Partilhar

Como fazer argila de papel

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer argila de papel

A argila é um material à base de terra e misturado com água que nos permite fazer muitas figuras tanto decorativas como artísticas ou funcionais. A argila feita com papel não é tão conhecida como a de barro mas também tem umas excelentes propriedades para fazer artes manuais com crianças. Em seguida explicamos-lhe como fazer argila de papel passo a passo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como esculpir um rosto com argila
Passos a seguir:
1

Para fazer argila de papel deve começar cortando o papel de construção (papelão) em pedaços pequenos. Deite 4 xícaras de água e as tiras de papel em uma misturadora ou liquidificadora, e misture por 20 segundos ou até que a mistura se torne em uma polpa, a pasta de papel.

2

Retire o excesso de água da mistura.

3

Misture a farinha e a 1/2 xícara restante de água em um recipiente pequeno.

4

Lentamente incorpore a mistura de farinha e água à pasta de papel. Amasse até ganhar alguma consistência.

5

Molde a argila de papel como faria com qualquer massa.

6

Deixe que as suas criações em argila de papel sequem por 1 ou 2 dias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer argila de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Pressione a argila de papel em moldes para doces, cortadores de biscoito, ou moldes para gelatina para criar formas interessantes.
  • A argila de papel pode ser criada para fazer cartões tridimensionais, desenhos, decorações natalinas, etc. É só deixar sua imaginação voar.

Escrever comentário sobre Como fazer argila de papel

4 comentários
Adalberto Alexandre da Rosa Oliveira
Não tem que acrescentar cola?
Mirian
Oi, amei a ideia :) Obrigada por compartilhar, algumas dúvidas: Não tem risco do material mofar ou dar mau-cheiro depois de um tempo? Posso pintar com tinta acrílica depois de seca?
Sara Viega
Olá Sara, desde já agradeço o seu comentário. Não precisa aplicar nenhum tipo de verniz.
Sarah Isabelly
Precisa passar algum tipo de verniz, para não esfarelar?

Como fazer argila de papel
Como fazer argila de papel

Voltar ao topo da página