PARTILHAR

Como fazer uma peteca

Como fazer uma peteca
Imagem: anoticia.com

Diferente dos brinquedos que as crianças costumam ter hoje em dia, antigamente era comum que elas se divertissem com peças que se faziam em casa. Existem famílias que procuram resgatar esses brinquedos, bem como as escolas, estimulando os pequenos a confeccioná-los. Para o ajudar, o umComo.com.br vai mostrar como fazer uma peteca.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma borboleta
Passos a seguir:
1

Existem diferentes modelos de peteca, uns mais simples do que outros de confeccionar. Mas o tipo de peteca que mais chama a atenção é o tradicional, mais trabalhoso de fazer, porém, que vai resultar no modelo mais bonito do brinquedo. Essa peteca é feita com courvin e penas. Além disso, quem deseja saber como fazer uma peteca deve ter em mãos alguns materiais.

Como fazer uma peteca - Passo 1
Imagem: wiwi.com.mx
2

Para confeccionar o brinquedo é preciso papelão, gabarito redondo, agulha média, cola branca, grampeador, linha de náilon, areia, papel, tesoura, régua e penas coloridas, preferencialmente estreitas e longas. Embora a ideia seja fazer uma peteca tradicional, a dica é usar o courvin no lugar do couro, mais ecológico, fácil de trabalhar e barato.

3

Para começar a peteca, corte dois círculos de courvin com oito centímetros cada um. Será preciso 20 centímetros do tecido. O gabarito redondo vai ajudar a fazer o disco, mas se você não o tiver pode usar um prato pequeno de tamanho semelhante ou mesmo uma tampa grande. Em um dos círculos é preciso fazer uma abertura com um pouco mais de um centímetro. Quem não possui o gabarito pode usar uma moeda de 10 centavos.

4

Também é necessário recortar um quadrado de cinco por cinco centímetros. Para fazer o tubo por onde as penas vão passar é preciso fazer uma bainha em um dos lados do quadrado e com ele formar um tubo. Depois, faça dois pequenos cortes com a tesoura na ponta oposta da bainha. Um deve ser na curva oposta à costura e o segundo corte ao fechar o tubo. Ao final é preciso ter três cortes. Deixe o lado avesso do tubo para dentro.

5

Recorte um círculo de 5,5 centímetros de diâmetro em um pedaço de papelão e faça um pequeno buraco de um centímetro no meio e passe o tubo por ele, criando o formato de uma cartola. Depois, use o grampeador para juntar as pontas cortadas do tubo no papelão. Já para fechar a base da peteca é preciso passar o círculo de courvin furado pelo tubo. Assim, um lado do papelão ficará coberto. Cole o papelão no courvin para ficar mais firme.

6

Depois, costure a base da peteca com ponto caseado, iniciando com um furo em um dos círculos de dentro para fora. Para a costura ficar firme, dê um ponto à esquerda do primeiro, porém, antes de puxar a linha é melhor dar uma laçada para passar a agulha por dentro, assim, o primeiro e segundo pontos ficam ligados. Continue usando o ponto caseado até chegar a metade do círculo.

7

Nessa hora é preciso encher o interior da peteca com areia, sendo possível fazer uma canaleta de papel para facilitar o procedimento. Em seguida, finalize o fechamento da peteca com a costura. Já para colocar as penas é preciso colocar bastante cola no tubo e depois inserir em torno de 10 penas. Nesse processo, procure deixar as pontas das penas para fora. Depois que secar a cola, comece a brincar com a sua peteca.

Como fazer uma peteca - Passo 7
Imagem: modernasaude.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma peteca, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marelena
Pode usar outra coisa se não tiver penas?
Lis
Pode, você usa papel e recorta em formato de uma pena e se quiser pinta o papel.
Como fazer uma peteca
Imagem: anoticia.com
Imagem: wiwi.com.mx
Imagem: modernasaude.com.br
1 de 3
Como fazer uma peteca

Voltar ao topo da página ↑