Outros artesanatos

Como fazer uma tenda de índio para crianças

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma tenda de índio para crianças

A tipi é uma habitação característica dos povos indígenas. Ela era construída por membros da tribo, que usavam postes de madeira para formar a sua estrutura. A tenda de índio era uma habitação coberta por peles de animais. Esta tenda se distingue de outras habitações indígenas devido ao seu formato de cone e às abas de fumo que tem na parte superior da estrutura. Estas tendas são ainda utilizadas em cerimônias e mais recentemente no turismo. Conheça um pouco mais sobre a cultura indígena e entre no clima destes povos, experienciando um pouco do seu estilo de vida. Você pode fazer uma tenda de índio em miniatura para as crianças brincarem ou aumentar para a realidade. Aprenda a fazer uma tenda de índio e transforme a sua sala numa autêntica floresta habitada por índios. Em umComo ensinamos-lhe como fazer uma tenda de índio para crianças.

Também lhe pode interessar: Como fazer um arco e flecha
Passos a seguir:
1

Para fazer uma tenda de índio para crianças prepare os materiais e a superfície que vai utilizar. O ideal é que seja uma mesa, pois é uma superfície plana e estável. Primeiramente, comece por juntar quatro palitos e segure eles sobre a superfície. Os palitos devem ficar unidos pelas extremidades de cima e separados na parte inferior. Se unirmos virtualmente as extremidades inferiores dos palitos elas devem formar um círculo.

Como fazer uma tenda de índio para crianças - Passo 1
2

De seguida fixe as extremidades superiores enrolando elas num elástico. É importante que as extremidades fiquem bem fixas para que a tenda de índio fique estável, sendo esta a sua estrutura base.

3

Depois de ter a base da sua tipi pegue no saco de papel marrom. Coloque o saco em cima da mesa e com um compasso desenhe um círculo de 15 cm de diâmetro. Recorte o círculo desenhado com a ajuda de uma tesoura.

4

Agora desenhe um triângulo dentro do círculo que recortou, ocupando cerca de um quarto do tamanho dele. Com a ajuda da tesoura corte agora esse triângulo. Antes de terminar a sua tenda de índio para crianças decore o círculo que fez com o papel com a ajuda de marcadores coloridos. Pode desenhar o que mais gostar ou deixar simplesmente da cor do papel.

5

Por último, pegue em cola e aplique no lado do círculo que vai ficar por dentro. De seguida, enrole o círculo na estrutura que fez inicialmente com os palitos. Deixe secar durante aproximadamente meia hora e a sua tenda indígena está pronta!

6

Se quer fazer uma tipi em tamanho grande, proporcionando uma experiência mais real saiba que também o pode fazer. Para isso vai precisar de 6 sarrafos de madeira, um pano com tamanho suficiente para cobrir a tenda e barbante.

Como fazer uma tenda de índio para crianças - Passo 6
7

Para fazer uma tenda de índio, comece por montar a estrutura. Una os 6 sarrafos nas extremidades de cima, tal como fez anteriormente com os palitos. Utilize desta vez um barbante para fixar bem a estrutura. Você pode usar mais sarrafos se preferir.

Como fazer uma tenda de índio para crianças - Passo 7
8

Tal como acontecia com os palitos, se unir as extremidades inferiores dos sarrafos, elas vão formar uma espécie de círculo. A diferença é que desta vez você vai mesmo unir as partes inferiores da sua estrutura. Use o barbante e prenda bem os pés da sua tipi.

Como fazer uma tenda de índio para crianças - Passo 8
9

Escolha o tecido que vai usar para cobrir a estrutura que vai formar a tenda de índio para crianças. Se quiser transmitir um ar mais rústico opte por tons crus. Mas você pode usar tecidos coloridos ou então fazer os seus próprios desenhos. Antes de colocar o tecido, se certifique que a estrutura está bem firme. De seguida enrole o tecido que escolher, mas não se esqueça de não fechar a tipi indígena completamente. Deixe uma parte aberta para servir de porta.

Como fazer uma tenda de índio para crianças - Passo 9
10

Pode usar luzes tipo pisca pisca ou lanternas, no interior da tenda de índio, para criar um clima de floresta. Experimente fazer a sua própria tipi e se divirta na floresta, mesmo sem sair de casa. Entre no espírito e aprenda com umComo como fazer uma fantasia de índio para crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma tenda de índio para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer uma tenda de índio para crianças