Como fazer um cata-vento (moinho) com cartolina
Quer decorar os vasos da sua varanda? Quer ensinar o seu filho a fazer um trabalho manual com papel muito divertido? Ensinamos-lhe a fazer um cata-vento feito com cartolina. É um trabalho manual muito fácil e rápido de fazer em que as crianças aprenderão muitas coisas e poderão ver como gira um cata-vento quando lhe toca o vento. Divirta-se e verá que é muito fácil. Pode fazer vários cata-ventos alterando apenas a cor da cartolina ou o seu tamanho.
Vai precisar de:
- Cartolina de uma ou várias cores
- Tesouras
- Canudinho ou um pau
- Pionés
- Alfinete
- Borracha
Passos a seguir:
Para começar a fazer o cata-vento desenhe numa cartolina um quadrado de 15x15 cm e recorte-o.
Com a ajuda de uma régua trace as diagonais, mas de forma a que as linhas não cheguem ao ponto central. Marque o centro do quadrado.
Recorte as linhas que marcou anteriormente. Lembre-se que não deve chegar ao meio.
Das oito pontas que o cata-vento tem, escolha quatro. Escolha uma e depois deixe a outra. Prenda as 4 pontas com um alfinete.
Passe o pionés pelos buracos das 4 pontas do moinho de vento, e por trás do moinho com um canudinho de forma que o pionés também o agarre.
Por cima do canudinho ponha um pedaço de borracha para não se picar com o pionés.
Já terminou o seu cata-vento! Agora só tem de colocá-lo em algum sítio onde sopre um pouco de vento e vê-lo girar. Desfrute!
Veja também o nosso artigo sobre como fazer uma pipa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cata-vento (moinho) com cartolina, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.
Conselhos
- Pode fazer o cata-vento de várias cores. Apenas tem de pegar em várias cartolinas de diferentes cores ou colar figuras no moinho, como círculos ou quadrados de várias cores. Desta forma o cata-vento ficará mais divertido e vistoso. Também pode fazer o moinho de vento com folhas de plástico, desta forma não se estragará com a chuva.