Partilhar

Como fazer sacolas de papel

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer sacolas de papel
Imagem: oartesanato.com

As sacolas de papel são um boa alternativa aos papéis de embrulho na hora de oferecer presentes, quer seja no Natal, em aniversários, batizados ou em outras datas importantes. A vantagem é que não revelam o seu conteúdo interior por não moldarem a forma deste e ainda serem práticas de transportar: são embrulho e sacola num só. No entanto as sacolas que encontramos à venda têm geralmente preços excessivos, pelo que a solução passa por fazer as nossas próprias sacolas de forma artesanal e simples. Para descobrir como fazer sacolas de papel, continue lendo este artigo de umComo.com.br!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma sacola de Halloween
Passos a seguir:
1

Comece por reunir uma folha de sulfite, papel cartão ou papel scrapbook na medida pretendida para a sacola. Por exemplo, uma folha A4 dará para uma sacola de, mais ou menos, 11cm x 8cm x 3cm. Pode escolher a cor da sacola em função de quem se destina ou de acordo com a decoração que pretender fazer dela mais tarde.

Como fazer sacolas de papel - Passo 1
Imagem: justlia.com.br
2

Estenda a folha na horizontal sobre uma superfície plana e dobre-a a metade. Abra-a e dobre o lado esquerdo e o lado direito para o centro, de forma a coincidir com a marca que criou quando dobrou a folha a metade, e tal como mostrado no esquema ao lado.

Como fazer sacolas de papel - Passo 2
3

Cole uma tira de durex sobre todo o comprimento das abas que acabou de unir, de forma a segurá-las. No esquema ao lado a tira de durex aparece representada a azul.

Como fazer sacolas de papel - Passo 3
4

Dobre para dentro uma das laterais abertas, na medida de 4 cm. Esta medida serve para uma folha de formato A4, no entanto, se a sua for maior, a dobra terá de ser maior também pois ela servirá de fundo da sacola.

Como fazer sacolas de papel - Passo 4
5

Em seguida abra essa dobra e pressione-a de forma a que ela vinque, formando nos cantos um triângulo, como mostrado na imagem ao lado.

Como fazer sacolas de papel - Passo 5
Imagem: artesanatoquefaz.blogspot.pt
6

Agora pegue em uma das bordas horizontais e dobre-a para o meio, de forma a coincidir com este, como mostrado na imagem ao lado. Faça o mesmo com a outra borda e passe durex sobre elas, para que se mantenham unidas.

Como fazer sacolas de papel - Passo 6
Imagem: artesanatoquefaz.blogspot.pt
7

O aspeto após os passos acima deverá ser igual ao mostrado na imagem ao lado, e o fundo da sacola estará agora fechado.

Como fazer sacolas de papel - Passo 7
Imagem: artesanatoquefaz.blogspot.pt
8

Em seguida colocaremos as alças da sacola. Abra dois orifícios de cada lado do topo da sacola (que será a parte aberta) com um furador, e passe neles uma fita de cetim ou de outro material. O resultado será semelhante ao da imagem ao lado. Se não pretender alças, depois de colocar o conteúdo no interior da sacola, pode simplesmente dar uma dobra na extremidade aberta e fechá-la com durex ou com um grampeador.

Como fazer sacolas de papel - Passo 8
Imagem: viladoartesao.com.br
9

No final, se achar que a sacola está simples demais, pode decorar a sacola pintando-a ou colando nela diversos elementos como botões, fita de cetim, papel rendado, formas recortadas em EVA, etc.

Como fazer sacolas de papel - Passo 9
Imagem: tianildaartes.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sacolas de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer sacolas de papel

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer sacolas de papel
Imagem: oartesanato.com
Imagem: justlia.com.br
Imagem: artesanatoquefaz.blogspot.pt
Imagem: artesanatoquefaz.blogspot.pt
Imagem: artesanatoquefaz.blogspot.pt
Imagem: viladoartesao.com.br
Imagem: tianildaartes.blogspot.pt
1 de 10
Como fazer sacolas de papel

Voltar ao topo da página