Outros Escrever

Como aprender a rimar

Como aprender a rimar

As rimas são terminações combinadas entre versos de um poema que acabam por dar ritmo ao texto, principalmente quando lido em voz alta. Ainda que as rimas não sejam uma obrigatoriedade em versos, muitas pessoas gostam de utilizá-las pois, assim como a métrica, serão capazes de dar um toque artístico a mais em sua obra, além disso, parece que frases que rimam fazem mais sentido, não é mesmo? Neste artigo do umCOMO apresentamos-lhe técnicas de como aprender a rimar, para que sua escrita fique mais harmoniosa e surpreenda todos à sua volta. Você fará sucesso nas aulas de Português, poderá compor letras de música ou belos poemas.

Pode parecer complicado mas não é, e se você continuar lendo descobrirá os truques certos para rimar sem problemas!

Também lhe pode interessar: Como escrever uma fanfic

Índice

  1. O que é rima
  2. Tipos de rima
  3. Como fazer rimas

O que é rima

A rima é um mecanismo bastante utilizado em textos poéticos e que consiste na repetição de fonemas no fim de versos, de forma a dar ritmo e musicalidade ao poema elaborado. Por ser um recurso ligado intrinsecamente ao som, uma rima não necessariamente significa que haverá acordo entre o fim escrito dos versos rimados, entretanto, a combinação aparecerá quando forem lidos em voz alta.

Para entendermos melhor o que é uma rima, vejamos abaixo um trecho de Carlos Drummond de Andrade:

"Morrer acontece

com o que é breve e passa

sem deixar vestígio.

Mãe, na sua graça,

é eternidade."

No trecho acima podemos observar uma rima composta pelos segundo e quarto versos, terminados por "passa" e "graça". Ambas palavras não terminam de forma e serem escritas da mesma forma, entretanto, seus termos finais são terminados pelos mesmos fonemas e, tendo o mesmo som, formam uma rima chamada toante ou assonante.

Ainda que não exista uma obrigatoriedade entre a igualdade escrita no fim de versos rimados, por vezes acontece de serem escritos da mesma forma, como acontece em outro trecho do mesmo poema:

"Por que Deus permite

que as mães vão-se embora?

Mãe não tem limite,

é tempo sem hora, [...]"

No trecho acima temos igualdade tanto na escrita quando no som de ambos segundo e quarto versos, o que caracteriza rimas escritas dando-as o nome de consoante ou perfeita. Confira alguns exemplos nos posts sobre palavras que rimam com amor e feliz.

Tipos de rima

Ainda que o conceito de rima seja um só, existem diversas formas de elaborá-las dentro de um texto. As rimas são geralmente escritas em verso, e para que sejam bem sucedidas você terá de conhecer os tipos de rima, de acordo com as combinações que são possíveis realizar. Veja abaixo quais são as possibilidades e em que consistem:

  • Rima cruzada ou alternada: o primeiro verso rima com o terceiro e, o segundo, com o quarto, modelo ABAB;
  • Rima intercalada ou interpolada: o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro, modelo ABBA;
  • Rima emparelhada: o primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto, modelo AABB;
  • Rima encadeada ou interna: rimam as palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte, modelo ABA/BCB/CDC.
  • Rima mista ou misturada: os versos do poema rimam entre si de forma que é possível encontrar diversos pares, entretanto, não há uma ordem certa para aparecerem, já que foram construídos de forma livre.
  • Rimas encadeadas: podem surgir em qualquer uma das ordens acima, entretanto, surgem não apenas no fim dos versos mas também em seus inícios e meios.

Já que rimas não são uma obrigatoriedade quando falamos da escrita de poemas, é muito possível escrever um texto sem inseri-las. Quando um poema é construído de forma e não conter rimas, seus versos são chamados de brancos ou soltos.

