Reality Shows

O que precisa para entrar no Big Brother Brasil?

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 21 março 2023
O que precisa para entrar no Big Brother Brasil?

Um dos programas de maior audiência e que está no gosto do povo, o Big Brother Brasil é todo ano uma febre, com pessoas reais sendo confinadas em uma casa para concorrer a um prêmio em dinheiro, mas com um porém: serem vigiados e filmados 24hrs por dia.

Apesar da perda de privacidade, o programa impulsionou muitas pessoas para o estrelato, sendo que a maioria sequer foi a vencedora do reality show, mas ganhou tamanha visibilidade e começou ser possível viver da própria imagem ou usá-la para alavancar outros trabalhos na mídia, como virar atriz ou músico.

Não existe exatamente uma fórmula para entrar no programa, mas aqui no umCOMO, vamos te contar o que precisa para entrar no Big Brother Brasil. Rolou um interesse em saber mais? Então vem com a gente nessa leitura!

Também lhe pode interessar: Como se inscrever no BBB

Índice

  1. Como entrar no Big Brother
  2. O que precisa para se inscrever no BBB: preenchendo o formulário
  3. Requisitos para entrar no Big Brother Brasil

Como entrar no Big Brother

Antes de mais nada, é necessário dizer que o Big Brother Brasil, que teve sua primeira edição em 2000, mudou algumas partes do seu processo de seleção desde o início. Afinal de contas, nos mais de 20 anos de programa ele evoluiu, sempre tentando adaptar-se ao gosto dos brasileiros para não perder o seu espaço na mídia.

No começo, os candidatos faziam um vídeo, que era passado no primeiro episódio do programa. Nele, as pessoas mostravam um pouco de si ou algo que chamasse a atenção da produção para serem selecionados. Hoje, ainda existe a obrigatoriedade do vídeo, mas ele não é divulgado como nas primeiras edições.

Hoje, o primeiro passo para entrar no Big Brother Brasil é preencher o formulário disponibilizado pela Globo, produtora do programa. Além disso, é preciso ser maior de 18 anos e enviar algumas fotos.

Na primeira parte das perguntas, você vai preencher alguns dados simples e básicos, como seu nome, idade, local de nascimento, etc. Um monte de perguntas normais que qualquer formulário para uma oportunidade de emprego seria muito parecido, senão igual.

Porém, a partir do avanço do formulário, que é bem extenso, vão cada vez mais entrando na sua privacidade, buscando entender que tipo de pessoa é você e se de fato seria interessante te ter como um dos participantes do programa.

No próximo tópico, vamos entrar nos detalhes do formulário. Ele tem mudanças todos os anos, mas já é um bom indicativo das perguntas que você pode encontrar.

O que precisa para se inscrever no BBB: preenchendo o formulário

Como dito, para se inscrever no BBB é preciso preencher um formulário. Para o BBB23, as seções do questionário foram divididas em sete partes, da seguinte maneira:

  • Seção 0: Onde tudo começa. Aqui, como falamos anteriormente, são apenas algumas perguntas simples para identificar qual é o seu nome, local de nascimento, idade, essas coisas. De um pouco fora da caixinha, é preciso falar sua religião, caso pratique alguma, e se conhece algum diretor ou pessoa que trabalha na Globo.
  • Seção 1: Básico. Mas que não é tão básico assim, já que é preciso dar os dados do seu melhor amigo ou amiga, como a cidade que mora, e de um parente próximo. Além disso, já começam a aparecer algumas perguntas ligadas a relacionamento, questionando qual é seu atual estado civil, como seu parceiro ou parceira se sentiria de você fica fora de alcance por 3 meses, entre outras.
  • Seção 2: Pessoal. E entra bem no pessoal mesmo, pois a primeira pergunta do questionário é para saber se já foi preso(a), se tem problemas com a justiça ou está em meio a algum processo judicial.
  • Seção 3: Família. São perguntados fatos sobre a sua relação com familiares, quem são, etc.
  • Seção 4: Estilo de vida. Aqui, é necessário falar se fuma ou bebe, se gosta de sair para festas, bares e se já morou algum período fora do Brasil. A pergunta mais curiosa dessa seção é se já namorou uma pessoa pela internet e pede para descrever toda a relação, caso tenha de fato acontecido.
  • Sessão 5: Desejos. Pode parecer que é aqui que de fato o questionário entra bem nas suas intimidades, mas no começo são algumas perguntas no geral bem simples, como prato preferido, sua bebida preferida e até qual artista você tem como favorito(a). Mas no decorrer entram mais na sua privacidade e é necessário abrir coisas pessoais para se sentir próximo.
  • Seção 6: Médico. Aqui é onde você vai divulgar boa parte (senão todo) histórico médico dos últimos anos. A primeira pergunta é logo para saber se passou por algum tratamento físico ou mental sério nos últimos três anos, com uma área para descrever em detalhes a situação. Também são encontradas questões como se já tratou de alcoolismo ou vício em drogas.
  • Seção 7: BBB. A ultima sessão é para entender a sua relação com o programa, como o que faria se o programa te tornasse uma pessoa famosa, três itens que levaria para o confinamento e o que não faria de jeito nenhum para obter o prêmio oferecido.

Lembrando que você também pode checar o nosso artigo sobre como se inscrever no Big Brother Brasil.

Requisitos para entrar no Big Brother Brasil

Para estar na casa não sendo um dos participantes previamente famosos é necessário cuidar da sua imagem, mostrar para a produção você é uma pessoa interessante e que vai agregar ao programa.

Logo, responda todas as perguntas com sinceridade, pois caso tente esconder ou mentir em algum momento para chamar a atenção da produção, a máscara tende a cair no máximo durante as seletivas regionais, que acontecem no Brasil todo, geralmente nas capitais dos estados, em hotéis.

Não se sabe exatamente o que os avaliadores estão buscando, mas o que fato é que procuram pessoas que possam movimentar o jogo e criar situações que gerem entretenimento ao público. Por isso, tentam selecionar perfis variados ou que possam criar uma narrativa boa dentro do programa. Afinal de contas, de nada adianta colocar um monte de gente na frente de câmeras se elas não fizerem coisas interessantes, não é mesmo?

A melhor dica que podemos dar é: seja você mesmo e mostre como é uma pessoa naturalmente interessante para participar do Big Brother Brasil.

E aí, conseguiu entender mais como sobre como entrar para o Big Brother Brasil? Aqui no umCOMO você aprender não só recebe dicas de como entrar para a casa mais famosa e vigiada do Brasil, mas também conhecimentos que te ajudam nas mais variadas situações do dia a dia. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos artigos incríveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que precisa para entrar no Big Brother Brasil?, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Referências

§ BigBrotherBrasil2022/Como Participar do BBB2022/ Disponível em https://bigbrotherbrasil2022.com.br/como-participar-do-bbb-2022/> Acesso em 17 de março de 2023

§ BBB2023/Como participar do BBb23/ Disponível em <https://bbb2023.com.br/inscricoes-bbb-2023/> Acesso em 17 de março de 2023

§ globo.com/Inscrições para o Big Brother Brasil/ Disponível em <https://gshow.globo.com/realities/bbb/bbb22/noticia/inscricoes-bbb-23-faca-aqui-a-sua-inscricao-no-big-brother-brasil.ghtml> Acesso em 17 de março de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que precisa para entrar no Big Brother Brasil?