Outros Cinema

Melhores filmes baseados em fatos reais

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 março 2024
Melhores filmes baseados em fatos reais

Os melhores filmes baseados em fatos reais são A Lista de Schindler, A Fuga, Cidade de Deus, Dersu Uzala (O Caçador), Os bons companheiros, Roma, Cidade Aberta, A Grande Fuga, O Encouraçado Potemkin, Em Nome do Pai e A corda.

Os amantes do cinema contam com uma ampla variedade de gêneros para curtir os melhores filmes do telão. Histórias de amor, conflitos de guerra, dramas, comédias, terror ou ficção científica são algumas das mais prolíficas, como é o caso dos filmes baseados em acontecimentos reais. Muitas pessoas ficam bastante curiosas com esse tipo de filme ao saber que eles focam em histórias reais.

Essas histórias podem ser baseadas em muitos aspectos, como uma biografia pessoal, um evento histórico ou qualquer tema interessante para discutir. Os acontecimentos reais concentram o enredo do filme, mas a montagem cinematográfica os envolve em uma produção muito atrativa para o espectador. Para descobrir quais são os melhores filmes baseados em fatos reais, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Melhores filmes de aventura

Índice

  1. A Lista de Schindler
  2. A Fuga
  3. Cidade de Deus
  4. Dersu Uzala (O Caçador)
  5. Os bons companheiros
  6. Roma, Cidade Aberta
  7. A Grande Fuga
  8. O Encouraçado Potemkin
  9. Em Nome do Pai
  10. A corda
Ver mais >>

A Lista de Schindler

Steven Spielberg dirige este filme baseado na história de Oskar Schindler, um talentoso empresário alemão de relações públicas que tenta ganhar a simpatia dos nazistas para seu benefício pessoal. Após a invasão alemã da Polônia em 1939, Schindler obteve a propriedade de uma fábrica em Cracóvia graças às suas boas relações com altas instituições nazistas.

Nesta fábrica emprega centenas de trabalhadores judeus, aqueles que exploram e que fazem a empresa prosperar rapidamente graças ao gestor judeu Itzhak Stern. Mas à medida que a guerra avança, Schindler e Stern começam a perceber que os judeus contratados estão sendo salvos da morte quase certa no campo de concentração de Plaszóvia.

A Fuga

Jacques Becker é o diretor deste filme baseado na história de Manu, Jo, Roland e Vosselin. Os 4 dividem uma cela em La Santé, uma prisão francesa. Eles inventam um método para escapar da prisão, mas quando vão executá-lo, recebem um novo companheiro de cela e não sabem se contam sobre os planos ou não.

Melhores filmes baseados em fatos reais - A Fuga

Cidade de Deus

É uma história baseada em fatos reais que descreve o mundo do crime organizado em um subúrbio do Rio de Janeiro chamado Cidade de Deus, do final dos anos 60 ao início dos anos 80. Foi uma época em que a violência e o tráfico de drogas impuseram sua lei nas favelas brasileiras.

A trama tem como foco Buscapé, um menino sensível e tímido de 11 anos que observa as outras crianças duronas de seu bairro, suas brigas, roubos e confrontos diários com as autoridades policiais. Porém, ele sabe o que quer ser se conseguir sobreviver a essa vida: um fotógrafo.

Dersu Uzala (O Caçador)

O capitão Vladimir Arseniev e o destacamento que lidera devem realizar pesquisas geológicas nas florestas da taiga siberiana. O imenso território e o clima chuvoso fazem com que ele se perca. Condenado a viajar por uma terra selvagem, Vladimir conhece Dersu Uzala, um caçador nômade que tem domínio perfeito do território e sabe lidar com o mau tempo.

Dersu ensina a Vladimir o respeito pela natureza e a vida em harmonia com ela, uma lição que ele não esquecerá pelo resto da vida.

Melhores filmes baseados em fatos reais - Dersu Uzala (O Caçador)

Os bons companheiros

Henry Hill é filho de pai irlandês e mãe siciliana que mora no Brooklyn. Ele sente um grande fascínio pela vida dos bandidos de seu bairro, onde a maioria dos moradores são imigrantes. Paulo Cícero é o patriarca da família Paulina e atua como protetor do bairro.

Aos 13 anos, Henry deixa a escola e se junta a uma organização mafiosa como mensageiro. Logo, ele ganha a confiança dos chefes da organização, o que o permite subir na hierarquia.

Roma, Cidade Aberta

Em plena Segunda Guerra Mundial, com Roma ocupada pelo exército nazista, a Gestapo tenta prender Manfredi, engenheiro comunista que lidera o Comitê de Libertação Nacional. Na operação, Manfredi consegue escapar e pede ajuda a Francesco, um colega tipógrafo que em questão de dias se casará com Pina, sua namorada, viúva que tem um filho. Don Pietro, o pároco, também apoia esta causa e tenta colaborar com Manfredi e os partidários da resistência.

Melhores filmes baseados em fatos reais - Roma, Cidade Aberta

A Grande Fuga

John Sturges dirige este filme ambientado na Segunda Guerra Mundial. Um grupo de oficiais americanos e ingleses são prisioneiros em um campo de concentração nazista e planejam organizar uma fuga envolvendo 250 prisioneiros. Para executar o plano elaborado, eles começam a escavar três túneis.

O Encouraçado Potemkin

Filme baseado em fatos reais ocorridos em 1905 e que narra o esgotamento da tripulação do encouraçado Príncipe Potemkin de Táurida devido ao tratamento injusto e humilhante recebido dos oficiais. A carne podre que querem que os marinheiros comam é o gatilho da situação. Com o motim da tripulação, começa a trilha revolucionária por Odessa e pela Rússia.

Melhores filmes baseados em fatos reais - O Encouraçado Potemkin

Em Nome do Pai

Filme ambientado nos anos 70 em Belfast. Gerry é um bandido que não faz nada de útil e que incomoda seu pai Giuseppe, um homem educado e calmo. Quando Gerry confronta o IRÃ, o seu pai decide mandá-lo para Inglaterra.

Lá, ele é acusado de estar envolvido em um ataque terrorista e posteriormente é condenado à prisão perpétua com "os quatro de Guildford". Seu pai também é preso e encarcerado. Na prisão, Gerry descobre que a aparente fragilidade do pai esconde uma grande força interior.

A corda

Alfred Hitchcock é o diretor deste filme. Os convidados chegam à casa de dois estudantes para uma espécie de festa de fim de ano. O convidado mais temido é o seu tutor e professor, um criminologista astuto que afirma que não existe crime perfeito, embora os alunos se proponham a provar o contrário.

Com a chegada do professor, o nervosismo e a tensão dos jovens aumentam cada vez mais. Não é à toa: eles têm um cadáver trancado em um baú que serve de mesa para o jantar.

Agora que você conhece alguns dos melhores filmes baseados em fatos reais, não perca Os filmes mais tristes e Os melhores filmes musicais.

Melhores filmes baseados em fatos reais - A corda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhores filmes baseados em fatos reais, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Melhores filmes baseados em fatos reais