Filmes do Tim Burton: ranking dos melhores
Tim Burton é o rei do cinema, todos ficam ansiosos para ver seus filmes quando sabem que um novo está por vir. Entre o ranking dos melhores estão Alice no País das Maravilhas, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, Batman e outros. Junte-se a nós neste tour do umCOMO para mergulhar no universo dos filmes do Tim Burton: ranking dos melhores.
- Alice no País das Maravilhas (2010)
- Peixe Grande (2003)
- Edward Mãos de Tesoura (1990)
- Ed Wood (1994)
- Os Fantasmas se divertem (1988)
- Batman (1989)
- Batman: O Retorno (1992)
- A Noiva-Cadáver (2005)
- A lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)
- Dumbo (2019)
Alice no País das Maravilhas (2010)
Embora a crítica não tenha simpatizado com este filme, a verdade é que Tim Burton conseguiu proporcionar ao público uma imersão no mundo mágico de Alice no País das Maravilhas, que não só permanece na magia, mas dá um salto quântico até nos jogos de palavras e lógica, a verdadeira essência do livro original e que Burton conseguiu captar.
O roteiro foi de Linda Woolverton, baseado no livro de Lewis Carroll, dirigido por Tim Burton e um elenco formado por Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway, um elenco estelar digno da história.
Peixe Grande (2003)
Peixe Grande talvez seja o melhor filme de Tim Burton, ou pelo menos é o que muitos críticos e público consideram. Esta é uma adaptação do romance de Daniel Wallace, que tem o mesmo nome, e que conta a história de um homem que deseja reencontrar o pai nos últimos dias de sua vida, após receber o diagnóstico de uma doença terminal, mas há uma trama em que o pai conta histórias da juventude, cheias de fantasia, nas quais é difícil distinguir o que é a realidade e onde começa a ficção.
Neste filme Tim Burton foi o diretor e o roteiro foi escrito por John August. O elenco foi formado por Ewan McGregor, Albert Finney, Billy Crudup, Alison Lohman e Jessica Lange, que fizeram todo o possível para atender às expectativas de Burton.
Edward Mãos de Tesoura (1990)
Este é um dos filmes que mais aplausos e melhores críticas recebeu na carreira de Burton. É o filme que todos podemos ver muitas vezes, pois, além de excêntrico, investiga aspectos profundos da vida, como o seu sentido ou a sensação de vazio.
Este filme foi o início de uma importante colaboração entre Johnny Depp e Winona Ryder, que mais tarde trabalhariam juntos em outros projetos. Edward Mãos de Tesoura conta a história de um jovem que é produto da imaginação de um inventor, mas morre e Edward fica inacabado, sem mãos, apenas com uma tesoura, e abandonado em uma mansão sombria e solitária.
Tim Burton dirigiu, enquanto Caroline Thompson escreveu o roteiro. O elenco foi formado por Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest e Vincent Prince, uma mistura que ajuda a dar vida a todos os cenários possíveis de Burton.
Ed Wood (1994)
Ed Wood foi uma figura que Tim Burton recuperou para criar uma comédia em preto e branco, dando o papel de Bela Lugosi a Martin Landau, para que o resultado fosse mais cómico. A história fala do visionário Ed Wood, que não teve formação acadêmica, mas que fez alguns filmes excêntricos com baixíssimo orçamento, sem cuidar dos detalhes técnicos.
O roteiro foi escrito por Scott Alexander e Larry Karaszewski, que trabalharam na direção de Tim Burton, com elenco formado por Johnny Depp, Martin Landau, Patricia Arquette, Sarah Jessica Parker e Bill Murray.
Os Fantasmas se divertem (1988)
Este foi mais um dos filmes de Burton que alcançou sucesso instantâneo e boa recepção pela crítica, depois de trinta anos conseguiu reter a mesma curiosidade nos espectadores, com uma produção que oscila entre o terror e a fantasia. Winona Ryder usava um estilo gótico que combinava com a atuação aterrorizante de Michael Keaton.
Batman (1989)
Burton mudou a sequência do que seria o Batman no futuro com o estilo que permeou esta edição de 1989, que foi catalogada entre as melhores versões de Batman, na qual trabalhou mais uma vez com Michael Keaton, acrescentando Jack Nicholson para assumir o papel do Coringa. As canções de Prince foram o toque adicional para o sucesso do filme.
Batman: O Retorno (1992)
A primeira entrega foi tão icônica que depois Burton foi além e em 1992 continuou com momentos mais estelares, levando em consideração o papel incomparável de Michelle Pfeiffer, que imortalizaria a melhor versão da Mulher Gato, além do perturbador papel de Pinguim, assumido nesta ocasião por Danny DeVito.
A Noiva-Cadáver (2005)
Este filme recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação, isso porque a tragédia e as músicas que ele combina resultaram em uma entrega excepcional, carregada da escuridão de Burton e de sua capacidade de nos mergulhar em universos que nenhum outro diretor consegue. Neste filme, o tema do amor e da morte é abordado com maestria.
A lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)
Este é um dos filmes que talvez contenha os elementos mais aterrorizantes de toda a carreira de Burton, mas é ao mesmo tempo fascinante. Conta a história de Washington Irving, publicada em 1820 e da qual foram feitas diversas adaptações, mas talvez nenhuma como a de Burton. Bem, mais uma vez, Burton mostrou porque é o melhor diretor de filmes sombrios e de terror.
Dumbo (2019)
Dumbo está na memória de muitos telespectadores há anos, mas agora Tim se atreveu a interpretar este clássico para fazer um episódio igualmente cativante, com a participação de Colin Farrell, Michael Keaton, Danny DeVito e Eva Green. O elefante foi criado artificialmente.
Não é fácil escolher um único filme de Burton que seja o melhor, mas estes são alguns dos que obtiveram a classificação mais elevada no ranking, no entanto, também vale a pena mencionar Os Fantasmas se Divertem 2 (2024) e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), que também se tornaram favoritos do público.
Agora que você conhece os filmes do Tim Burton: ranking dos melhores, pode estar interessado em conhecer Os melhores filmes de aventura e Os melhores filmes de magia.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Filmes do Tim Burton: ranking dos melhores, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.