menu
Partilhar

Como escrever uma fanfic

 
Por Maria Antônia Rocha. 8 julho 2022
Como escrever uma fanfic

As fanfics são um verdadeiro fenômeno na era colaborativa da internet. A palavra, que é uma abreviação para "fanfiction" ou "ficção de fã", em tradução livre para o português, engloba os textos produzidos por fãs de uma determinada franquia de filmes, livros ou séries e que se baseiam em enredos e personagens que já foram escritos. Em geral, elas se passam no mesmo universo do conteúdo em que foram baseadas. Existem, por exemplo, fanfics de Harry Potter, Jogos Vorazes, Star Wars, entre tantas outras.

Fanfic também é um termo que engloba narrativas ficcionais criadas por fãs de cantores, bandas e atores, em que a celebridade em questão é um dos personagens principais. Se você gosta de escrever, é muito fã de alguém ou de alguma coisa e quer começar uma fanfic na internet, vamos te ajudar. Nós do umCOMO preparamos um texto recheado de dicas para te ensinar como escrever uma fanfic. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Ideias para fanfics

Como fazer uma fanfic: dicas básicas

Como escrever uma fanfic do zero? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem quando pensam em começar a escrever sobre um assunto do qual são fãs. A verdade é que esse processo pode ser muito mais simples do que você estava imaginando. Inspiração e vontade de criar são os requisitos básicos! Para escrever uma fanfic, você pode seguir um passo a passo simples, conforme detalhamos a seguir:

1) Escolha a inspiração

Comece escolhendo o universo em que a sua fanfic será baseada. Existe um livro, série ou filme do qual você é muito fã e gostaria de pensar em novas possibilidades de histórias para os personagens? Comece explorando esse universo e pensando em temas que você gostaria de desenvolver dentro dessa história.

2) Pense na trama e nos personagens

Tema escolhido, é hora de considerar quais personagens da obra original você vai usar em sua fanfic. Podem ser dois, três, quatro ou até mesmo todos os personagens de um determinado universo. O importante aqui é pensar como é o enredo que você está imaginando para a sua narrativa e encaixar os personagens de acordo com ele.

3) Determine o tipo de fanfic

Existem vários tipos de fanfic. Além de escolher se você vai escrever uma história de romance, ação, aventura, entre tantos outros gêneros, também é importante considerar algumas categorias de fanfic sobre as quais você pode se debruçar, como universo alternativo, crossover, canon, entre outras.

4) Estruture a história

Toda narrativa possui alguns elementos essenciais para prender a atenção do leitor e deixar a história instigante e envolvente. Por isso, é importante estruturar todos esses aspectos antes de escrever de fato. Onde ela se passará? Quem será o narrador? Qual o principal conflito da história? E como será o clímax e a resolução do problema? Responda essas perguntas nessa etapa para montar uma história inovadora.

5) Comece a escrever

Com tudo estruturado, mãos à obra! É hora de começar a escrever. O grande barato de escrever fanfics é que você não precisa se levar muito a sério. Deixe a criatividade fluir e não se cobre tanto com prazos e com a qualidade do seu trabalho à princípio. Quanto mais você pratica, mais você desenvolve sua escrita. Então pegue papel e caneta e comece hoje mesmo.

Exemplo de fanfic

Está buscando inspirações de fanfic antes de começar? Em sites, como Wattpad, Spirit Fanfics e Fanfiction.net, é possível encontrar milhares de histórias criadas por fãs para ler. O primeiro passo para escrever bem é ler bastante. Por isso, buscar narrativas que se passam no mesmo universo que você quer escrever sobre pode ser muito útil para te trazer inspiração e ideias de como estruturar o texto. Mas cuidado com o plágio, ok? Se inspirar é diferente de copiar.

Um exemplo de fanfic bem-sucedida é o livro After, de Anna Todd. Sim! O best seller de 2014 era originalmente uma fanfiction de romance cujo personagem principal era baseado no cantor Harry Styles, então membro da boyband britânica One Direction. O sucesso da publicação na internet foi tanto que a autora conquistou a oportunidade de publicar a história como livro e conquistar ainda mais leitores no mundo todo. Incrível, né?

