Partilhar
Partilhar em:

Como aprender a rimar

Passo a Passo
Avaliação: 4,5 (143 votos)
2 comentários
2 vezes partilhado
 
Como aprender a rimar
Fonte: medicina.furg.br

Parece que frases que rimam fazem mais sentido, não é mesmo? Neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe técnicas de como aprender a rimar, para que sua escrita fique mais harmoniosa e surpreenda todos à sua volta. Você fará sucesso nas aulas de Português, poderá compor letras de música ou belos poemas para conquistar uma menina. Pode parecer complicado mas não é, e se você continuar lendo descobrirá os truques certos para rimar sem problemas!

Também lhe pode interessar: Como escrever um conto
Passos a seguir:
1

Para aprender a rimar você terá de conhecer bem sua língua ou a língua na qual pretende rimar. Isso o ajudará a ter mais vocabulário e a fazer rimas corretas.

2

No começo será mais fácil se você escrever suas rimas em vez de improvisar oralmente, pois o exercício da escrita permite-lhe memoriar melhor as palavras que rimam umas com as outras.

3

Nas rimas você deve usar palavras homófonas, ou seja, que se escrevem de maneira diferente mas que soam igual (por exemplo: concerto e conserto), ou homônimas, que se escrevem igual e soam igual (por exemplo: "são" de saudável e "são" do verbo Ser).

Fonte: pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt
4

Há quem diga que é mais fácil rimar com verbos no infinitivo, mas isso dá origem a rimas muito óbvias, chamadas de "pobres". O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase.

5

As rimas são geralmente escritas em verso, e para que sejam bem sucedidas você terá de conhecer os tipos de rima, de acordo com as combinações que são possíveis realizar.

  • Rima cruzada ou alternada: o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto, modelo ABAB;
  • Rima interpolada ou intercalada: o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro, modelo ABBA;
  • Rima emparelhada: o primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto, modelo AABB;
  • Rima encadeada ou interna: rimam as palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte, modelo ABA/BCB/CDC.

Existe ainda um outro tipo de rima em que apenas dois versos rimam: o segundo e o quarto verso, ou o primeiro e o terceiro.

6

Pegue em uma folha e uma caneta e comece praticando suas rimas, se baseando em um tema. Tente manter mais ou menos a mesma quantidade de palavras em cada verso, para que eles não fiquem complexos ou longos demais.

Fonte: mreston.wordpress.com
7

No momento em que lhe faltarem palavras para rimar, você pode recorrer a sites que sugerem palavras, como o "Palavras que rimam" e o "Rimador". Tente utilizar essas ferramentas apenas em uma fase inicial, para aumentar seu léxico.

8

Pratique muito suas rimas escritas e assim você conseguirá conhecer cada vez mais palavras que ficam bem juntas e memorizar mais facilmente as que rimam.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aprender a rimar, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Faça uma lista com suas palavras preferidas que rimam.
  • Mostre suas rimas aos seus amigos e lhes peça uma opinião.
  • Leia poemas e rimas para se inspirar e ter mais ideias.
Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como aprender a rimar

2 comentários
ruan
eu sei rima um pouco mais todas minhas rimas no final eu so sei filar int como consiguir naõ falar int
DAVID
COMO MODFICA SUAS RIMAS MUINTO MAI

Como aprender a rimar
Fonte: medicina.furg.br
Fonte: mreston.wordpress.com
1 de 3
Como aprender a rimar