Partilhar

Como fazer uma caneta voltar a escrever

Por Sara Viega. Atualizado: 3 dezembro 2019
Como fazer uma caneta voltar a escrever

Suas canetas não escrevem? Antes de jogá-las no lixo, experimente esses simples truques que propomos no umCOMO e veja como fazer uma caneta voltar a escrever.

Geralmente pela falta de uso, que causa ressecamento da tinta, é muito comum que canetas esferográficas parem de funcionar ou que funcionem bastante mal, com uma tinta fraca que mal pode ser vista quando colocada no papel. Esse é um problema comum que tem algumas soluções simples que farão com que todas as suas canetas voltem a escrever como se estivessem acabado de ser compradas, livrando você do típico problema de ter em casa um monte de canetas que não servem para nada.

Também lhe pode interessar: Como desenhar uma caveira

Como fazer caneta funcionar esfregando a ponta

Para remover a tinta seca da ponta da caneta falhando é possível esfregar a ponta até que a tinta fresca consiga sair e, para isso, existem algumas técnicas possíveis. Veja abaixo algumas opções:

  • Faça rabiscos com força sobre uma folha de papel, o calor e o atrito gerados podem fazer com que a caneta funcione de novo. É melhor ter embaixo uma superfície que não seja totalmente rígida como, por exemplo, um livro ou algumas folhas de papel.
  • Um truque para que as canetas voltem a escrever é esfregar sua ponta contra uma lixa e unha comum, mas não exagere para não desgastar a ponta e acabar inutilizando a caneta de forma permanente. Faça movimentos leves e repetidos, então vá testando para conferir se é necessário continuar.
  • Dê pequenas pontadas sobre um papel para deslocar a tinta para a ponta, quando escrever um pouco, rabisque vigorosamente com a caneta e sobre uma superfície de papel para que ela volte a escrever normalmente.
  • Esfregue a ponta da caneta contra uma superfície de borracha, que pode ser uma simples borracha de apagar ou a sola do sapato. Se criar o atrito necessário, a caneta voltará a escrever. Para conseguir o efeito desejado, é necessário fazer movimentos rápidos e fortes.

Agora que você já sabe como deixar a caneta BIC mais forte e fazer com que volte a funcionar, não se esqueça de deixá-la sempre com tampa para evitar que a tinta resseque, evitando também assim que a caneta deixe novamente de escrever.

Como fazer uma caneta voltar a funcionar com álcool

Já que canetas geralmente deixam de funcionar porque a tinta secou na ponta, uma forma de fazer com que volte a funcionar é dissolvendo a tinta. Veja quais são os métodos possíveis para a dissolução em álcool de uma caneta falhando:

  • Para essa dica, você precisará enfiar um arame e encharcá-lo com álcool. Então, coloque o arame no reservatório da tinta para misturar com a tinta seca e deixá-la novamente em estado líquido.
  • Outra opção com álcool é retirar o reservatório da tinta e mergulhe-o em álcool. Deixe-o assim durante alguns minutos para conseguir que a tinta volte a fluir novamente. Em ambas opções, é possível substituir o álcool por acetona.

Considere que é possível manchar-se durante o processo, ainda que você consiga fazer com que a caneta volte a escrever de forma satisfatória. Para evitar sujar as mãos ou a roupa, faça tudo dentro de uma pia, assim, caso vaze tinta será possível limpá-la rapidamente e evitar manchas ou que a tintura caia onde não deve. Se mesmo com todos os cuidados você se acabar sujando, veja como tirar manchas de tinta de caneta da roupa.

Como consertar caneta de mola

Por vezes o problema com nossa caneta falhando não se encontrar na tinta, mas sim em algum problema estrutural da caneta que calhou em um mau funcionamento. Esse tipo de problema é mais raro em canetas esferográficas comuns, já que são bastante simples em seu mecanismo, entretanto, costuma acontecer em outras mais complexas como as canetas de mola. Veja abaixo algumas ideias de como consertá-las:

  • Certifique-se de que o refil da caneta esteja bem colocado. Você pode retirar e colocar corretamente cada um dos elementos da caneta: reservatório, mola, etc. Desta forma você garante que não é um problema com sua estrutura.
  • Retire o reservatório de tinta e sopre pela extremidade oposta à qual se escreve. Deste modo, você poderá deslocar a tinta para a ponta. Mas cuidado, não manche a sua boca nem ingira a tinta!

