Joias de prata

Como limpar corrente de prata

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 18 março 2021
Como limpar corrente de prata

As joias de prata são acessórios muito populares pela sua alta durabilidade, variedade de designs que o produto permite e os preços mais convidativos do que os das joias de ouro. Como qualquer adorno, esse metal necessita cuidados especiais pois tem uma tendência a escurecer. Essa oxidação é resultado de um processo químico do metal da prata em contato com a pele e substâncias presentes no ar. As correntes costumam ser mais delicadas e exigem um cuidado especial. Para te ajudar, o umCOMO ensina como limpar corrente de prata.

Vai precisar de:
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água
  • Papel alumínio
  • Tigela grande
  • Vinagre branco (opcional)
Também lhe pode interessar: Como limpar pulseira de prata
Passos a seguir:
1

Há quem recomende limpar corrente de prata esfregando pasta de dente ou uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Essa solução funciona, entretanto, não é indicada já que pode quebrar e riscar as correntes de prata, já que elas são acessórios mais delicados. A técnica ensinada pelo umCOMO consiste em usar o bicarbonato de sódio de uma maneira que não oferece riscos à sua joina.

Para começar, coloque 1 litro de água para ferver e separe um recipiente que comporte toda essa água. Já deixe um pedacinho de papel alumínio no fundo da vasilha.

Como limpar corrente de prata - Passo 1
2

Assim que a água começar a borbulhar, transfira para o recipiente, acrescente as 3 colheres de bicarbonato de sódio e então coloque a sua corrente de prata. Deixe-a imersa por 5 minutos.

Dica: existe a opção de adicionar vinagre branco a essa mistura. Isso deve dar um brilho extra à sua corrente de prata. Se você quer adicionar vinagre branco, acrescente meia xícara (chá) de vinagre branco depois que a água começar a borbulhar.

3

Retire a corrente, com cuidado para não se queimar, enxágue com água corrente e seque com um pano limpo.

4

Se você realizou o processo de limpar corrente de prata corretamente, a essa altura a sua joia já deve ter a cor original de volta. Mas, para dar um brilho extra, é possível polir a corrente de prata. Para isso, existem produtos específicos para polir prata.

A embalagem deve vir com as instruções de uso. De qualquer forma, é importante que você utilize luvas de proteção. Na hora de aplicar o produto, passe-o com uma esponja limpa ou pano macio. Os movimentos devem ser sempre suaves e circulares e o enxágue com água morna. Seque com um pano limpo e macio.

5

Se após limpar corrente de prata você deseja impermeabilizá-la para que fique clara por mais tempo, existe a opção de dar um banho de ródio. Esse processo deve ser feito por algum artesão de prata ou joalheria e tem elementos com uma alta resistência a riscos, já que o ródio oferece uma camada extra de proteção contra a oxidação.

6

Com a sua corrente de prata já limpa, você pode seguir algumas dicas de utilização para que ela fique clara por mais tempo mesmo sem o banho de ródio. O cuidado básico para prevenir o escurecimento da corrente de prata é evitar usá-la quando você está mexendo com produtos de limpeza ou cosméticos - basicamente, produtos químicos.

7

Outra dica é tirar a corrente de prata sempre que for dormir e guardá-la enrolada em um pedaço de papel higiênico, assim as substâncias do suor, que influenciam no processo de oxidação, ficam menos tempo em contato com as suas joias.

Se for deixar guardada por mais tempo, armazene em um local arejado preferencialmente com o fundo de flanela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar corrente de prata, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como limpar corrente de prata