Partilhar

Como pintar um gradiente

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pintar um gradiente

Um gradiente é uma transição de uma cor para a outra mediante a mistura de ambas as cores, embora também possa ser a degradação de uma só cor. Os gradientes rodeiam-nos na vida quotidiana, são utilizados em áreas como a publicidade e manifestam-se diariamente na natureza. Quem queira pintar um pôr do sol, precisará de saber como pintar um gradiente, por isso se gosta de pintura e manualidades é imprescindível que conheça e utilize este recurso.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como pintar cerâmica
Passos a seguir:
1

Comece a testar um gradiente básico com um lápis de grafite, pressionando primeiro intensamente e cada vez menos, de um modo progressivo até chegar ao branco ou à ausência de cor.

2

Se preferir fazer de cor, pode usar qualquer tipo de pintura, desde lápis de madeira até aquarelas, lápis de cera, acrílicos ou óleos. Apenas tem de fundir as cores entre elas.

3

Para aprender, aconselhamos-lhe a começar praticando com pintura acrílica e cartolina grossa de cerca de 300 gramas específica para acrílico e aquarela. Conseguirá encontrá-la em lojas especializadas em artes plásticas.

4

Experimente e repita tantas vezes quanto as que necessitar. Desta forma ficará a dominar quando pintar na tela.

5

Comece com uma cor num extremo e com outra cor no extremo oposto. Pense que o ponto central onde convergem deverá ter a mesma quantidade de cada cor, e quando se aproximar das bordas deverá dominar a cor atribuída a cada lado.

6

Se a pintura estiver muito espessa dilua com água para poder misturá-la com mais facilidade.

7

Se é principiante poderá usar uma roda de cores para aprender a misturar cores e melhorar os seus gradientes.

8

Uma vez que domine o gradiente básico, poderá desenhar objetos e figuras tridimensionais e aplicar-lhes sombras mediante os gradientes. Assim aprenderá a trazer-lhes volume.

9

Já pode pintar gradientes em céus e rostos. Na realidade, qualquer objeto exposto à luz tende a refletir uma transição de sombras ou gradiente.

10

Experimente com programas digitais de tratamento de imagem como o Adobe Photoshop, que lhe permite aplicar filtros e camadas de gradientes nas imagens. Veja como pode aplicar gradientes no sentido diagonal, esférico, etc...

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar um gradiente, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Seja meticuloso com a limpeza dos pincéis se não quiser sujar o seu gradiente.

Escrever comentário sobre Como pintar um gradiente

O que lhe pareceu o artigo?

Como pintar um gradiente
Como pintar um gradiente

Voltar ao topo da página