PARTILHAR

Como fazer chapéu de cozinheiro

Como fazer chapéu de cozinheiro

Os pequenos da casa gostam de brincar de chefs? Você quer encontrar a fantasia perfeita de cozinheiro? Se este é o caso, mas você não quer gastar dinheiro comprando um desses chapéus caros, a melhor coisa a fazer é improvisar com os materiais que você tem em casa e colocar as mãos à obra!

Você certamente tem muitos materiais disponíveis que podem ajudá-lo a fazer seu próprio chapéu de cozinheiro. Neste post do umCOMO, vamos te ensinar do início ao fim como fazer chapéu de cozinheiro de forma rápida e fácil. Prepare-se para se divertir com este método econômico e prático. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Como fazer o chapéu dos elfos

Como fazer chapéu de cozinheiro com cartolina

Se você se pergunta como fazer um chapéu de cozinheiro para uma fantasia, para seus filhos ou simplesmente para aprender algo novo, com os passos a seguir vai aprender como fazer um chapéu de cozinheiro mais criativo, utilizando uma cartolina como material principal. Você vai precisar de:

  • Uma cartolina (preferencialmente de cor branca) de 60x40 cm;
  • Um grampeador ou cola;
  • Tesouras.

Vamos colocar as mãos à obra para ensinar como fazer um chapéu de cozinheiro com cartolina. Siga as etapas que apresentamos abaixo:

  1. Pegue a folha de cartolina que você escolheu e dobre-a. Para garantir que dobrou com as medidas exatas, você deve pegar as duas extremidades inferiores da cartolina e levá-las até a metade da folha, e não às extremidades superiores.
  2. Grampeie os dois lados da cartolina da parte dobrada para segurá-la no lugar. Se você não tiver um grampeador à mão, poderá fazer isso com cola resistente;
  3. Pegue a tesoura e faça vários cortes verticais na parte da cartolina que foi dobrada. Lembre-se de que esses cortes devem estar separados por 4 cm entre eles;
  4. Junte as duas extremidades da cartolina em um círculo;
  5. Para finalizar, você deve grampear a cartolina onde os dois lados se encontram, mas lembre-se de medir a circunferência da cabeça da pessoa que vai usar o chapéu de cozinheiro antes de grampear.

Se você quer saber como fazer um chapéu de cozinheiro com borracha EVA, basta substituir a cartolina que indicamos por este novo material. O passo a passo é exatamente o mesmo e, apesar de estar em castelhano, você pode conferir imagens no vídeo abaixo:

Como fazer chapéu de cozinheiro com folhas de papel

Fazer um chapéu de cozinheiro com folhas de papel é uma tarefa simples. O primeiro passo será conseguir os materiais:

  • Uma folha de cartolina da cor que você preferir;
  • Duas folhas de papel tamanho A4;
  • Celofane;
  • Cola de silicone;
  • Um lápis;
  • Tesouras e uma régua.

Pronto para aprender a fazer um chapéu de cozinheiro com folhas de papel? Siga os passos abaixo:

  1. Pegue duas folhas de papel e junte-as. Para isso, você pode utilizar o celofane;
  2. Em seguida, recorte um pedaço de cartolina de uns 7 cm de largura. A tira de cartolina deve ter a mesma largura que as duas folhas unidas.
  3. Pegue a tira de cartolina e cole-a nas folhas usando a cola de silicone (você também pode usar cola bastão ou cola resistente). Cole a cartolina na parte inferior das folhas, pois essa parecerá a base do chapéu do chef e oferecerá mais resistência à peça, além de proporcionar uma aparência mais divertida e original;
  4. Como penúltimo passo, meça a circunferência da cabeça da pessoa que vai usá-lo e junte os dois lados das folhas, criando uma espécie de cilindro com elas.
  5. Como passo final, aplique cola bastão ou cola de silicone para fixá-las. E seu chapéu de cozinheiro estará pronto!

Sugestão: Como fazer um vaso de cartolina

Como fazer chapéu de cozinheiro - Como fazer chapéu de cozinheiro com folhas de papel

Como fazer um gorro de cozinheiro com papel

Se você quiser aprender a fazer um chapéu de cozinheiro com papel para as crianças, verá que esse método é o mais divertido para toda a família, porque é simples e todos podem participar. Estes são os materiais que você precisará:

  • Uma cartolina ou folha de papel branco;
  • Papel de seda;
  • Cola ou cola de silicone;
  • Tesouras.

Para criar um chapéu de cozinheiro com papel, siga os passos que vamos te mostrar a seguir:

  1. Corte uma tira de 7 a 10 cm de largura de cartolina ou de uma folha de papel, e certifique-se de que seja longa o suficiente para caber bem na cabeça da pessoa que vai usá-la.
  2. Em seguida, cole as bordas da tira com cola de silicone ou cola bastão para formar uma circunferência.
  3. Depois disso, você terá que cortar um pedaço grande de papel de seda e moldá-lo para que fique na forma de um círculo. Se você preferir, pode cortar um circulo diretamente para que seja mais simples, mas certifique-se de que seja bem grande.
  4. Por fim, pegue o recorte de papel de seda e cole-o nas bordas da parte interna da tira de cartolina ou folha. O papel de seda deve ficar folgado, na forma de uma nuvem esponjosa, razão pela qual deve ser grande o suficiente.

Veja também: Como fazer um jogo americano de tecido

Como fazer chapéu de cozinheiro - Como fazer um gorro de cozinheiro com papel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chapéu de cozinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Maria das Graças Pereira Feltrin
Olá Giselly Cristina gostaria que se possível, vc me enviasse seu nome completo para eu poder fazer referência ao seu trabalho, Até breve...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria das Graças, caso você queira usar o nosso artigo, você pode usar como referência para a citação o nome da página do umCOMO. Um abraço da equipe editorial!
A sua avaliação:
Ester
Se não tiver todo o material??
Como fazer chapéu de cozinheiro
1 de 3
Como fazer chapéu de cozinheiro

Voltar ao topo da página ↑