Pedras preciosas

Quais as pedras preciosas mais caras

Quais as pedras preciosas mais caras
Imagem: webluxo.com.br

As pedras preciosas, ou gemas, são desde o início dos tempos um dos minerais mais apreciados e desejados, pelas suas bonitas cores e efeitos óticos que as tornam verdadeiros tesouros. É impossível ficar indiferente a uma pedra preciosa bem lapidada, dá vontade de a ter nem que seja para colocar na estante e ficar a admirá-la por longos períodos. No que se refere ao valor comercial das pedras preciosas, este está susceptível a oscilações, no entanto há uma seleção de gemas que se têm mantido no topo por muito tempo, sendo consideradas objeto de desejo de muitas pessoas, sobretudo por mulheres e joalheiros. Para conhecer quais as pedras preciosas mais caras, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Nomes de pedras preciosas e seus significados

Índice

  1. Diamante vermelho
  2. Serendibite
  3. Garnet azul
  4. Grandidierite
  5. Painite
  6. Musgravite
  7. Jadeíta
  8. Rubi
  9. Diamante
  10. Turmalina Paraíba
  11. Berilo Vermelho
  12. Alexandrita
  13. Esmeralda
  14. Outras pedras preciosas caras
Ver mais >>

1. Diamante vermelho

O Diamante vermelho é a gema mais rara do mundo, uma das razões pelas quais, além do seu brilho e cor impressionantes, é também considerada a mais cara. Especula-se que existam apenas cerca de 25 verdadeiras gemas destas, cujo valor ronda os 5 milhões de reais por quilate, podendo diminuir caso o seu tom de vermelho arroxeado não seja tão intenso. A sua extração localiza-se na Austrália, no entanto são encontrados pouquíssimos exemplares por ano e a maioria deles não ultrapassa os dois quilates. O mais caro alguma vez vendido foi o Argyle Phoenix (o da imagem), de 1,56 quilates, com o valor de 4,5 milhões de reais.

Quais as pedras preciosas mais caras - 1. Diamante vermelho
Imagem: brecorder.com

2. Serendibite

Originária do Sri Lanka e da Birmânia, esta gema de coloração azul esverdeada escura é extremamente rara, existindo apenas 3 exemplares lapidados a nível mundial, todos rondando os 0,50 quilates. As duas primeiras foram encontradas por D.P. Gunasekera, um especialista em pedras raras, e compradas a um professor suíço. Atualmente as gemas de serendibite são vendidas a cerca de 4 milhões de reais por quilate. Da sua composição invulgar e complexa fazem parte o alumínio, cálcio, magnésio, oxigênio e silicone.

Quais as pedras preciosas mais caras - 2. Serendibite
Imagem: jewelsdujour.com

3. Garnet azul

A gema garnet surge em várias cores tais como púrpura, laranja, amarelo, verde, castanho ou até mesmo sem cor. No entanto a mais rara de todas é a azul, encontrada durante o ano de 1990 em Madagascar, o que faz dela a garnet mais cara, atualmente valendo cerca de 3 milhões de reais por quilate. Depois disso também já foi descoberta na Rússia, Turquia e Estados Unidos. Devido aos altos níveis de vanádio na sua composição, a cor da garnet azul, que na verdade é um azul esverdeado, muda para roxo na presença de luz incandescente, o que a torna ainda mais especial e cativante.

Quais as pedras preciosas mais caras - 3. Garnet azul
Imagem: sedagems.com

4. Grandidierite

Descoberta pela primeira vez nas montanhas do Sri Lanka, pelo explorador francês Alfred Grandidier que lhe deu o nome, esta gema foi confundida com uma Serendibite. Atualmente é encontrada em Madagascar e vale cerca de 226 mil reais por quilate. A Grandidierite apresenta uma composição de magnésio, alumínio, borossilicato e ferro, sendo que este último elemento é o responsável pela sua cor verde azulada, que também se pode revelar esbranquiçada sob a luz.

Quais as pedras preciosas mais caras - 4. Grandidierite
Imagem: howtobeads.com

5. Painite

Até ao ano de 2005 só se conheciam apenas 18 exemplares lapidados desta pedra preciosa, fato que a manteve durante alguns anos no Guiness Book of World Records como a gema mais rara do mundo. No entanto, mais recentemente, várias Painites foram encontradas na Birmânia, o que fez com que ela abandonasse essa posição. Esta pedra foi descoberta em 1950 por Arthur C.D. Pain, mineralogista e negociante de pedras preciosas, e caracteriza-se pela sua cor vermelho amarronzado, que apresenta várias matizes consoante o ângulo em que é observada. Atualmente está a valer entre 115 mil e 135 mil reais por quilate.

