Reciclar papel

Como reciclar bituca de cigarro

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como reciclar bituca de cigarro
Imagem: seanet.com

Sabemos quais são os malefícios do cigarro para a saúde do corpo humano, no entanto, o cigarro e a sua bituca podem também representar um mal para o meio em que vivemos. As bitucas, mesmo que pequenas e aparentemente inofensivas para o meio ambiente, basta dar um passeio pela cidade que as vemos em montes jogadas pela rua, que se acumulam e podem parar em bueiros, causando enchentes em casos de chuva. Sem dizer que quando jogadas acesas, podem causar incêndios, ou ainda levar à morte para um animal que ingeri-la, o que pode acontecer num dos 5 anos que ela leva para se decompor.

Por estes motivos, não só pela "saúde" do meio ambiente, mas também pela beleza; porque calçada limpa é cidade bonita, umComo te ensina como reciclar bitucas de cigarro.

Também lhe pode interessar: Como reciclar sabão

Passos a seguir:

1

Nem sempre, e quem fuma sabe, há um cinzeiro por perto para jogar a sua bituca, e quando estamos andando pela rua, indo para o trabalho, escola, universidade ou para casa, acaba-se jogando o cigarro na rua mesmo; mas é este hábito que deve ser corrigido.

2

Quando descartadas no local devido, como os cinzeiros e lixeiras corretoras, as bitucas podem ser recicladas e reutilizadas, como por exemplo, para a fabricação de insumos e adubos. Isto também depende um pouco da administração da cidade local e de alguns estabelecimentos, que instalam estas lixeiras pelas ruas ou próximas às portas dos estabelecimentos. Mas o que você pode fazer, é ao menos em casa, dar um fim devido para as bitucas.

3

Além da produção de adubo, também é possível fazer folhas de papel através da reciclagem da bituca de cigarro. Com 300 unidades delas, produz-se até 7 folhas de papel no tamanho A4, o que pode parecer pouco, mas se você soubesse a quantidade de bitucas jogadas e espalhadas pelas calçadas, ruas e estradas...

4

É possível reciclar muito mais bitucas do que reciclamos, exemplo disso é o filtro biodegradável, desenvolvido pela empresa Greenbutts: bitucas feitas a partir de linho, algodão orgânico e até mesmo fibra de cânhamo, e não polui o solo em seu processo de decomposição. Além disso, elas também possuem sementes de algumas plantas e flores, que podem brotar quando em contato com o solo. O cigarro, em si, continua fazendo mal à sua saúde, mas ao menos reduz drasticamente o dano causado ao meio ambiente.

No entanto, estas novas bitucas estão disponíveis apenas em alguns poucos locais da Europa, e podem demorar a tornarem-se usuais em todo o mundo.

Como reciclar bituca de cigarro - Passo 4
Imagem: furiamag.com
5

Mas, para você que não sabe o que fazer com as suas bitucas na rua, e também não pode guardá-las, já que o cheiro que fica na bolsa, mochila, roupa, é insuportável; mesmo quando a colocamos num saquinho. A verdade é que existe um meio de guardar estas bitucas sem que elas produzam cheiro, e quando surgir a oportunidade, você pode jogá-las num ponto de reciclagem.

Por acaso você já viu aqueles tubos de plástico com bico rosqueável, usados para guardar temperos, vendidos em ervarias e outras lojas de produtos naturais? Eles são utilizados para este fim justamente porque impedem que o cheiro se espalhe. Eles são baratos e podem ser utilizados para guardar as suas bitucas, até que você encontre o local certo para despejá-las. Veja também:

Como reciclar bituca de cigarro - Passo 5
Imagem: ondepossoajudar.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reciclar bituca de cigarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: seanet.com
Imagem: furiamag.com
Imagem: ondepossoajudar.com.br
1 de 3
Como reciclar bituca de cigarro