Papel antigo

Como envelhecer uma folha de papel

Como envelhecer uma folha de papel

Seja quando vamos preparar uma gincana ou atividade arqueológica com um mapa do tesouro, um folheto publicitário ou um bonito quadro decorativo, utilizar um papel antigo é algo que dá um charme a mais e fará com que tudo mais bonito e real. As técnicas para o conseguir envelhecer papel de forma artificial são bem simples e podem ser feitas em apenas alguns minutos em sua própria casa, sendo que, além de pouco tempo, também não custarão muito dinheiro ou materiais. Neste post do umCOMO explicamos como envelhecer uma folha de papel. Com os seguintes truques, você conseguirá dar um toque e uma aparência antiga que fará parecer um autêntico papel velho e tirar todo o proveito dessa relíquia tão bonita. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como fazer papel reciclado

Índice

  1. Como envelhecer papel com café
  2. Como envelhecer papel com chá
  3. Como envelhecer papel com fogo
  4. Como envelhecer papel com betume

Como envelhecer papel com café

O café é um conhecido tonalizante não apenas de papel como também de roupas, afinal, seu corante natural impregna facilmente sendo difícil de remover até quando sujamos algo acidentalmente. Para envelhecer um papel, pode realizar a técnica do solvente, utilizando então o café como solvente. Escolha a origem do pigmento segundo a tonalidade que quiser dar ao seu papel antigo, sendo que, com o café, você obterá o tom mais escuro. Para criar aparência de folha envelhecida em um pedaço de papel, siga o passo a passo abaixo:

  1. Prepare o seu solvente dissolvendo café em água. É possível utilizar café comum fazê-lo forte como se fosse beber ou então utilizar café solúvel, o resultado será o mesmo;
  2. Enquanto prepara o seu solvente, coloque a folha de papel que deseja envelhecer no forno por alguns minutos e à temperatura mais baixa possível. Com este passo, conseguirá dar uma textura rugosa ao papel, que passará a parecer que possui muitos anos;
  3. Após retirar o papel rugoso do forno, você deverá verter o solvente sobre ele para conseguir uma aparência envelhecida. O nosso conselho é que verta o solvente na bandeja do forno onde se encontra o papel e não diretamente sobre ele. A intenção é criar uma espécie de piscina sob a folha para que esta absorva lentamente e ao seu ritmo todo o pigmento;
  4. Deixe que o papel absorva a tinta durante, pelo menos, cinco minutos. Após este tempo, retire o excesso de café da bandeja e pré-aqueça o forno a uns 90ºC. Antes de voltar a "assar" o papel, pode dar mais alguns toques para que a aparência de idade seja maior, rasgue alguns cantos, faça alguma dobra ou pressione um garfo sobre ele para que deixe algumas marcas. Ficará bem mais real!

Quando tiver terminado de modificar o papel, coloque no forno - se possível a uma altura média - e deixe entre 5 e 7 minutos, aproximadamente. Vá controlando a folha e quando observar que as suas bordas começam a enrugar e a curvar, é hora de retirar a bandeja do forno. Deixe esfriar entre 10 e 15 minutos e já terá o seu papel envelhecido.

Veja como envelhecer papel com café no vídeo abaixo:

Como envelhecer papel com chá

Com o chá você conseguirá um tom médio, mais fraco do que com o de café mas ainda assim bastante visível e que te ajudará a causar o efeito de folha de papel antiga. Primeiramente, vale dizer que existem diversos tipos de chá e que, para conseguir uma boa tonalidade você deverá utilizar um chá preto.

Para saber como envelhecer papel com chá, leia o passo a passo abaixo:

  1. Prepare o chá por meio da infusão, fervendo água, desligando o fogo e inserindo os sachês de chá preto. Para deixá-lo bastante forte, utilize 3 sachês para cada xícara;
  2. Essa é a hora de aprender como envelhecer papel A4 no microondas, enquanto você espera a infusão do chá terminar, coloque o papel no microondas por 20 segundo e não mais do que isso pois correrá o risco de incendiá-lo;
  3. Assim que retirar o papel do microondas, molhe suas bordas com o chá e, no seu interior, respingue cuidadosamente o chá de forma que as bostas ficarão mais marcadas do que o centro. Essa técnica deixará o papel com uma aparência mais real de folha antiga, afinal, o papel não envelhece igualmente em todas suas partes;
  4. Deixe que o papel seque e, se necessário, repita o processo para intensificar a cor. Também é possível retornar com o papel ao microondas caso queira queimá-lo mais um pouco.