Quais as pedras preciosas mais caras - 5. Painite
Imagem: jewelsdujour.com

6. Musgravite

O nome desta gema deve-se ao local onde foi encontrada: Musgrave, na Austrália, em 1967. Mais tarde outros exemplares foram encontrados na Gronelândia e Madagascar, no entanto não com a mesma qualidade dos dois encontrados no Sri Lanka em 1993. Esta gema surge em algumas cores, das quais as mais predominantes são o verde e violeta e os seus principais elementos são o magnésio, berílio e alumínio. É facilmente confundida com uma Taaffeite e apenas o espectroscópio Micro-Raman as pode distinguir com exatidão. A Musgravite chega a tingir os 79 mil reais por quilate.

Quais as pedras preciosas mais caras - 6. Musgravite
Imagem: pinterest.com

7. Jadeíta

Esta aparente simples pedra verde e opaca está atualmente a valer cerca de 45 mil reais por quilate. Existem algumas fontes que referem erroneamente que ela rende mais de 3 milhões de dólares por quilate, mas esse dado baseia-se na venda em leilão em 1997 do colar Doubly Fortunate do qual fazem parte várias jadeítas. Esta gema apresenta-se em diferentes tons de verde e quanto mais intensa for a cor, mais cara ela se tornará. É considerada mística por muitos, é originária da Guatemala e também já foram encontrados alguns exemplares na Califórnia.

Quais as pedras preciosas mais caras - 7. Jadeíta
Imagem: the10mostknown.com

8. Rubi

Esta gema toda a gente conhece, mas provavelmente poucos sabem que, na verdade, ela se trata de uma safira vermelha. É uma pedra preciosa extremamente cara devido à sua popularidade e raridade de bons exemplares, valendo cerca de 33 mil reais por quilate. O rubi mais valioso encontrado até hoje tem o nome de Pigeon-Blood e caracteriza-se pela particularidade de ter uma ligeira tonalidade de violeta. Atualmente são produzidos rubis artificiais que se vendem por valores mais baixos que os verdadeiros.

Quais as pedras preciosas mais caras - 8. Rubi
Imagem: thenaturalsapphirecompany.com

9. Diamante

Conhecido por ser a gema mais dura à face da terra, o diamante partilha o mesmo valor comercial que o rubi: aproximadamente 33 mil reais por quilate. Esta pedra preciosa não é tão rara quanto a maioria presente neste artigo, mas é sem dúvida a mais popular ao longo de toda a história. É conhecida por ser incolor e transparente, no entanto por vezes surge também noutras tonalidades, sendo essas sim raras, sobretudo se forem vermelhas - o maior diamante vermelho tem o nome de Moussaieff, pesa 5.11 quilates e foi encontrado em Alto Paranaíba, no Brasil, em 1990 por um fazendeiro.

Quais as pedras preciosas mais caras - 9. Diamante
Imagem: kleberusx.blogspot.pt

10. Turmalina Paraíba

Também em Paraíba, no Brasil, foi encontrada pela primeira vez uma gema muito valiosa, que ficou conhecida como Turmalina Paraíba. As Turmalinas são encontradas um pouco por todo o mundo, no entanto esta, também chamada de Neon Turmaline devido ao seu azul vívido, alcançou o preço mais alto, sendo avaliada em 27 mil reais por quilate. A nível mundial existem apenas 5 minas onde se pode encontrar esta gema, sendo que três delas se situam em Paraíba.

Quais as pedras preciosas mais caras - 10. Turmalina Paraíba
Imagem: estudandogeologia.blogspot.pt

11. Berilo Vermelho

Também chamada de Bixbite ou Esmeralda Vermelha, esta gema que agora vale aproximadamente 22 mil reais por quilate, foi descoberta por acidente em 1904 pelo mineralogista Maynard Bixby, quando este procurava por urânio. Existem poucas minas de onde ela é extraída, mas a mais conhecida situa-se em Utah, nos Estados Unidos, onde ocorreu um fenômeno vulcânico que a originou. À semelhança do que acontece com as Esmeraldas, quando o Berilo Vermelho é lapidado revela veios no seu interior que tornam cada exemplar único.

Quais as pedras preciosas mais caras - 11. Berilo Vermelho
Imagem: johndyergems.com

12. Alexandrita

Esta gema mineral muda de cor consoante a luz que incide nela, o que a torna numa das mais fascinantes e caras em todo o mundo, valendo aproximadamente 22 mil reais por quilate. Foi encontrada pela primeira vez na Rússia pelo filandês Gustaf Nordenskiold e o seu nome surge em homenagem ao Czar Alexandre II desse país. É especialmente popular na China e o Japão e atualmente é encontrada nos Montes Urais na Rússia e no estado brasileiro de Minas Gerais, mais concretamente no município de Antônio Dias.

