Partilhar

Como fazer uma mesa de mosaico

Como fazer uma mesa de mosaico
Fonte: varandasgourmet.com

Uma mesa de mosaico é uma peça de mobiliário muito charmosa onde poderá servir seus lanches e chás de amigas, elas com certeza ficarão impressionadas. De inspiração romana, são ideais para ter no jardim ou na varanda e muito populares pelas cores dos mosaicos e formas que se podem construir a partir deles. Você pode construir a sua própria mesa de mosaico, pois o processo é bem simples e não há regras, apenas deverá ter o cuidado de utilizar determinados instrumentos e materiais que são os mais indicados para este tipo de trabalho. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para descobrir como fazer uma mesa de mosaico.

Também lhe pode interessar: Como fazer mosaico de azulejo
Passos a seguir:
1

Para começar, escolha uma mesa simples e resistente. As mais comuns são em tampo redondo. É irrelevante o material pois o tampo de azulejo será feito sobre cimento, para ambientes exteriores, ou em base de madeira, para ambientes interiores. No entanto você pode escolher aplicar os azulejos diretamente em sua mesa.

Como fazer uma mesa de mosaico - Passo 1
Fonte: obravip.com
2

Em seguida, planifique o desenho que gostaria de ver nela. Pode escolher algo abstrato, colorido, monocolor, com desenhos, as opções são variadas. Defina também as cores e reúna azulejos partidos ou pastilhas de vidro que darão forma à sua ideia.

Fonte: alemdaruaatelier.com.br
3

Meça o tampo da mesa onde irá ser aplicado o mosaico e recrie, com as mesmas medidas, um tampo em madeira ou em cimento, dependendo do local onde será colocado - na rua ou dentro de casa. Essa será a sua base do mosaico.

Fonte: fazfacil.com.br
4

Pegue agora num lápis de carvão e desenhe as imagens que pretende para a sua mesa. Isso será muito útil para se orientar na hora de colar as peças de mosaico.

Fonte: portaldeartesanato.com.br
5

Prepare as peças de mosaico e, com a ajuda de um torquês com roldanas, corte-as consoante a sua necessidade. Este é um instrumento muito importante para que consiga quebrar as peças com precisão.

Fonte: alemdaruaatelier.com.br
6

Comece dispondo algumas peças de fora para dentro, caso queira uma moldura, ou começando pelos pormenores de cor. Deverá guiar-se pelo desenho que fez anteriormente e deixar algum espaço entre elas (de 0,5 a 1 cm). Não cole as peças ainda , esta etapa serve apenas para que tenha uma noção de como irá ficar a mesa.

Fonte: euamobiscuit.com.br
7

Faça as alternações que achar necessárias e quando tiver a certeza de que todas as peças estão no sítio certo, com a ajuda de um pincel comece a colá-las com cola branca ou cola de azulejo.

Fonte: artesanatodamartha.blogspot.pt
8

Terminado de colocar todas as peças do mosaico, deixe repousar alguns minutos até que a cola seque completamente. Em seguida, com uma espátula, aplique uma camada de rejunte de forma a preencher os espaços vazios entre as peças. Deixe secar por 2 horas.

Fonte: portaldeartesanato.com.br
9

De forma a limpar o excesso de rejunte, poderá escovar a mesa sem exercer muita pressão ou simplesmente passar um pano úmido. Deixe secar novamente e finalize com spray selador, silicone líquido ou verniz acrílico fosco.

Fonte: fazfacil.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma mesa de mosaico, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer uma mesa de mosaico

4 comentários
A sua avaliação:
Janice benjtes
Muito bom, bonito e de fácil compreensão. Gostaria de saber mais a respeito de mosaicos.
maria candida de oliveira
muito bom o trabalho! mas gotaria de saber bem mais sobre o asunto!

lourdes ferreira
lindos trabalhos e de muito bom gosto.
Sara Silva
Oi Lourdes, muito obrigada valeu! Continue nos acompanhando :)
Sandra maia
Adorei a explicação. A minha dúvida é. Para rejuntar as cerâmicas só com rejunte ou pode com massa corrida?
Sara Silva
Olá Sandra, obrigada pelo seu comentário! O rejunte é mais indicado.

Como fazer uma mesa de mosaico
Fonte: varandasgourmet.com
Fonte: obravip.com
Fonte: alemdaruaatelier.com.br
Fonte: fazfacil.com.br
Fonte: portaldeartesanato.com.br
Fonte: alemdaruaatelier.com.br
Fonte: euamobiscuit.com.br
Fonte: artesanatodamartha.blogspot.pt
Fonte: portaldeartesanato.com.br
Fonte: fazfacil.com.br
1 de 10
Como fazer uma mesa de mosaico

Voltar ao topo da página