Se mesmo após arrumar a estrutura física da caneta você ainda tiver problemas para em como fazer uma caneta pegar, veja acima os métodos de fazer uma caneta voltar a funcionar. As dicas acima devem resolver os seus problemas pois canetas de mola costumam também ser esferográficas.

Outras dicas de como fazer uma caneta funcionar

Se mesmo utilizando as dicas mais comuns acima você não conseguir fazer com que sua caneta volte a funcionar, não se preocupe pois ainda temos alguns métodos que poderão ser eficazes para salvar sua caneta. Veja abaixo:

  • Segure a caneta pela extremidade de trás como se fosse um termômetro e agite-a com força. Deste modo conseguirá que as bolhas de ar presentes no reservatório desapareçam e ela possa voltar a escrever com mais facilidade.
  • O nosso último truque para que consiste em utilizar um isqueiro para aquecer a ponta da caneta. Mas, cuidado, não exagere, porque se a queimar poderá estragá-la, além disso, não coloque a caneta no microondas, afinal, esse é um objeto de plástico que poderá derreter.

Caso após todas as tentativas de fazer uma caneta funcionar você ainda tenha a caneta falhando, é possível que a tinta tenha secado completamente no tubo ou então que sua ponta esferográfica tenha quebrado, nesses casos, não há solução que torne a caneta novamente útil.

Como recuperar caneta gel

Assim como as canetas esferográficas comuns, as de gel também podem acabar ressecando e parando de funcionar mesmo que seja relativamente nova e que vejamos que ainda tem bastante tinta. Quando isso acontece, acabamos tendo uma caneta Uni Ball falhando, ainda que tenhamos pagado um tanto caro na papelaria, entretanto, há soluções para resolver nosso problema. Veja quais são as opções de solução:

  • Coloque a ponta da caneta em água quente e segure por aproximadamente 2 minutos. A água quente fará com que a tinta seca na ponta dissolva e desobstruirá a passagem de tinta, fazendo com que volte a funcionar rapidamente. Ao fim dos 2 minutos, seque a ponta e teste a caneta em uma folha de papel.
  • Teste as opções que envolvem esfregar a ponta da caneta e que foram explicadas acima.

Como fazer caneta Stabilo voltar a funcionar

As canetas Stabilo têm um funcionamento um pouco diferente das esferográficas e possuem um tubo acolchoado e cheio de tinta em seu interior, o que torna difícil saber se ainda possui tinta ou se acabou. Se for uma caneta nova, essa é a solução:

  • Molhe a ponta da caneta em água morna e espere até que saia um pouco de tinta, após, seque a ponta e teste para saber se está funcionando.

Caso a caneta seja velha e não tiver mais tinta, existe uma opção para recarregá-la:

  • Compre um tubo de tinta nanquim, abra a caneta e remova o tubo interior, pingando 3 gotas de tinta e mantendo-o em posição vertical para que a tinta desça e chegue até a base. Remonte a caneta e ela estará pronta para ser novamente utilizada.

Dica: antes de comprar uma caneta, sempre teste-a na folha de papel que costuma estar disponível na seção de canetas das papelarias, garantindo assim que ela está funcionando no ato da compra.

Leitura complementar: Como fazer uma caneta de pena

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma caneta voltar a escrever, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Vídeos de Como fazer uma caneta voltar a escrever

1 de 3

Escrever comentário sobre Como fazer uma caneta voltar a escrever

2 comentários
A sua avaliação:
Claudiane
E muito legal funcionou comigo agora
vivian
É muito legal esses truques deram certo com minhas canetas.
Editor umComo.com.br
Oi Vivian! Que bom que das dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)

Como fazer uma caneta voltar a escrever
Como fazer uma caneta voltar a escrever

Voltar ao topo da página