Quais as pedras preciosas mais caras - 12. Alexandrita
Imagem: blumejoias.com.br

13. Esmeralda

Famosa pela sua cativante cor verde, esta gema foi encontrada durante anos com relativa frequência, no entanto a maioria delas surge com inclusões, o que faz com que apenas raros exemplares sejam realmente valiosos. Atualmente um bom exemplar de Esmeralda translúcida ronda os 18 mil reais por quilate. É uma das pedras preciosas com maior dureza, situando-se entre 7.5 e 8.0 na escala da Mohs e é principalmente explorada na Colômbia, podendo também ser encontrada no Brasil, Rússia e Zimbábue.

Quais as pedras preciosas mais caras - 13. Esmeralda
Imagem: infojoia.com.br

Outras pedras preciosas caras

A lista de gemas raras e caras prolonga-se, no entanto neste artigo preferimos dar destaque apenas às treze primeiras. Além dessas sucedem-se as seguintes, de valores abaixo dos 10 mil reais:

  • Benitoite: de cor violeta e encontrada sobretudo na Califórnia, EUA, o seu preço ronda os 7 mil reais por quilate.
  • Poudretteite: descoberta pela primeira vez no Canadá, esta gema de tom rosa ronda também os 7 mil reais por quilate.
  • Demantoide: variedade em cor verde da pedra Garnet vale cerca de 4.500 reais por quilate.
  • Opala preta: com um espectro de cores fascinante, esta gema é encontrada sobretudo na Austrália e vale aproximadamente 5 mil reais por quilate.
  • Taaffeite: semelhante à Musgravite mas menos valiosa, o seu preço ronda os 4 mil reais.
  • Jeremejevita: uma bonita gema de tom azul translúcido descoberta em 1883 na Rússia. Vale cerca de 4 mil reais por quilate.

Leitura complementar: 22 nomes de pedras preciosas, significados e valores

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as pedras preciosas mais caras, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Neste artigo as gemas estão apresentadas segundo o seu valor no mercado, da mais cara para a menos cara. No entanto esses valores todos os dias estão sujeitos a oscilações, o que significa que ao longo do tempo elas poderão tornar-se mais ou menos valiosas em relação umas às outras.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Maria Cavalcante
Tenho uma pedra azul .guardo a 8 anos .gostaria de saber que pedra é essa .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Mande uma foto dela por aqui, Maria.
gilberto
comprei em um bazar uma pedra azul marinho tem um brilho muito bom transparencia no formato quadrada apropriada pra anel gostaria de saber que tipo de pedra e esta ja faz muitos anos que guardo ela gostaria de fazer uma avaliacao
dario dario b
Tenho uma mina de ganet preta
Marcio
Quais diamante raros temos no Brasil _ em que solo o diamante pode se encontrado qual a profundidade .
juliao joaquim mabote
Como posso chegar com a minha pedra
miguel de curitiba
ola tenho uma pedra verde parecida com essas verdes q stao na foto redonad peqena e verde achei no mato vc m imforma se tem algum valor comercial obrigado
Ednaldo
Tenho uma pedra transparente muito linda eu acho que tem valor mais nao conheço ninguém que possa testa me em dica alguma Pessoa
eugenio jose vaz
eu tenho algumas pedras de rubi o que eu faço para vender sendo que no meu pais não dão valor a essas pedras o que eu faço pra vender
edvaldo pereira da silva
Caro amigo, eu encontrei uma pedra bastante interessante essapedra tem uma cor verde bem forte ( ela paresse como se fosse cimento com tinta) so que a encontrei num local onde se encontra forma de amostra de amestista
Bruno
Queria perguntar se vocês podem fazer um post referênte a pedras mais populares como ametista opalas turquesa malquita realga ambar lapis lazuli selenita sungita sugilite etc.
Sara Silva
Olá Bruno, anotámos o seu pedido! Obrigada e continue nos acompanhando!
Imagem: webluxo.com.br
Imagem: brecorder.com
Imagem: jewelsdujour.com
Imagem: sedagems.com
Imagem: howtobeads.com
Imagem: jewelsdujour.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: the10mostknown.com
Imagem: thenaturalsapphirecompany.com
Imagem: kleberusx.blogspot.pt
Imagem: estudandogeologia.blogspot.pt
Imagem: johndyergems.com
Imagem: blumejoias.com.br
Imagem: infojoia.com.br
1 de 14
Quais as pedras preciosas mais caras