Partilhar

Como fazer uma vela ecológica

Por Patrick Gomes. Atualizado: 20 janeiro 2017

As velas ecológicas são feitas apenas com água e azeite, onde o azeite é o combustível que molha o pavio e quando se acende só se queima o azeite. A ideia é simples, trata-se de colocar água em um recipiente e depois acrescentar azeite, depois tem que fazer um pequeno suporte com plástico para que flutue sobre a água e terá que conseguir que o pavio só toque no azeite. Isto é possível porque a água e o azeite têm densidades diferentes e o azeite ficará sempre por cima. Se quer ver como funciona realmente a vela de água e azeite, não perca o seguinte vídeo de umComo.

Vai precisar de:

Esta vela pode durar várias horas em função da quantidade de azeite que colocar, tem que pensar que quando fizer o suporte, o pavio não pode tocar na água, porque se o pavio tocar na água fará com que a mesma suba pelo pavio e o fogo apagará. Se quer que a vela seja aromática, pode colocar óleos de aromas, desta forma conseguirá ambientar o cômodo onde colocar a vela.

Conselhos
  • Recomendamos que utilize um recipiente que não se possa queimar como o vidro ou a cerâmica, se utilizar um recipiente de plástico existe a possibilidade de o mesmo se fundir.
  • Se utilizar óleo aromático conseguirá aromatizar o cômodo onde colocar esta vela.

Escrever comentário sobre Como fazer uma vela ecológica

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Carlos
Quanto tempo dura? O suporte pode ser reutilizado? Faz muita fumaça?

Como fazer uma vela ecológica
Como fazer uma vela ecológica

Voltar ao topo da página