Como fazer sacolas de papel
As sacolas de papel são um boa alternativa aos papéis de embrulho na hora de oferecer presentes, quer seja no Natal, em aniversários, batizados ou em outras datas importantes. A vantagem é que não revelam o seu conteúdo interior por não moldarem a forma deste e ainda serem práticas de transportar: são embrulho e sacola num só. No entanto as sacolas que encontramos à venda têm geralmente preços excessivos, pelo que a solução passa por fazer as nossas próprias sacolas de forma artesanal e simples. Para descobrir como fazer sacolas de papel, continue lendo este artigo de umComo.com.br!
Vai precisar de:
- Folha de sulfite, papel cartão ou papel scrapbook
- Fita durex
- Fita para a alça
- Furador
- Elementos decorativos (opcional)
Passos a seguir:
Comece por reunir uma folha de sulfite, papel cartão ou papel scrapbook na medida pretendida para a sacola. Por exemplo, uma folha A4 dará para uma sacola de, mais ou menos, 11cm x 8cm x 3cm. Pode escolher a cor da sacola em função de quem se destina ou de acordo com a decoração que pretender fazer dela mais tarde.
Estenda a folha na horizontal sobre uma superfície plana e dobre-a a metade. Abra-a e dobre o lado esquerdo e o lado direito para o centro, de forma a coincidir com a marca que criou quando dobrou a folha a metade, e tal como mostrado no esquema ao lado.
Cole uma tira de durex sobre todo o comprimento das abas que acabou de unir, de forma a segurá-las. No esquema ao lado a tira de durex aparece representada a azul.
Dobre para dentro uma das laterais abertas, na medida de 4 cm. Esta medida serve para uma folha de formato A4, no entanto, se a sua for maior, a dobra terá de ser maior também pois ela servirá de fundo da sacola.
Em seguida abra essa dobra e pressione-a de forma a que ela vinque, formando nos cantos um triângulo, como mostrado na imagem ao lado.
Agora pegue em uma das bordas horizontais e dobre-a para o meio, de forma a coincidir com este, como mostrado na imagem ao lado. Faça o mesmo com a outra borda e passe durex sobre elas, para que se mantenham unidas.
O aspeto após os passos acima deverá ser igual ao mostrado na imagem ao lado, e o fundo da sacola estará agora fechado.
Em seguida colocaremos as alças da sacola. Abra dois orifícios de cada lado do topo da sacola (que será a parte aberta) com um furador, e passe neles uma fita de cetim ou de outro material. O resultado será semelhante ao da imagem ao lado. Se não pretender alças, depois de colocar o conteúdo no interior da sacola, pode simplesmente dar uma dobra na extremidade aberta e fechá-la com durex ou com um grampeador.
No final, se achar que a sacola está simples demais, pode decorar a sacola pintando-a ou colando nela diversos elementos como botões, fita de cetim, papel rendado, formas recortadas em EVA, etc.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sacolas de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.