Além do chá preto, você poderá utilizar algum outro chá que já tenha em casa, entretanto, evite chás muito claros ou com tons rosados ou alaranjados pois acabarão tingindo o papel de cor errada e não terão o efeito desejado. Outra opção é utilizar o suco de laranja pois irá oxidar e tornar o papel amarronzado como uma folha envelhecida pelo tempo.

Importante: se você quer saber como envelhecer papel impresso, tome cuidado com métodos que utilizem café e dê preferência a outros, afinal, o chá ou qualquer outra substância que contenha água poderão desbotar e borrar a tinta.

Como envelhecer uma folha de papel - Como envelhecer papel com chá

Como envelhecer papel com fogo

Para botar a técnica em prática, recomendamos que você tenha muito cuidado e que trabalhe sempre em um tanque ou em uma pia, assim, se o papel pegar fogo, será bem mais rápido de apagá-lo e resolver a situação sem danificar outros objetos e sem correr o risco de se queimar.

Esse procedimento deve ser sempre feito por um adulto e longe de objetos o substâncias inflamáveis. Veja como envelhecer cartolina ou outro papel utilizando o fogo:

  1. Pegue uma vela ou um isqueiro, evite fogos maiores como o de boca de fogão para conseguir queimar o papel pouco a pouco e também para conseguir controlar a situação mais facilmente caso tudo saia um pouco de controle;
  2. Com cuidado, queime apenas as bordas do papel pouco a pouco a vá soprando para apagar e não queimar mais do que gostaria;
  3. Assim que terminar de queimar toda a borda do papel, você conseguirá uma aparência antiga e escura, além de ser essa uma forma muito divertida de envelhecer papel. Experimente com cuidado. Você vai se surpreender com o resultado!

Vai fazer uma caça aos tesouros e está disposto a fazer o possível para tornar o jogo bastante real? Veja como fazer um pergaminho e coloque os jogadores num verdadeiro mundo de piratas.

Como envelhecer papel com betume

Existem outros truques fáceis com os quais você pode dar uma aparência velha a uma folha de papel, dentre os mais comuns destaca-se, o uso da pintura, onde também poderá utilizar chá ou café, mas neste caso pintará o papel utilizando uma escova ou um pincel velho. O primeiro passo para isso é escolher a tintura, sendo uma ótima escolha nesse caso o betume, um material mineral viscoso muito utilizado para envelhecer madeira e que também pode ser usado quando queremos saber como fazer papel envelhecido.

Para usar betume com esse fim, siga os seguintes passos:

  1. Compre um potinho de betume em uma papelaria ou em loja de construção;
  2. Coloque o papel a ser envelhecido em algum suporte que possa ser manchado ou que não absorva tinta;
  3. pequenos toques com o pigmento e, depois, deixe secar o papel completamente.
  4. Você observará que nele aparecerão algumas manchas amareladas ou marrom (dependendo da marca do betume que utilizar). Em apenas alguns minutos, terá dado um toque antigo a um papel que antes era completamente branco.

Além do betume, é possível utilizar tintas em cor marrom feitas à base de água. Se utilizar tintas, misture-as com mais água para que sejam dissolvidas e para que deem um tom suave e natural no papel que faça parecer realmente um papel envelhecido.

Por ter um pigmento de cor escura também usado para tingir madeira, o betuma pode ser o material ideia na hora de escolhermos o método de como envelhecer papel pardo.

Veja também: Como reutilizar rolos de papel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como envelhecer uma folha de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Se realizar o truque da chama, lembre-se de não colocar a folha de papel diretamente sobre o fogo, pois só conseguirá queimá-lo e pode provocar um incêndio.
  • Para queimar o papel só deverá usar o calor da chama, colocando a folha a uma distância prudente.

Vídeos relacionados com Como envelhecer uma folha de papel

1 de 3
Vídeos relacionados com Como envelhecer uma folha de papel

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Margarete de Souza Araújo Batista
Preciso envelhecer partituras, que tipo de técnica usar pra não danificar a originalidade da partitura?
1 de 2
Como envelhecer uma folha de papel