Outros projetos de costura

Como fazer crochê

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer crochê

Crochê é uma forma de artesanato, que consiste na criação de peças com fio de algodão e uma agulha especial, resultando em trançados abertos e fechados.

Está super na moda e é muito usado para fazer casacos, blusinhas, cachecóis, colares, pulseiras, etc. É uma técnica simples que resulta em um trabalho formidável.

É ótimo para quem gosta de criar as suas próprias peças e adereços sem gastar muito dinheiro. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como fazer crochê.

Vai precisar de:

  • Agulha de crochê (o número deve ser consoante a grossura do fio)
  • Novelo de algodão
  • Molde da peça
Também lhe pode interessar: Como fazer tapete de barbante

Passos a seguir:

1

Comece por fazer um cordão - faça uma argola na linha em torno da agulha e dê uma laçada, passando o fio por dentro da argola, até ter o comprimento que deseja para a peça que está criando.

Como fazer crochê - Passo 1
2

Para fazer um ponto mais fechado, opte pela malha baixa: espete a agulha no cordão e por trás do mesmo puxe o fio, passando novamente por dentro do cordão e teça as duas malhas de uma só vez.

Como fazer crochê - Passo 2
3

Se pretender um ponto mais aberto faça um cordão com duas laçadas, espete a agulha no cordão inicial e faça um pau com duas laçadas.

Depois do aberto, faça grupos de 3 paus em malha fechada.

Como fazer crochê - Passo 3
4

Vá fazendo o crochê seguindo o seu molde, fazendo cada uma das parte da sua peça individualmente. Por exemplo, se estiver fazendo um top, faça a parte da frente e, de seguida, as costas, cozendo as duas no final.

Para rematar o crochê deixe uma argola, passe o fio por dentro e puxe. Corte a linha que sobrar.

Como fazer crochê - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer crochê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer crochê