Como fazer moldes de silicone
Moldes de silicone são usados em diversas áreas artísticas, artesanato e joalharia. Isso porque são diversos os materiais que podem ser feitos usando moldes de silicone. Por exemplo, alguns deles são: sabonete artesanal, resina polyester, metal clay, velas e tantos outros.
O silicone para molde é um tipo de borracha sintética. Ele é muito usado para fábrica de moldes e modelagem e, por serem tão versáteis, podem ser feitos das mais variadas formas. Os mais comuns são: molde redondo, quadrado, oval e retangular com bordas arredondadas.
Com um molde em mãos, você poderá reproduzir quantas vezes quiser a sua peça original! Para isso, neste artigo, o umComo.com.br separou um passo a passo para ensinar você como fazer moldes de silicone.
Vai precisar de:
- Peça original a ser copiada
- Silicone e catalizador
- Fita adesiva
- Pincel
- Vaselina sólida
- Caixa de papelão
- Espátula, régua, tesoura, becker
- Luvas descartáveis
Passos a seguir:
O primeiro passo para criar um molde de silicone é preparar corretamente a sua peça original que deverá servir de base para o molde. Ela deve estar em estado perfeito de condição, do jeito que você espera ser reproduzida. Isso porque qualquer mínimo detalhe e imperfeição irá ser replicado no molde e, por consequência, nas suas reproduções também. Além disso, essa peça original deve estar impermeabilizada, para que o silicone não grude.
Com o original separado, você deverá seguir para a primeira etapa da criação do molde: criar uma caixa de papelão que sustente o silicone. Para isso, use uma régua e desenhe-a no papelão, dimensionando-a bem para que o original caiba dentro dela. Se preferir, você pode usar uma caixa já pronta. O importante é ter uma forma, ou seja, algo que irá conter o silicone ao redor da peça.
Com a caixa pronta em mãos, use um pincel para passar vaselina sólida no papelão. Isso é muito importante para que o silicone não grude na caixa e estrague seu molde na hora de retirar ele de dentro!
Em seguida, coloque a peça original no centro da caixa de papelão. Ela deve servir perfeitamente, para que não se mova durante o processo. Passe a mesma vaselina na peça também, para que tenha o mesmo efeito e não grude no futuro.
Agora, veja se a caixa está firme por fora. Dobre as suas bordas e prenda com fita adesiva. Ela deve estar vedada com fita, para que o silicone não vaze nas emendas das bordas.
Deixa a caixa de lado e siga para a próxima etapa: o silicone. Separe ele em um recipiente. Mexa bem. Não se esqueça de usar luvas descartáveis.
Dentro do recipiente com silicone, coloque um becker ou catalizador (de 2,5 a 4 %) da quantidade de silicone). Depois, misture bem. Cuidado para não fazer bolhas, pois nesse caso irá prejudicar o resultado final.
Com a mistura pronta, chegou a hora de colocar tudo dentro da caixa, de maneira que cubra toda a peça. Vá devagar e com cuidado para que não forme bolha. A forma (caixa de papelão) deverá ser preenchida, contendo a mistura de silicone com 1cm acima da parte mais alta da peça.
Após preencher toda a caixa de papelão com o silicone misturado conforme os passos anteriores, você deverá esperar para que ele endureça. Após 4 horas, o molde já deve estar duro ao tocar nele. Porém, a reação química total leva em torno de 24 horas para ficar, de fato, pronta, sem alterar o resultado. Após um dia, você poderá desenformar o molde. Retire todo o papelão e, em seguida, a peça original. Tenha cuidado.
Use uma tesoura para acertar as bordas do silicone, caso seja necessário. E pronto já tem o seu molde de silicone feito!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer moldes de silicone, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.