Como fazer um scrapbook simples
Traduzindo do inglês, um scrapbook é um álbum de recortes. Só pelo nome dá para perceber que é um objeto que incentiva ao artesanato e às manualidades pois, se há recortes, há estímulo à imaginação e possibilidade de fazer algo customizado. É certo que você pode adquirir um scrapbook já feito, mas eles geralmente saem caro e não têm aquele toque pessoal que se procura num objeto deste tipo, muitas vezes utilizado como diário. Para o ajudar a criar seu próprio scrapbook, preparámos este artigo umComo.com.br acerca de como fazer um scrapbook simples passo a passo. Continue lendo para descobrir!
Passos a seguir:
Antes de passar à ação, reflita acerca do tema do seu scrapbook. Isso ajudará muito na fase da escolha dos materiais a colar nele e cores a utilizar. Pode ser um scrapbook diário pessoal, um scrapbook diário de viagem, um scrapbook de recordações, um scrapbook álbum de fotos, um scrapbook de anotações, etc.
Em seguida vá às compras para aquirir os materiais decorativos que irá usar em seu scrapbook. Neste tipo de trabalho utiliza-se um pouco de tudo: tecidos, cartolina, flores de papel, pérolas autocolantes, fitas de cetim, botões, papel de scrapbook, glitter, adesivos para scrapbook, entre muitos outros.
Você também irá necessitar de alguns materiais e ferramentas para montar seu scrapbook e torná-lo ainda mais bonito. São eles encontram-se os furadores de desenho, cola para scrapbook (não enruga o papel), cola de tecido, cola quente, fita adesiva dupla face, fita banana adesiva, tesouras de artesanato, estilete, régua e carimbos. Todos eles você poderá encontrar em uma loja de artesanato.
Para facilitar o trabalho, aconselhamos que adquira ainda um caderno simples de argolas, pois assim você evitará fazer um. Pode escolher um de uma cor da sua preferência mas, caso não encontrar, não será grave porque em seguida você irá revesti-lo com seu trabalho de scrapbook.
Agora iremos iniciar o trabalho de decorar o caderno de acordo com a técnica scrapbook. Comece por cobrir a capa e contracapa com uma das folhas de scrapbook, usando cola scrapbook para isso. Se preferir, pode aplicar tecido, colado com um pouco de cola quente e com as dobras para o verso da capa, como mostrado no exemplo ao lado. por cima dessas dobras cole cartolina, de forma a disfarçar.
Quer escolha a folha de scrapbook ou o tecido, prefira usar estampas simples e discretas, pois o destaque será para os elementos que irá aplicar em seguida.
Em seguida chega a parte divertida: a decoração do caderno! Nesta fase você já deverá ter uma ideia de como pretende que seja o aspeto dele mas, caso ainda não tenha, pode fazer alguns testes colocando os elementos decorativos sobre a capa, sem os calor, de forma a perceber que disposição prefere. Também será útil que procure algumas imagens de cadernos ou álbuns de scrapbook, de forma a ter mais ideias. Ao lado deixamos uma sugestão bem romântica e feminina.
Existem algumas dicas de decoração que você poderá colocar em prática no seu caderno, de forma a torná-lo ainda mais scrapbook:
- Fazer molduras para fotos, colando-as sobre papel de scrapbook ou cartolina colorida de tamanho um pouco maior que elas;
- Criar imagens 3D, colando-as no caderno com fita banana adesiva;
- Prender fitas de cetim nas argolas, fazendo um laço;
- Colar tiras de tecido ou de renda;
- Passar cola branca em algumas partes e soprar espalhar glitter nelas;
- Usar botões coloridos como flores.
Quando tiver a certeza do resultado pretendido, cole os elementos decorativos pela ordem determinada, usando cola branca, cola de scrapbook, adesivos dupla face ou cola quente de acordo com o tipo deles. É natural que, no final, seu scrapbook pareça uma grande bagunça, pois esta técnica de decoração de cadernos é assim mesmo. Divirta-se a decorar outros cadernos, de acordo com outras temáticas de scrapbook!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um scrapbook simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.
Conselhos
- Caso use tecido no seu scrapbook, aconselhamos que o engome primeiro, de forma a eliminar vincos.