Como fazer uma caneta voltar a escrever
Geralmente pela falta de uso, o que causa ressecamento da tinta, é muito comum que canetas parem de funcionar ou funcionem bastante mal, com uma tinta fraca que mal pode ser vista quando colocada no papel. Esse é um problema comum que tem algumas soluções simples que farão com que as suas canetas voltem a escrever como se estivessem acabado de ser compradas, livrando você do típico problema de ter em casa um monte de canetas que não servem para nada. Suas canetas não escrevem? Antes de jogá-las no lixo, experimente esses simples truques que propomos no umCOMO e veja como fazer uma caneta voltar a escrever.
Como fazer caneta funcionar esfregando a ponta
Às vezes o problema que faz com que uma caneta pare de escrever é porque a ponta tem tinta seca acumulada. Para remover a tinta seca da ponta da caneta falhando é possível esfregar a ponta até que a tinta fresca consiga sair e, para isso, existem algumas técnicas possíveis. Veja abaixo algumas opções:
- Faça rabiscos com força sobre uma folha de papel, o calor e o atrito gerados podem fazer com que a caneta funcione de novo. É melhor ter embaixo uma superfície que não seja totalmente rígida como, por exemplo, um livro ou algumas folhas de papel.
- Um truque para que as canetas voltem a escrever é esfregar a ponta contra uma lixa de unha comum, mas não exagere para não desgastar a ponta e acabar inutilizando a caneta de forma permanente. Faça movimentos leves e repetidos, então vá testando para conferir se é necessário continuar.
- Dê pequenas pontadas sobre um papel para deslocar a tinta para a ponta, quando escrever um pouco, rabisque vigorosamente com a caneta sobre uma superfície de papel para que ela volte a escrever normalmente.
- Esfregue a ponta da caneta contra uma superfície de borracha, que pode ser uma simples borracha de apagar ou a sola do sapato. Se criar o atrito necessário, a caneta voltará a escrever. Para conseguir o efeito desejado, é necessário fazer movimentos rápidos e fortes.
Agora que você já sabe como deixar a caneta mais forte e fazer com que volte a funcionar, não se esqueça de deixá-la sempre com tampa para evitar que a tinta resseque, evitando também assim que a caneta deixe novamente de escrever.
Como fazer uma caneta voltar a funcionar com álcool
Já que canetas geralmente deixam de funcionar porque a tinta secou na ponta, uma forma de fazer com que volte a funcionar é dissolvendo a tinta. Veja quais são os métodos possíveis para a dissolução em álcool de uma caneta falhando:
- Para essa dica, você precisará enfiar um arame e encharcá-lo com álcool. Então, coloque o arame com álcool no reservatório da tinta da caneta para ser misturado com a tinta seca e deixá-la novamente em estado líquido.
- Outra opção com álcool é retirar o reservatório da tinta e mergulha-lo em álcool. Deixe-o assim durante alguns minutos para conseguir que a tinta volte a fluir novamente. Em ambas opções, é possível substituir o álcool por acetona.
Considere que é possível manchar-se durante o processo, ainda que você consiga fazer com que a caneta volte a escrever de forma satisfatória. Para evitar sujar as mãos ou a roupa, faça tudo dentro de uma pia, assim, caso vaze tinta será possível limpá-la rapidamente e evitar manchas ou que a tintura caia onde não deve. Se mesmo com todos os cuidados você se acabar sujando, veja como tirar manchas de tinta de caneta da roupa.
Como consertar caneta de mola
Por vezes o problema com nossa caneta falhando não se encontra na tinta, mas, sim, em algum problema estrutural da caneta que ocasionou o um mau funcionamento. Esse tipo de problema é mais raro em canetas esferográficas comuns, já que são bastante simples em seu mecanismo, entretanto, costuma acontecer em outras mais complexas como as canetas de mola. Veja abaixo algumas ideias de como consertá-las:
- Certifique-se de que o refil da caneta esteja bem colocado. Você pode retirar e colocar corretamente cada um dos elementos da caneta: reservatório, mola, etc. Desta forma você garante que não é um problema com sua estrutura.
- Retire o reservatório de tinta e sopre pela extremidade oposta à qual se escreve. Deste modo, você poderá deslocar a tinta para a ponta. Mas cuidado, não manche a sua boca nem aspire a tinta, correndo risco de ingestão!
Se mesmo após arrumar a estrutura física da caneta você ainda tiver problemas em como fazer caneta funcionar, veja acima os métodos para resolver as questões de uma caneta falhando. As dicas acima devem resolver os seus problemas.
Outras dicas de como fazer caneta funcionar
Se mesmo utilizando as dicas mais comuns acima você não conseguir fazer com que sua caneta volte a funcionar, não se preocupe pois ainda temos alguns métodos que poderão ser eficazes para salvar sua caneta. Veja abaixo:
- Segure a caneta pela extremidade de trás como se fosse um termômetro e agite-a com força. Deste modo conseguirá que as bolhas de ar presentes no reservatório desapareçam e ela possa voltar a escrever com mais facilidade.
- O nosso último truque de como fazer caneta funcionar consiste em utilizar um isqueiro para aquecer a ponta da caneta. Mas, cuidado, não exagere, porque se a queimar poderá estragá-la, além disso, não coloque a caneta no microondas, afinal, esse é um objeto de plástico que poderá derreter.
Caso após todas as tentativas de como fazer caneta funcionar você ainda tenha a caneta falhando, é possível que a tinta tenha secado completamente no tubo ou então que sua ponta esferográfica tenha quebrado, nesses casos, não há solução que torne a caneta útil novamente.
Caneta em gel falhando
Assim como as canetas esferográficas comuns, as de gel também podem acabar ressecando e parando de funcionar mesmo que seja relativamente nova e vejamos que ainda tem bastante tinta. Quando isso acontece, acabamos tendo uma caneta Uni Ball, ou similar, falhando, ainda que tenhamos pagado um tanto caro. A boa notícia é que há soluções para resolver este problema. Veja quais são as opções de solução para este tipo de caneta falhando:
- Coloque a ponta da caneta em água quente com a tampa e segure por aproximadamente 2 minutos. O calor emitido pela água quente penetrará na tampa e fará com que a tinta seca na ponta dissolva e desobstruirá a passagem de tinta, fazendo com que volte a funcionar rapidamente. Ao fim dos 2 minutos, seque, retire a tampa e teste a caneta em uma folha de papel.
- Teste as opções que envolvem esfregar a ponta da caneta e que também foram explicadas acima.
Como fazer caneta Stabilo voltar a funcionar
As canetas Stabilo têm um funcionamento um pouco diferente das esferográficas e possuem um tubo acolchoado e cheio de tinta em seu interior, o que torna difícil saber se ainda possui tinta ou se acabou. Se você acha que não tem mais tinta, por já estar usando há um bom tempo existe uma opção para recarregá-la:
- Compre um tubo de tinta nanquim, abra a caneta e remova o tubo interior, pingue 3 gotas de tinta e mantenha-o em posição vertical para que a tinta desça e chegue até a base. Remonte a caneta e ela estará pronta para ser novamente utilizada.
Para evitar a dor de cabeça de comprar uma caneta falhando, antes de comprar uma caneta, sempre teste-a na folha de papel que costuma estar disponível na seção de canetas das papelarias, garantindo assim que ela está funcionando no ato da compra.
E, se depois de aprender todos esses truques, você se empolgou até mesmo em fazer a sua própria caneta, não deixe de conferir nosso artigo sobre Como fazer uma caneta de pena, estilo antigo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma caneta voltar a escrever, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.