PARTILHAR

Como fazer um flanelógrafo

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um flanelógrafo
Imagem: educarpartilhando.blogspot.com

Flanelógrafo é um interessante recurso pedagógico, que proporciona às crianças um momento muito divertido e muito rico em aprendizagens e desenvolvimento de diversas habilidades.

É um material de superfície rígida, coberto por flanela, normalmente de cor escura, onde se colocam figuras (flanelogravuras) que contém lixa no verso, de forma a fixarem na flanela. É ótimo para contar histórias, para dinâmicas de grupo, para esquemas de aprendizagem, etc.

E o melhor, é um recurso bem simples, fácil de usar e super econômico! Convencido? Então veja neste artigo de umComo.com.br como fazer um flanelógrafo.

Vai precisar de:
  • Tábua de madeira ou cartão grosso
  • Flanela de cor escura
  • Tesoura
  • Cola de contato
  • Pregos
  • Fita antiderrapante
  • Imagens em papel ou tecido
  • Lixa
Também lhe pode interessar: Como fazer um diário
Passos a seguir:
1

Comece pela base do seu flanelógrafo. Você poderá usar uma tábua de madeira lisa ou um papelão bem grosso.

Corte na medida que pretende e forre com o tecido de flanela. Coloque um pouco de cola de contato na base e coloque o tecido por cima, cortando as sobras ou dobrando-as e colando na parte de trás.

Opte por cores escuras para o tecido, para criar maior contraste com as figuras: cinza, verde escuro, azul escuro ou preto.

2

Na base do flanelógrafo, cole uma tira de antiderrapante para que, quando usar, ele não escorregue. Meça a largura da tábua e corte a tira nessa medida, colando-a depois.

Você poderá também colocar um cordel na parte de cima, para poder pendurar o flanelógrafo se assim o desejar. Corte um fio de cordel grosso e prenda uma ponta no canto superior da tábua com um prego dobrado sobre ele e a outra ponta no outro canto da tábua. Se optar pelo cartão, basta um cordel mais fino colado com cola, pois o peso será muito reduzido.

3

Crie as suas flanelogravuras: você poderá usar imagens de revista, papel, imagens recortadas em tecido etc.

Na parte de trás da imagem, cole um pouco de lixa para que esta fixe na flanela enquanto as estiver usando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um flanelógrafo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Se usar cartão, poderá ainda optar por fazer um desdobrável com uma marca a meio, para que o possa dobrar e assim apoiar na parte de trás do cartão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer um flanelógrafo
Imagem: educarpartilhando.blogspot.com
Como fazer um flanelógrafo

Voltar ao topo da página ↑