Como ganhar um concurso literário


Escrever parece simples, todos aprendemos isso na escola, mas fazer com que o leitor entenda o que quer comunicar, o que quer transmitir, tem suas dificuldades. A realidade é que não é tão fácil se apresentar a concursos literários, ter a coragem de que pessoas especializadas do meio leiam o que você escreveu, mas em certa forma, existem alguns truques práticos que podem fazer você ganhar, se o que você escreve for bom. Por isso, em umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra como ganhar um concurso literário.
Se tenciona ganhar um concurso literário, tente escrever algo que tenha certa qualidade, leia, corrija, volte a ler e a corrigir, deixe passar alguns dias e repita o processo. Seus contos, relatos, ensaios ou novelas têm que ter uma certa qualidade literária se quiser ganhar algum prêmio, por menor que seja, por isso tente surpreender o júri com seu estilo.
Procure concursos na internet e tente que as coisas que você escreve se adaptem ao tipo de concurso onde quer participar. Não mande para um concurso ecológico um conto de amor, porque não é o que procuram e você será eliminado assim que lerem o título. Não perca seu tempo, nem muito menos faça os outros perderem o seu.
Se é a primeira vez que participa em um concurso literário não seja muito ambicioso, o desejo de ganhar tem que existir, mas a ambição deve estar na medida certa: não é normal que envie seu primeiro conto a um concurso onde o prêmio são 150.000 reais, porque nele vão participar escritores conhecidos, por mais que você escreva bem (e algum dia possa chegar a ser melhor do que eles), ainda não está preparado.
Tente procurar concursos que se adaptem à sua idade (se for menor de idade existem muitos disponíveis), da sua cidade, onde se inscrevam menos escritores do que o normal, ou de lugares não muito conhecidos.
Outra dica para ganhar um concurso literário é tentar que o conteúdo da sua história se adapte ao júri. Talvez não saiba os nomes nem os gostos deles, mas a associação, entidade ou sede organizadora escolheu essas pessoas por serem afins a elas. Por exemplo, se enviar uma história a um concurso organizado por uma associação de mulheres empreendedoras, mesmo que o tema seja livre, pense que o júri estará composto por mulheres empreendedoras, por isso tente adaptar o tema de sua história às mulheres empreendedoras ou a um assunto que o júri (neste caso, composto em sua maioria por mulheres) vai gostar.
Sinta prazer escrevendo, se você sentir isso os leitores perceberão, e é o que qualquer escritor procura. Tenha certeza que escreveu algo bom, com bom nível, algo que ganhando ou não valha a pena ser lido. Se você acredita nisso, transmitirá o que escreve e verá como logo mais todos os outros também acreditam.
Se não ganharo concurso literário não desanime, é normal não ganhar nas primeiras vezes. Verá que depois de alguns meses você gostaria de corrigir metade do que escreveu, porque o tempo traz maturidade aos trabalhos, e talvez após algumas correções seja muito melhor do que era antes. Continue enviando-o a muitos concursos, prestando sempre atenção nas bases de cada um, pois muitas restringem que possa estar participando em mais de um concurso, mas não desista nunca. Às vezes escrever é duro, mas sempre recebe sua recompensa, não importa o que demore em chegar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ganhar um concurso literário, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.
- Paciência, paciência e paciência.
- Imaginação, imaginação e imaginação.
- Corrija, corrija e volte a corrigir.
- Não desista nunca, se sabe que o que tem entre mãos é bom.