Outros artesanatos

Como pintar galinha de angola

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. 8 março 2017
Como pintar galinha de angola
Imagem: casaecia.clicrbs.com.br

A galinha d'angola é um objeto clássico perfeito do artesanato do Brasil, perfeito para decorar a sua cozinha. A ave que deu origem a essa decoração também é chamada de cocá e angolista. A galinha d'angola pode ser encontrada em pinturas de tecido, guardanapos, latas decoradas, caixinhas para conservar o chá e o açúcar, aventais, e muitos outros objetos de cozinha. O umCOMO recomenda uma transformação de uma galinha de terracota comum em uma galinha de angola, perfeita para guardar as colheres de pau ou outros utensílios de cozinha grande. O resultado é uma gracinha que vai dar uma nova vida à sua cozinha! Não perca o passo a passo seguinte e descubra como pintar uma galinha de angola!

Vai precisar de:

  • Galinha de cerâmica
  • Pincéis chatos e largos
  • Tinta PVA branca, amarela, vermelha e preta
  • Verniz (à base de água)
  • Instrumento para fazer bolinhas (boleador)
  • Pano preto e branco para amarrar no pescoço da galinha (opcional)
Também lhe pode interessar: Como fazer a galinha pintadinha com goma eva

Passos a seguir:

1

Para pintar uma galinha de angola, o primeiro passo é pintar a galinha de cerâmica de preto por dentro e por fora. Depois da tinta preta secar, pinte a crista e o papo de vermelho e o bico de amarelo. Deixe secar novamente.

Dica: Antes de pintar a galinha, forre a superfície onde deseja trabalhar com jornais velhos para proteger os materiais das bancadas, prevenir a bagunça e facilitar o processo de limpeza. Se está pintando a galinha d'angola com crianças, deixe a preocupação com a limpeza de parte e confira como remover mancha de tinta do piso.

Como pintar galinha de angola - Passo 1
Imagem: casaecia.clicrbs.com.br
2

O próximo passo é desenhar um círculo largo branco em torno dos olhos e um pingo branco no centro (para fazer o olho da galinha d'angola).

3

Use um boleador (ou uma caneta sem bico) para fazer as bolinhas no corpo, mergulhando a ponta na tinta branca antes pintar a galinha de angola.

Dica: Se não tem experiência ou destreza em manualidades, recomendo que marque o posicionamento das bolinhas brancas com um pouco de giz antes de pintar a galinha d'angola com a tinta. Isso vai ajudar a distribuí-las melhor e a corrigir caso você se atrapalhe!

Como pintar galinha de angola - Passo 3
Imagem: kirike.ninja
4

Se achar necessário, retoque a pintura, uma vez que uma primeira camada pode não ser suficiente para criar uma cor bem sólida e opaca. Para secar, deixe a galinha de angola repousar por 15 minutos ou use o calor do secador para acelerar o processo. Passe o verniz em toda a galinha para selar a tinta e deixe secar novamente.

5

Amarre o pano em redor do pescoço da galinha de angola e coloque os talheres ou colheres de pau no interior. Sua decoração artesanal está pronta!

6

Amarre o pano em redor do pescoço da galinha de angola e coloque os talheres ou colheres de pau no interior. Sua decoração artesanal está pronta! Agora que já sabe como pintar galinha de angola, não hesite em enfeitar sua cozinha com essa decoração tradicional encantadora!

Dica: Se sujou a sua roupa durante o procedimento, confira como tirar manchas de tinta da roupa.

Como pintar galinha de angola - Passo 6
Imagem: casaecia.clicrbs.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar galinha de angola, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: casaecia.clicrbs.com.br
Imagem: casaecia.clicrbs.com.br
Imagem: kirike.ninja
Imagem: casaecia.clicrbs.com.br
1 de 4
Como pintar galinha de angola