Partilhar

Como escrever um conto

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever um conto

A escritura é uma das melhores ferramentas para soltar e dar asas à imaginação, mas nem para todo mundo é algo simples assim, muito menos quando a meta é criar um mundo de fantasia e aventuras. Tanto se você quiser ser escritor ou simplesmente surpreender suas crianças com algo inédito, neste artigo umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra como escrever um conto. Continue lendo para aprender!

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre fábula e conto
Passos a seguir:
1

Como tudo na vida, para escrever você deve ler. É muito difícil começar a escrever um conto, sem antes ter lido muitos contos, por isso comece por virar um fanático do gênero e ler os textos com atenção e capacidade analítica.

2

Se você prestar atenção, as ideias para os contos, os filmes, as novelas e a arte vêm sempre do nosso meio, do que acontece ao nosso redor e no mundo, por isso preste atenção no que acontece em seu meio e leve sempre com você um bloco de notas para anotar as ideias ou situações que lhe pareçam interessantes.

Como escrever um conto - Passo 2
Imagem: brasilescola.com
3

O que você quer transmitir com este conto? Quando responder essa pergunta será bem mais fácil escolher como vai escrever, que personagens terá e quais são seus finais. A ideia e a profundidade (a mensagem) são o esqueleto do seu conto, por isso é a primeira coisa que deve saber.

4

O seguinte passo é começar a criar seus personagens, descrevê-los, conhecê-los, saber quem são, o que farão e qual é seu papel no conto. Com esta descrição, entram as ações que você acha que podem acontecer no conto.

Como escrever um conto - Passo 4
Imagem: pipocablog.com
5

Escolha o narrador da sua história: em primeira pessoa (eu) se você desempenhar o papel de um dos personagens do conto; em segunda pessoa (você) quando o leitor está envolvido na trama; e em terceira pessoa (ele ou ela) quando existe um narrador externo que conta a história. As mais usadas são a primeira e terceira pessoa.

6

Quando souber todos estes aspectos, poderá começar a escrever. É importante que neste ponto você revise o que escreve, corrija e avance, sempre visando alcançar a meta de escrever um conto; neste processo irá descobrindo seu próprio estilo.

Como escrever um conto - Passo 6
Imagem: ler-ler-e-escrever.blogspot.pt
7

Tente desenvolver uma trama original que prenda o leitor, mas é ainda mais importante permitir que outros leiam seu conto e façam suas críticas: é a melhor forma de evoluir, principalmente se o que deseja é ser um profissional. Se fizer isso só por diversão, pode pegar um pouco mais leve.

8

Quando tiver revisado e mudado o texto, tiver mostrado o conto e escutado as críticas e tiver decidido ou não corrigir, já terá a versão final, cujo resultado deve ser um conto que você goste mas principalmente que cumpra com a meta final: transmitir com sucesso a ideia desejada.

Como escrever um conto - Passo 8
Imagem: escribaencapuzado.com.br
9

Se todo este processo parecer muito complexo, você pode começar a escrever contos curtos de poucas linhas ou de uma página, permitindo a você desenvolver um método, aprender a sintetizar ideias e se familiarizar com a arte de escrever com frequência.

10

Escrever é um processo criativo que requer muita imaginação mas implica dedicação e trabalho duro, por isso não se deixe vencer pelas adversidades, concentre-se e continue até atingir a meta proposta.

Como escrever um conto - Passo 10
Imagem: tijuca.nova-acropole.org.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um conto, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como escrever um conto

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ALEXANDER POBLAN GAMA
Boa Tarde! Prezado Luciano Huck Eu no dia 04/06/2014, recebi um e-mail de uma suposta jovem lá de Ruanda se não me engano na Africa , e até hoje trocamos e-mails e ela a todo momento vem pedindo ajuda para sair de um campo de refugiados onde ela conta que não se alimenta direito, falta de medicamentos , ambiente precário, essa jovem diz que os pais dela foram mortos e ela ficou orfã e precisa muito da minha ajuda para ela sair do pais que ela esta vivendo. Prezado para você entender melhor essa história eu teria que te mostrar os -emails que recebi, e isso com certeza vai dar uma ótima matéria. Luciano, eu não quero aparecer na televisão a minha ideia é tentar ajudar de alguma forma, e pra piorar mas a situação ela fala inglês e usa um tradutor para passar pra português me deu diversos números de telefone pra eu poder ligar mas como que eu vou ligar se eu não falo inglês gostaria que desse uma olhada com carinho e quem sabe me desse uma oportunidade para eu te mostrar esses e-mail. o nome da jovem esta como Miss Rachel ColliNS Abraão diz ela que era filha do DR Collins Abraão. Qualquer coisa se quiser me ligar segue o meu contato pra eu poder explicar melhor essa história ########
PAULO HENRIQUE
Estou recebendo contato desta garota também, Alexander, mas acredito ser um caso de scammer, estou lendo a respeito, inclusive já encontrei este nome na lista. Não passe a ela nenhum dado seu, rg, cpf, passaporte.

Como escrever um conto
Imagem: brasilescola.com
Imagem: pipocablog.com
Imagem: ler-ler-e-escrever.blogspot.pt
Imagem: escribaencapuzado.com.br
Imagem: tijuca.nova-acropole.org.br
1 de 6
Como escrever um conto

Voltar ao topo da página