Confira também: Como saber se tenho talento para escrever

Como escrever uma fanfic no Wattpad

Quer saber como escrever uma fanfic no Wattpad? É muito fácil! O Wattpad é um dos maiores portais de publicação de fanfictions do mundo. Para escrever no site, siga o passo a passo:

  • Acesse o Wattpad pelo computador ou faça download do app (disponível para Android e iOS);
  • Crie uma conta na plataforma;
  • Leia as Diretrizes de Conteúdo da plataforma;
  • Clique em "Escrever" (versão web) ou no ícone de lápis (app) na barra de navegação superior;
  • Selecione "Criar nova história";
  • Digite um título, escolha uma categoria e salve;
  • Atualize a página e clique em "Parte 1 Sem Título (no Índice)";
  • Você chegou à página de edição! Escreva o primeiro capítulo e adicione fotos e vídeos (se quiser);
  • Clique em Publicar;
  • Adicione capa e descrição para o capítulo;
  • Selecione Exibir e compartilhar sua história.

Pronto! Você escreveu sua história no Wattpad e agora ela está pronta para ser compartilhada com o mundo.

Como escrever uma fanfic +18

As fanfics eróticas estão entre as mais populares entre os leitores. Se você quer aprender como escrever uma fanfic +18, uma dica essencial é ler outros textos com temática adulta. Assim, você vai aprender como os autores descrevem as cenas mais quentes, quais vocabulários são utilizados e como você pode enriquecer a história com detalhes picantes.

Ao escrever uma fanfic com essa temática, você também precisa escolher se irá utilizar palavras explícitas ou não. Além disso, também é importante determinar se sua fanfic +18 será do tipo romântica ou se vai abordar outros temas adultos como BDSM, sadomasoquismo, entre outros. Seja qual for a sua escolha, capriche nas descrições das cenas para estimular a imaginação dos leitores.

Pense em como você se sentiria se estivesse lendo essa história, escreva histórias com elementos que você considera excitantes, aposte na mistura dos sentidos durante a narrativa e liberte-se da vergonha na hora de escrever. Essas são as principais dicas para se soltar e escrever uma boa fanfic hot.

Como escrever uma fanfic criminal

Outra temática de fanfic que á bastante popular é a fanfic criminal. Histórias que envolvem crimes costumam ser bastante envolventes, já que os leitores querem muito saber o desfecho de situações perigosas. Para escrever uma fanfic como essa, você deve começar estudando bastante sobre o universo de crimes para fazer uma boa caracterização dos personagens e do ambiente em que a história se passa.

É importante pesquisar termos criminais corretos, entender como funciona a polícia, quais são as penas para os crimes que você quer abordar, entre outros fatores. Tente ser original e não usar clichês do gênero, como um personagem que é conhecido por ser "o maior traficante" de um determinado local ou o "chefão da gangue". E lembre-se: se a sua narrativa criminal conter descrição de cenas de violência, não se esqueça de incluir um aviso de gatilho para que leitores mais sensíveis possam escolher passar direto por ela sem ler.

Se gostou do nosso conteúdo sobre como escrever uma fanfic, você também vai se interessar por aprender como fazer uma boa redação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma fanfic, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Bibliografia
  • WATTPAD. How to write fanfiction. Disponível em: <https://www.wattpad.com/story/30767512-how-to-write-fanfiction> Acesso em: 30 de junho de 2022
  • WIKI HOW. How to write a fanfction step by step. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Write-a-Fanfiction> Acesso em: 30 de junho de 2022
  • CLUBE DE AUTORES. Entenda o que é fanfic e saiba como escrever. Disponível em: <https://blog.clubedeautores.com.br/2020/08/entenda-o-que-e-fanfic-e-saiba-como-escrever.html> Acesso em: 30 de junho de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como escrever uma fanfic
Como escrever uma fanfic

Voltar ao topo da página