Outras Artes decorativas

Como fazer artesanato com isopor

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer artesanato com isopor
Imagem: espacoalfaletrar.blogspot.pt

O poliestireno expandido (EPS), popularmente chamado de isopor no Brasil e esferovite em Portugal, é um plástico ou espuma composta por células que, devido à grande variedade de aplicações que tem, pode ser utilizado para fazer artesanato. Sendo de baixo custo, as peças criadas com ele não representam muito investimento, mas será necessário ter atenção aos materiais que se utilizam no isopor, sobretudo a cola, pois podem deteriorá-lo. Quando bem trabalhado, o isopor dá origem a resultados muito bonitos, os quais apresentamos neste artigo umComo.com.br acerca de como fazer artesanato com isopor. Para descobrir, continue lendo!

Vai precisar de:

  • Bolas ou bandejas de isopor
  • Cola quente, cola branca, cola para tecido ou cola cascorez
  • Diversos materiais decorativos consoante o trabalho a realizar
Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato com areia

Passos a seguir:

1

Bolas de Natal. Uma simples bola de isopor é a base para trabalhos muito criativos, desde cabeça de bonecos a bolas decorativas para colocar, por exemplo, na árvore de natal. Para fazer uma bola de isopor decorada como a da imagem ao lado simplesmente pegue em um botão, coloque um alfinete em um dos buracos do botão e fure o alfinete na bola de isopor. Repita o processo com outros botões e outros alfinetes até toda a área da bola estar preenchida.

Como fazer artesanato com isopor - Passo 1
Imagem: blogemporiojosephina.com
2

Bolas decorativas. Você pode fazer outras bolas de isopor decoradas para montar, por exemplo, um centro de mesa! Uma das técnicas a colocar em prática é enrolar cordel barbante em todo o redor da bola, em direções alternadas, até não ser visível a cor dela, e fixando-o com cola quente. Prefira usar cordel barbante colorido ou outro similar para um resultado mais variado.

Como fazer artesanato com isopor - Passo 2
Imagem: estudioanacri.blogspot.pt
3

Quadros. Quer dar asas à criatividade do seu filho sem recorrer às comuns folhas de papel branco? Experimente usar isopor, e assim estará reciclando aquelas bandejas que vêm junto com os alimentos e que tantas vezes acabam no lixo! Incentive-o a pintar nas bandejas de isopor como faria em uma folha, com a diferença que, neste caso, deverão ser usadas tintas à base de água, tinta para tecido, tinta acrílica ou guache.

Como fazer artesanato com isopor - Passo 3
Imagem: jonily.blogspot.com
4

Organizador. Bandejas de isopor também podem ser usadas para organizar pequenos materiais da sala de estudo ou escritório. Para fazer o artesanato da imagem ao lado você irá necessitar de, pelo menos, uma bandeja mais metade de outra; usando cola branca, cole nelas recortes de papel pardo ou papel colorido, este passo criará uma textura interessante; depois basta colar ambas as bandejas com as laterais frente a frente, com cola quente, e pendurar na parede!

Como fazer artesanato com isopor - Passo 4
Imagem: recreio.info
5

Patchwork. Um artesanato muito popular com isopor é o patchwork em isopor que, apesar de ser um pouco trabalhoso, resulta em algo muito bonito! Na tampa de uma caixa de MDF cole um pedaço de isopor, usando cola cascorez, corte o excesso nas laterais com um estilete, desenhe algo no isopor e, novamente com o estilete, vinque os contornos do desenho. Passe uma camada fina de cola de tecido e cole um tecido bem alisado; com um desmanchador de costura, marque os vincos, inserindo ligeiramente o tecido neles. Corte o excesso de tecido distanciado em 3 mm do vinco usando uma tesoura pequena, e insira os 3 mm de tecido no vinco, novamente usando o desmanchador de costura; repita em todo o contorno do desenho.

Como fazer artesanato com isopor - Passo 5
Imagem: elo7.com.br
6

Petisqueiras. Esta é mais uma forma de reciclar a bandeja de isopor, dando-lhe uma nova vida de forma bem criativa! Para fazer petisqueiras de isopor como as da imagem ao lado, decore-o segundo a técnica de decoupage ou simplesmente cole no fundo e laterais um tecido que gostou, usando cola quente. Para finalizar, impermeabilizar e dar brilho a este trabalho, passe uma ou duas camadas de verniz acrílico brilhante.

Como fazer artesanato com isopor - Passo 6
Imagem: vania-prado.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer artesanato com isopor, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Felicidade
Bom dia
Gostaria de saber como posso aproveitar pedaços de isopor. Como posso fazer uma bola de isopor a partir de bocados de isopor, ou seja ha alguma forma de reaproveitar o isopor compondo outras pecas?
cmpts
Felicidade
A sua avaliação:
helma
quero descobrir que artesanato fazer para vender
Editor umComo.com.br
Imagem: espacoalfaletrar.blogspot.pt
Imagem: blogemporiojosephina.com
Imagem: estudioanacri.blogspot.pt
Imagem: jonily.blogspot.com
Imagem: recreio.info
Imagem: elo7.com.br
Imagem: vania-prado.blogspot.com
1 de 7
Como fazer artesanato com isopor