao Ok Computer, seu terceiro álbum lançado em 1997.

As melhores bandas de rock - Radiohead

The Beach Boys

É uma das bandas mais influentes da era do rock. Foi formada em 1961 na Califórnia pelos irmãos Wilson Carl, Brian e Dennis e seus primos Mike Love e Al Jardine. Eles também foram pioneiros da música pop, extraindo influências do rock and roll e do jazz.

Os Beach Boys criaram seu próprio estilo com harmonias vocais e um tema de surf do sul da Califórnia. Eles obtiveram sucesso com o lançamento de Surfin' USA em 1963: na época, era o número dois nas paradas musicais dos EUA.

Se você gostou deste artigo sobre as melhores bandas de rock, recomendamos que leia também: Tipos de gêneros musicais. E se você está pensando em criar a sua própria banda e ainda não tem um nome para ela, leia o nosso artigo sobre Nomes para bandas.

As melhores bandas de rock - The Beach Boys

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores bandas de rock, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
As melhores bandas de rock