O violão

Como improvisar um capotraste - 5 sugestões!

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 2 dezembro 2019
Como improvisar um capotraste - 5 sugestões!

Para aqueles que tem o costume de tocar violão, baixo e guitarra, o capotraste é um recurso musical importante pois é uma tecnologia responsável por novas afinação e por alterações de tom natural no instrumento. Diversas músicas da cultura popular têm o capo em sua composição e para tocá-las sem este recurso, a dificuldade aumenta. No entanto, quando não se tem o capotraste profissional, sabemos que é possível fazer um pelas nossas próprias mãos e conseguir tirar qualquer música possível. Para saber mais sobre, continue lendo esse tutorial e aprenda Como improvisar um capotraste com materiais que você com certeza tem na sua casa.

Também lhe pode interessar: Como aprender a tocar violão em casa

Índice

  1. Capotraste com caneta e elástico
  2. Capotraste de lápis
  3. Capotraste de pregador
  4. Capotraste de dedo
  5. Sem sofrer mais: mude as cifras dentro do tom

Capotraste com caneta e elástico

O primeiro método de como improvisar esse aparelho é fazendo o capotrase com uma caneta e um elástico de dinheiro. Coloque a caneta por cima da casa em que deve ficar o capo. Na parte de cima coloque uma parte do elástico e dê a volta por trás do baixo do instrumento e por baixo da caneta. Caso o capo fique solto, dê mais uma camada de elástico, lhe dando uma volta e passando por cima novamente. Esse método da caneta só serve com canetas bics e com guitarras e violões e guitarras com cordas baixas, caso contrário o elástico pode estourar e sua brincadeira acabar consequentemente.

Como improvisar um capotraste - 5 sugestões! - Capotraste com caneta e elástico

Capotraste de lápis

Caso você não tenha uma caneta, pode substituí-la por qualquer objeto similar. Por exemplo, é possível fazer um capotraste com lápis da mesma maneira, além de chaves de fenda, pedais de bateria, espetos de churrasco. Isso vai da sua criatividade e também dos recursos que estiverem disponíveis. No entanto, é necessário que o material que vai utilizar no lugar da caneta seja liso e reto, para não causar deformidades no seu som e tudo parecer meio esquisito.

Como improvisar um capotraste - 5 sugestões! - Capotraste de lápis

Capotraste de pregador

Outra alternativa para aqueles que desejam fazer um capotraste improvisado que não seja o capotraste com caneta e elástico. Nesse tutorial, você precisará de um pregador de roupas, que é uma superfície lisa de madeira que pode servir também da mesma maneira. Você pegará um elástico ou qualquer tipo de pano que possa prender o pregador no mesmo diâmetro do braço do violão, guitarra ou baixo. Elásticos de cabelo também servem. Uma das alternativas é que você pode grampear o tecido no pregador. O processo é o mesmo do capotraste de caneta e elástico. Depois que estiver adequado ao braço e que dê a pressão necessária para prender todas as cordas na pestana que está disposta, é só tocar.

Como improvisar um capotraste - 5 sugestões! - Capotraste de pregador

Capotraste de dedo

Se você não tem esses recursos e não vai poder fazer um capotraste improvisado de caneta ou um capotraste de pregador, lhe ensinaremos a tocar as músicas que você deseja sem capotraste. Para isso, existem dois recursos. Você pode fazer a alteração dos acordes da música para os mesmos sem capo ou pode fazer as pestanas com o dedo onde deveria ficar o capo. Ambos são complicados, mas não impossíveis.

Para fazer o capotraste com o dedo, basta colocar o seu dedo indicador esquerdo para prender todas as cordas simultaneamente. Com os outros três dedos disponíveis, treine os acordes mais comuns: lá maior, menor, mi maior e menor, dó, ré e sol. Para aqueles que têm pestana, como o si, basta fazer a pestana se baseando na casa onde seria o capotraste.

Como improvisar um capotraste - 5 sugestões! - Capotraste de dedo

Sem sofrer mais: mude as cifras dentro do tom

Para entender a função do capotraste é só pensar um pouquinho no que está tocando. Pense que você está tocando Wonderwall, uma das mais famosas músicas que são tocadas com capo. O primeiro acorda é um Mi menor duas casas para frente. Isso significa que é um Fá Sustenido menor, ou seja, ele está dois tons mais alto, ou seja, mais agudo. Portanto, para substituir os acordes, basta entender um cálculo simples. Vou te explicar com o mi:

  • Mi maior com Capo na primeira casa: Fá maior
  • Mi maior com Capo na segunda casa: Fá sustenido maior
  • Com capo na terceira casa: Sol maior
  • Com capo na quarta casa: Sol sustenido maior
  • Com capo na quinta: Lá maior
  • E assim sucessivamente.

Dessa maneira, é possível fazer tocar todas as músicas com o capotraste nos seus dedos, sem precisar fazer o capotraste de lápis, de pregador ou o de caneta. Para saber mais, leia nosso artigo como saber são as notas musicais altas e baixas.

Como improvisar um capotraste - 5 sugestões! - Sem sofrer mais: mude as cifras dentro do tom

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como improvisar um capotraste - 5 sugestões!, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como improvisar um capotraste - 5 sugestões!