Partilhar

Como saber se um objeto é de prata original

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se um objeto é de prata original

A primeira coisa que devemos saber é que a prata fina é composta por 92,5% de prata e 7,5% de cobre, aproximadamente. No mercado existe uma grande quantidade de joias ou produtos que são prateados mas não são de prata, eles têm simplesmente a tonalidade da prata mas são na sua maioria metal ou aço e apresentam um banho leve de prata. Para saber se um objeto é de prata original existem uma série de fatores que deve comprovar e cujo resultado lhe dará a resposta. De seguida, em umComo damos-lhe algumas simples dicas que lhe ajudarão a determinar a veracidade da sua compra.

Também lhe pode interessar: Como limpar corrente de prata
Passos a seguir:
1

Uma das formas mais fiáveis de saber se um objeto é de prata é procurar pelo selo de garantia. Todos os produtos de prata original devem estar selados para garantir a qualidade do material, no caso do seu produto não ter essa marca é possível que não seja de prata ou pode querer dizer que o país do qual procede não tem a exigência de ter esta marca. Por tanto, como este passo não é 100% fiável, vamos proceder a mais verificações.

2

Outra forma de comprovar consiste em limpar o produto com um pano. Deve saber que quando a prata é verdadeira, ela deverá deixar algumas marcas pretas no pano uma vez que a exposição ao ar ou a outros químicos que podem estar no pano podem causar efeito no objeto e fazer com que surjam estas marcas escuras. Os objetos que são falsos não deixarão qualquer rastro.

3

Usar um imã é uma prova infalível que o fará descobrir se o objeto é de prata original. Deve saber que a prata é paramagnética, ou seja, os seus efeitos magnéticos não têm apenas força pelo que quando aproximar um imã, o objeto apenas o notará. Pelo contrário, se o que tiver for prata falsa, o objeto ficará aderido ao imã porque é feito de materiais metálicos.

Como saber se um objeto é de prata original - Passo 3
4

Outra forma de saber se algo é de prata é fazendo uma experiência mais fácil e eficiente. Trata-se de colocar um ovo a ferver em água e, quando estiver pronto, deverá parti-lo pela metade e esfregar a gema no objeto de prata. Observe se ele fica negro, se sim, é porque a prata é original. O motivo desta reação é porque o ovo é um alimento que tem aminoácidos de enxofre e, o enxofre, reage com a prata deixando-a de uma cor mais escura. Deve se ter em conta que quando um objeto prateado começa a ficar amarelo não significa que esteja a ficar com ferrugem, por isso é importante saber como limpar a prata para poder voltar a desfrutar do seu objeto como no primeiro dia.

5

Também pode colocar um pouco de gelo em cima da prata e observar a sua reação. Se vir que começa a derreter é porque o objeto é realmente de prata, se o gelo ficar igual é porque é falso. Tenha em conta que a prata tem uma condutividade térmica muito alta, pelo que a temperatura mudará e o gelo derreterá se o material for real.

Como saber se um objeto é de prata original - Passo 5
6

Se ainda assim ficou com dúvidas em relação à veracidade do seu objeto de prata, o melhor é ir a uma joalheria para que façam o teste químico. Neste teste é utilizado ácido nítrico para saber de imediato se é ou não de prata. Se o objeto não for de prata, este ficará com uma cor esverdeada devido ao seu conteúdo em cobre.

O mesmo acontece com o ouro, neste artigo de umComo damos-lhe conselhos para que comprove se uma joia é de ouro verdadeiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um objeto é de prata original, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como saber se um objeto é de prata original

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
pituquinhatata@hotmail.com
fiz o teste do gelo e ele derreteu rapidamente
Luana Fausto
Adorei as dicas, obrigada, tds bem fáceis.
jose gomes taveira
Com relação a condutividade peças apenas banhadas a prata reagem ao imã? Prata verdadeira não reage. Artigo nenhum fala sobre isso. grato pela informação.
Usuário anônimo
nao quero dicas mais faceis
Usuário anônimo
da onde que vou comprar um acido so para ver se er prata verdadeira, seja mais pratico amigo...
Uma nerd :)
Sei que é bem tarde para responde-lo mas, por a caso você leu completamente? Porque é sério, se você não achou o método do gelo um tanto prático demais... Desculpe mas você é bem ignorante.

Como saber se um objeto é de prata original
1 de 3
Como saber se um objeto é de prata original

Voltar ao topo da página