Trabalhos manuais para o seu filho

Como fazer brinquedos com material reciclado

Como fazer brinquedos com material reciclado
Imagem: fentpoble.blogspot.com

Uma atividade muito divertida que podemos fazer com os pequenos da casa é elaborar brinquedos com materiais reciclados; eles vão se divertir tanto na hora de fazê-los como depois, jogando com eles. Trata-se de uma forma econômica de oferecer aos nossos filhos recursos para jogar e divertir. Neste artigo de umComo, oferecemos alguns exemplos sobre como fazer brinquedos com material reciclado.

Índice

  1. Caminhão com garrafas
  2. Nave extraterrestre
  3. Dominó de pedras
  4. Estacionamento de papelão
  5. Serpente com tampas de rolha

Caminhão com garrafas

Uma ideia muito original é construir caminhões com garrafões ou garrafas de plástico, por exemplo de detergente, sabão, amaciante, etc. e tampas de garrafa. A alça da garrafa poderá servir como abertura, ainda que também possa fazer mais buracos com a ajuda de uma serrilha. Para as rodas, usaremos as tampas e prenderemos com cola.

Você pode enfeitar o caminhão com forro adesivo colorido ou pintando com rotuladores permanentes para convertê-lo em uma ambulância, um caminhão de bombeiros, um furgão de entrega de pizza, etc.

Como fazer brinquedos com material reciclado - Caminhão com garrafas
Imagem: unavidalucida.com.ar

Nave extraterrestre

Outra opção para construir um brinquedo com material reciclado é aproveitar as caixas de queijinhos em porções, caixas de ovos e os palitos em geral. Tratam-se de elementos que se encontram facilmente nos lares e que podem ser usados para construir uma nave extraterrestre. Desta forma, recorte um dos espaços da caixa de ovos de plástico e faça um orifício do mesmo tamanho na caixa de papelão, para que encaixem uma com a outra. Assim mesmo, na outra parte da caixa de quesitos será necessário fazer quatro orifícios para inserir os paus de sorvete; poderá fazer isso com uma serrilha ou uma tesoura de ponta.

Para fazer o extraterrestre, procure alguma tampa de rolha, plástico ou algum outro elemento similar que caiba dentro da nave. Para decorar o ovni e seu integrante, use tintas pinturas, adesivos, etc.

Como fazer brinquedos com material reciclado - Nave extraterrestre
Imagem: manualidadesplus.com

Dominó de pedras

Você pode fabricar também jogos tradicionais como é o caso do dominó. Em lugar de usar material reciclado, você precisará de pedras planas de tamanho médio; as pedras nas orlas do rio ou na praia são as ideais.

O jogo completo de pedras de dominó tem 28 peças, então procure 28 pedras de similar tamanho. A seguir, pinte a numeração completa, desde a branca dupla até o seis duplo.

Como fazer brinquedos com material reciclado - Dominó de pedras
Imagem: pequeocio.com

Estacionamento de papelão

Um brinquedo que encanta os meninos e que pode ser feito com material reciclado são os estacionamentos de diversos pisos, onde podem estacionar seus carros. Para isso, você precisará de papelão moldável, por exemplo, de uma caixa.

Trace o percurso que os carros seguirão e realize cortes na área que uniremos com o piso inferior. Ao unir ambos os papelões, crie as vias de subida e descida por onde os veículos de brinquedo transitarão. Também cabe a possibilidade de colocar o papelão sobre uma escadas e unir os degraus com vias de subida e descida.

Como fazer brinquedos com material reciclado - Estacionamento de papelão
Imagem: decoideas.net

Serpente com tampas de rolha

As tampas de rolha são outro elemento muito comum em todas as casas e que, normalmente, são jogadas fora. Em umComo propomos aproveitá-las e fabricar esta divertida serpente, que poderá ser tão longa quanto você quiser. Além das rolhas, você precisará de um cordel, uma serrilha ou faca e uma agulha ou objeto cortante para furar as tampas (isso deverá ser feito por um adulto).

Corte as rolhas de um mesmo tamanho e faça um furo na parte central das mesmas para que o cordel passe por ele. Nas extremidades, faça um nó para que sirva como topo e não desmonte a serpente; por último, utilize um rotulador para pintar a cara do réptil.

Como fazer brinquedos com material reciclado - Serpente com tampas de rolha
Imagem: manualidadesinfantiles.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer brinquedos com material reciclado, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
NANCI RIBEIRO
estou amando os trabalhos! valeu... abraços.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Nanci, ainda bem que está gostando :) Obrigada pela visita e continue a acompanhar-nos ;)
Imagem: fentpoble.blogspot.com
Imagem: unavidalucida.com.ar
Imagem: manualidadesplus.com
Imagem: pequeocio.com
Imagem: decoideas.net
Imagem: manualidadesinfantiles.org
1 de 6
Como fazer brinquedos com material reciclado