Partilhar

Como fazer uma caneta voltar a escrever

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma caneta voltar a escrever

Suas canetas não escrevem? Antes de as jogar no lixo, experimente estes simples truques que propomos em umComo.com.br e aprenda como fazer uma caneta voltar a escrever. Depois de tentar, nós asseguramos de que quase todas (ou 100%) escreverão como no primeiro dia, livrando você do típico problema de ter em casa um monte de canetas que não servem para nada.

Também lhe pode interessar: Como desenhar uma caveira
Passos a seguir:
1

Faça rabiscos com força sobre uma folha de papel, o calor e o atrito gerados podem fazer com que a caneta funcione de novo. É melhor ter embaixo uma superfície que não seja totalmente rígida como, por exemplo, um livro ou algumas folhas de papel.

2

Certifique-se de que o refil da caneta esteja bem colocado. Você pode retirar e colocar corretamente cada um dos elementos da caneta: reservatório, mola, etc. Desta forma você garante que não é um problema com sua estrutura.

3

Segure a caneta pela extremidade de trás como se fosse um termômetro e agite-a com força. Deste modo conseguirá que as bolhas de ar presentes no reservatório desapareçam e ela possa voltar a escrever com mais facilidade.

4

Um truque para que as canetas voltem a escrever é esfregar a ponta do caneta contra uma lixa, mas não exagere para não desgastar a ponta.

5

Outra alternativa é pegar num arame e encharcá-lo com acetona. De seguida, coloque o arame no reservatório da tinta para misturar com a tinta seca e deixá-la novamente em estado líquido. Considere que é possível manchar-se durante o processo, mas você vai conseguir que a caneta volte a escrever de forma satisfatória.

6

Retire o reservatório de tinta e sopre pela extremidade oposta à qual se escreve. Deste modo, você poderá deslocar a tinta para a ponta. Mas cuidado, não manche a sua boca nem ingira a tinta!

7

Retire o reservatório da tinta e mergulhe-o em álcool. Deixe-o assim durante alguns minutos para conseguir que a tinta volte a fluir novamente.

8

Dê pequenas pontadas sobre um papel para deslocar a tinta para a ponta, quando escrever um pouco, rabisque vigorosamente com a caneta e sobre uma superfície de papel para que ela volte a escrever normalmente.

9

Esfregue a ponta da caneta contra uma superfície de borracha, que pode ser uma simples borracha de apagar ou a sola do sapato. Se criar o atrito necessário, a caneta voltará a escrever.

10

O nosso último truque para que uma caneta volte a escrever consiste em utilizar um isqueiro para aquecer a ponta da caneta. Mas, cuidado, não exagere, porque se a queimar poderá estragá-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma caneta voltar a escrever, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer uma caneta voltar a escrever

1 comentário
vivian
É muito legal esses truques deram certo com minhas canetas.
Editor umComo.com.br
Oi Vivian! Que bom que das dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)

Como fazer uma caneta voltar a escrever
Como fazer uma caneta voltar a escrever

Voltar ao topo da página