Como fazer rimas

Agora que você já sabe o que é uma rima e quais são suas possibilidades, chegou a hora de saber como aprender a rimar. Para aprender a rimar, é bom que você conheça bem sua língua ou a língua na qual pretende rimar, afinal, quanto maior seu vocabulário, maior a possibilidade de combinações entre palavras e mais em escrito o texto ficará. Veja abaixo algumas dicas de como rimar:

  • Guie-se pelo som: no começo, quando você estiver ainda aprendendo a utilizar a técnica, será mais fácil se você escrever suas rimas em vez de improvisar oralmente, pois o exercício da escrita permite-lhe memoriar melhor as palavras que rimam umas com as outras, já que você estará preso unicamente ao som.
  • Usufrua de homófonos e homônimos: nas rimas você deve usar palavras homófonas, ou seja, que se escrevem de maneira diferente mas que soam igual (por exemplo: concerto e conserto), ou homônimas, que se escrevem igual e soam igual (por exemplo: "são" de saudável e "são" do verbo "ser").
  • Evite rimas óbvias: há quem diga que é mais fácil rimar com verbos no infinitivo, ou seja, em sua forma original sem terem passado por processos conjugativos, mas isso dá origem a rimas muito óbvias, chamadas de pobres. O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase.
  • Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema. Livros do tipo podem nos ajudar não apenas a construir um poema mas também a expandir nosso vocabulário. Caso você não tenha um dicionário físico, no momento em que lhe faltarem palavras para rimar, você pode recorrer a sites que sugerem palavras, como o "Palavras que rimam" e o "Rimador", que são suas versões digitais e te farão encontrar rima fácil.
  • Use dicionário analógicos: os dicionários analógicos funcionam, como o nome indica, por meio de analogias. Quando utilizamos livros do tipo, o que devemos fazer é procurar a palavra com a qual queremos rimar e olhar quais são as "entradas" às quais a palavra está conectada, sendo "entrada" um termo para um conjunto de palavras relacionadas. Com as listas de palavras em mãos, poderemos lê-las até encontrar termos que rimem e que se encaixem de forma a dar sentido para nosso verso.
  • Não tente rimar todos os versos: existe um tipo de rima em que apenas dois versos rimam, sendo o segundo e o quarto verso, ou o primeiro e o terceiro. Quando utilizamos de construções do tipo, nosso texto ainda terá o ritmo e musicalidade proporcionado pelas rimas mas sem que seja necessário nos preocuparmos com o fim de todos os versos.
  • Faça uma lista: selecione a palavra com a qual você deseja criar rimas e escreva-a em um papel, então, vá fazendo uma lista com todas as palavras que você conseguir pensar que rimem com a original. Utilizando essa técnica, você terá diversas combinações possíveis que poderão ser utilizadas não apenas com a palavra original mas também entre si.
  • Treine: da mesma forma que a pressa é inimiga da perfeição, a prática é sua amiga. Pegue em uma folha e uma caneta e comece praticando suas rimas, se baseando em um tema. Tente manter mais ou menos a mesma quantidade de palavras em cada verso, para que eles não fiquem complexos ou longos demais. Pratique muito suas rimas escritas e assim você conseguirá conhecer cada vez mais palavras que ficam bem juntas e memorizar mais facilmente as que rimam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a rimar, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • Faça uma lista com suas palavras preferidas que rimam.
  • Mostre suas rimas aos seus amigos e lhes peça uma opinião.
  • Leia poemas e rimas para se inspirar e ter mais ideias.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
andrei
como rima
A sua avaliação:
ROGER JORGE
Gostei, mas tem um probleminha como vou levar um caderno pra batalha e fica vendo o cara vai acha que estou decorando.
A sua avaliação:
VICTOR VAZ MOREIRA
obrigado
foi muito util
A sua avaliação:
Rafael
Achei interresante o conceito que deram aqui no site , me ajudou bastante o link do site já posto aqui , fico agradecido por este site e pela ajuda que estão proporcionando
A sua avaliação:
Hemp
Aprenda rima Com Kant
A sua avaliação:
eloise
ameiiii consegui fazer um poema
aila
ameiii me ajudou muiiiiito.Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Aila! Que bom que a matéria te ajudou. Continue acompanhando o umCOMO :)
ruan
eu sei rima um pouco mais todas minhas rimas no final eu so sei filar int como consiguir naõ falar int
DAVID
COMO MODFICA SUAS RIMAS MUINTO MAI
Como aprender a rimar