Escrever artigos

Como escrever um artigo de jornal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escrever um artigo de jornal

Se escreve muito bem e escreve constantemente ótimos artigos, mas não cumpre com os prazos de entrega, pode arriscar-se à raiva do editor e por conseguinte ao atraso do jornal. Por isso, tem de fazer as duas coisas, escrever bem e entregar os artigos de jornal a tempo. Os editores de jornais pressionam para que cumpra os prazos, e às vezes podem fazer pressão em um escritor para compor um artigo em uma questão de minutos. Escrever uma história rapidamente começa mesmo antes de colocar a caneta no papel. Comece com boas anotações e use alguns truques para entregar os artigos de jornal na data estabelecida. Em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para saber como escrever um artigo de jornal.

Também lhe pode interessar: Como escrever um conto

Passos a seguir:

1

Reúna informação detalhada para o artigo de jornal. Deve ser cuidadoso em suas entrevistas e pesquisar o suficiente para poder obter as respostas a todas as perguntas que os leitores possam ter. Confirme os detalhes como a ortografia dos nomes, lugares e informação estatística. Quando tiver uma informação completa ao seu alcance, escreva mais rápido e com mais confiança.

Como escrever um artigo de jornal - Passo 1
Imagem: academiawashington.com.br
2

Destaque os principais pontos do artigo, citações, novos resultados ou estadísticas que você sabe que vai incluir em sua história. Vá tirando anotações enquanto trabalha sobre como deseja começar seu artigo. Isso fará você economizar tempo na fase de escrita.

3

Escreva a história em sua cabeça enquanto estiver pegando informação ou ao voltar de uma entrevista. Você não pode ter um artigo de jornal perfeitamente integrado quando for começar a escrever, mas pelo menos vai ter um primeiro rascunho para começar.

4

Escreva. Inclusive se não tiver um perfil claro na cabeça ou não souber por onde começar, coloque a informação que juntou na tela do computador. Comece com as notas aleatórias, se for necessário. O importante é começar a escrever e manter os dedos em movimento. Depois de ter saído da sua cabeça para o papel, volte atrás e ajuste o que tiver que ajustar. Use as anotações que você destacou e os pontos chave que anotou para ajudar a organizar o artigo de jornal.

Como escrever um artigo de jornal - Passo 4
Imagem: inex7.com
5

Imagine que está a escrever uma carta para um amigo ou para sua mãe e se sente preso pelas palavras. A escrita é como falar sobre o papel, por isso escreva seu artigo de jornal na forma em que falaria com seu melhor amigo. Pode se sentir menos intimidado e descobrir que pode escrever com maior rapidez. No final, lembre-se de reler o artigo novamente para ver se tem algum erro ortográfico e para ver se cumpre com o estilo e normas do jornal.

Como escrever um artigo de jornal - Passo 5
6

E se tiver de escrever um artigo de opinião sobre um determinado tema, em umComo damos-lhe algumas dicas para o fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um artigo de jornal, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • Elabore o ângulo de sua história com seu editor antes de tomar o primeiro passo para fazer sua investigação. Conhecer sua aproximação à obra ajudará você a reunir a informação apropriada sob seu ângulo. Isso faz com que a escrita seja mais fácil e mais rápida.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: academiawashington.com.br
Imagem: inex7.com
1 de 4
Como escrever um artigo de jornal